Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD)

Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O que legitima a ginástica nos programas de educação física, segundo a abordagem crítico superadora?

  • A.

    A necessidade de uma aptidão física necessária a uma formação atlética, para obtenção de uma vida saudável e ativa.

  • B.

    As exercitações tradicionalmente desenvolvidas por atletas em diversos níveis, observando os aspectos sócio-culturais.

  • C.

    As exercitações vindas do saltar, rolar, girar, correr, andar, balançar, embalar, trepar e os movimentos esportivos

  • D.

    A tradição histórica, seus significados culturais e a confrontação com as práticas contemporâneas.

  • E.

    As exercitações realizadas hoje, nas várias intervenções da ginástica e pela estruturação advinda do método calistênico.

Formas de ginástica que impliquem as próprias possibilidades de saltar, equilibrar, balançar e girar em situações de desafio no ambiente natural, na escola, em praças e outros ambientes e com utilização de materiais formais e alternativos. Estas formas se encontram como característica de qual ciclo de escolarização segundo o Coletivo de Autores?

  • A.

    Primeiro Ciclo.

  • B.

    Segundo Ciclo

  • C.

    Terceiro Ciclo.

  • D.

    Quarto Ciclo.

  • E.

    Não se refere a nenhum ciclo

Nas aulas de educação física o esporte é muito utilizado como conteúdo. O ritmo de aprendizagem é normalmente estabelecido pelo nível dos alunos que já possuem competências relacionadas à prática do esporte. Sobre este procedimento, em relação às aulas de educação física, é correto afirmar.

  • A.

    Os alunos que não possuem o mesmo nível de competências para a prática do esporte, sentem-se desafiados e buscam incessantemente esta competência, na intenção de se nivelar aos demais.

  • B.

    É um fator inibidor da participação levando muitas vezes à exclusão dos menos competentes.

  • C.

    É um fator determinante para que os alunos se encaminhem ao esporte escolar, através da participação em processos de aprendizagem e treinamento nas escolinhas esportivas

  • D.

    Não traz qualquer conseqüência a turma, pois os alunos já possuem um controle emocional estimulado pela mídia em saber que o esporte e feito para poucos, habilidosos e privilegiados fisicamente

  • E.

    Todas as alternativas são verdadeiras em relação à utilização do esporte nas aulas de educação física.

O 1° ciclo de ensino, segundo o Coletivo de Autores, corresponde:

  • A.

    ao aprofundamento da sistematização do conhecimento, lida com a prática não sistematizada do esporte.

  • B.

    à organização do conhecimento através da identificação dos dados da realidade, estabelecendo generalidades acerca das diversas formas da dança institucionalizada.

  • C.

    à ampliação do conhecimento adquirido anteriormente, em relação aos fundamentos das manifestações da cultura corporal.

  • D.

    à identificação dos dados da realidade, onde ocorre um salto qualitativo na regularidade dos objetos.

  • E.

    à prática dos fundamentos, suas técnicas e táticas elementares do esporte e suas formas lúdicas.

Observando as afirmações abaixo acerca da avaliação em Educação Física escolar, verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa que indica, de cima para baixo, a seqüência correta.

I - A Educação Física, perante a atual legislação educacional, só reprova se o aluno não atingir a freqüência mínima de 75% das horas-aula ministradas no ano.

II - A Educação Física, perante a atual legislação educacional, deve avaliar os alunos por verificação do rendimento escolar.

III - A Educação Física, perante a atual legislação educacional, não mais reprova, pois seu critério de avaliação por controle de freqüência não mais é usado, já que a freqüência mínima exigida é verificada pelas horas letivas total da escola por ano.

IV - A Educação Física, perante a atual legislação educacional, deve avaliar os alunos por exames fisiológicos e práticos.

A seqüência correta é:

  • A.

    F, V, F, F

  • B.

    V, V, V, F.

  • C.

    V, V, V, V.

  • D.

    V, F, V, F.

  • E.

    V, V, F, F.

O esporte como conteúdo do componente curricular da educação física deve alinhar com determinados pressupostos. Indique qual dos citados abaixo enquadra-se nesta perspectiva.

  • A.

    Difusão na disseminação do esporte como um patrimônio cultural da humanidade

  • B.

    Constante inovação técnica e tecnológica.

  • C.

    Produto em forma de rendimento e recordes.

  • D.

    Pela especialidade e resultados finais.

  • E.

    Preocupação com o potencial esportivo da pessoa

É um conteúdo do componente curricular educação física que transmite emoções e sentimentos, representativa de aspectos da vida do homem. A afirmativa refere-se:

  • A.

    à psicomotricidade.

  • B.

    à expressão máxima da técnica esportiva.

  • C.

    a fatores psicomotores e qualidades física treináveis

  • D.

    ao jogo

  • E.

    à dança.

A dança de livre interpretação de músicas para relacionar-se com o universo musical e as de interpretação de temas figurados, deve estar presente em que ciclo de ensino, segundo a abordagem crítico-superadora ( ou proposta do estado)?

  • A.

    3º . Ciclo de ensino.

  • B.

    4º . Ciclo de ensino

  • C.

    em todo o ensino fundamental e médio.

  • D.

    1º Ciclo de ensino

  • E.

    apenas no ensino médio.

Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios do esporte.

I - O aspecto educacional deve ser priorizado na iniciação esportiva, não negando o direito posteriormente, da formação do atleta.

II - A prática pedagógica do esporte deve ser coerente com os princípios educacionais da escola, vinculado aos valores de natureza formativa.

III - O ensino dos fundamentos técnicos, das estratégias e ações táticas dos esportes deve ser adequado ao desenvolvimento das crianças e jovens.

Entre as afirmativas acima, declara(m) princípios do esporte escolar:

  • A.

    nenhuma das afirmativas representa princípios do esporte escolar.

  • B.

    apenas a afirmativa I refere-se aos princípios do esporte escolar

  • C.

    a afirmativa III é a única que se refere ao esporte escolar.

  • D.

    as afirmativas II e III se referem aos princípios do esporte escolar.

  • E.

    as afirmativas I, II e III referem-se ao esporte escolar

Qual das alternativas abaixo se refere à tática esportiva?

  • A.

    Sistema de planos de ação e possibilidades de tomada de decisão, delimitadas pelo tempo-espaço-situação de jogo, permitindo a estruturação e execução de ações motoras que objetivam atingir a meta desejada.

  • B.

    Liberdade de movimentos, habilidades em mover as articulações do corpo utilizando a amplitude de movimento para a qual foram projetadas para resolver situações de jogo.

  • C.

    Maneira pela qual os atletas se posicionam diante do adversário utilizando o condicionamento físico para resolver problemas do jogo.

  • D.

    Representa a utilização e a transformação da motricidade para alcançar as exigências do jogo.

  • E.

    Função de harmonização dos processos analíticos do movimento, permitindo o alcance do objetivo da ação com menor gasto energético.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...