Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sendo a Educação Física constituinte da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, suas aulas devem seguir que linha de pensamento?
Preparação atlética.
Educação para a saúde
Alfabetização corporal.
Recuperação da saúde
Especialização esportiva.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A Educação Física está inserida na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias pelo seguinte argumento:
Por que o professor pode ministrar aulas expositivas verbais.
Por que o aluno pode usar cadernos didáticos para anotações escritas.
Por que a expressão corporal é uma linguagem artística.
Por que a linguagem corporal é objeto específico da Educação Física.
Por que o corpo expressa signos, sentidos, significados
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A classificação de jogos que se expressa como conteúdo e estratégia específicos da Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é
jogos esportivos, populares e de salão.
jogos competitivos, simbólicos e sensíveis
jogos dramáticos, educativos e recreativos
jogos cênicos, lúdicos e rítmicos
jogos virtuais, de estafetas e olímpicos
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Na legislação educacional brasileira, em vigor, a Educação Física compõe o currículo das escolas de educação básica, caracterizando-se de diferentes formas. Analise as afirmativas abaixo:
I - A Educação Física deve ser de caráter recreativo, despertando o espírito comunitário da criatividade, o senso moral e cívico, além de outras que concorram para completar a formação integral da personalidade.
II - A Educação Física deve ser de caráter integrado, garantindo a igualdade de acesso aos alunos por constituir- se área de conhecimento dos currículos das escolas.
III - A Educação Física deve ser de caráter desportivo, preferentemente conduzindo à manutenção e aprimoramento da aptidão física, à integração do estudante e à consolidação do sentimento de nacionalidade.
IV - A Educação Física deve ser de caráter integrado, aprimorando todas as potencialidades físicas, morais e psíquicas do indivíduo, possibilitando-lhe o fortalecimento da vontade e implantação de hábitos sadios.
V - A Educação Física deve ser de caráter interdisciplinar e contextualizado assegurado pelas propostas pedagógicas das escolas.
Estão corretas:
apenas 1 e 2.
apenas 3 e 4
apenas 2 e 5
apenas 1, 3 e 4.
apenas 1, 2, e 5.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A abordagem da promoção da saúde tem como pressuposto:
Superar a não especificidade da educação física relacionando a sua função ao elemento corpo sem perder sua responsabilidade pedagógica.
Superar a fragilidade da base teórico-científica da educação física.
Ensinar as habilidades motoras
Focalizar a ação teórico-prática da atividade motora no sentido do bem estar do indivíduo em relação às condições ambientais e sociais que o cercam
Integrar o aluno na esfera da cultura corporal de movimento.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em que abordagem metodológica o professor de Educação Física está fundamentado, ao tratar nas suas aulas a corrida de 5000m do atletismo, objetivando o desenvolvimento da capacidade aeróbica dos alunos?
Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde.
Abordagem Crítico-Superadora.
Abordagem Construtivista.
Abordagem Desenvolvimentista.
Abordagem Sociológica.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Alunos de 2ª série estão vivenciando, numa aula de Educação Física, várias atividades de correr e andar, tendo sido problematizados pelo professor a identificarem os sentidos e significados desses movimentos básicos e a reconhecerem a diferença entre esses. Que abordagem metodológica está fundamentando essa aula de Educação Física?
Abordagem Construtivista.
Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde
Abordagem Crítico-Superadora
Abordagem Sociológica.
Abordagem Desenvolvimentista.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em qual abordagem a ginástica é conteúdo do componente curricular da educação física e o que a justifica como conteúdo?
CRÍTICO-SUPERADORA - justifica-se pela construção histórica das manifestações da cultura corporal.
CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA - justifica-se por estimular não só o construtivismo na educação física escolar, mas principalmente pela proposta de Le Bouch, conhecida como psicomotricidade.
SÓCIO-SISTÊMICA - justifica-se pela experimentação da prática de movimentos alinhados com o conhecimento cognitivo e as experiências afetivas advindas dessa prática
DESENVOLVIMENTISTA - justifica-se pela utilização do discurso social com bases nas teorias neomarxista.
PROMOÇÃO DA SAÚDE - justifica-se pela necessidade do bem estar físico, como forma de manter um equilíbrio emocional.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em que abordagem metodológica para o ensino da Educação Física na escola a Educação Física é entendida como um sistema hierárquico aberto, trabalhando com conceitos de tendências auto-afirmativas e auto-integrativas?
Abordagem Construtivista
Abordagem Desenvolvimentista.
Abordagem Sociológica
Abordagem da Aptidão Física/Promoção da Saúde.
Abordagem Crítico-Superadora.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à ginástica que deve ser praticada na escola, analise as afirmativas abaixo:
I - Necessita de espaços e aparelhos específicos, masculinos e femininos para sua prática.
II - Prioriza as seqüências de movimentos obrigatórios, destacando os mais habilidosos.
III - Estimula a co-participação de todos, destacando a possibilidade da criação de movimentos.
IV - Utiliza-se de espaços alternativos, estimulando a criação de séries livres independente do sexo.
São características da ginástica que deve ser praticada na escola
Apenas as afirmativas I e III.
As afirmativas I, II, III e IV.
Apenas as afirmativas II e IV.
Apenas as afirmativas III e IV.
Apenas as afirmativas I e II.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...