Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O que legitima a ginástica nos programas de educação física, segundo a abordagem crítico superadora?
A necessidade de uma aptidão física necessária a uma formação atlética, para obtenção de uma vida saudável e ativa.
As exercitações tradicionalmente desenvolvidas por atletas em diversos níveis, observando os aspectos sócio-culturais.
As exercitações vindas do saltar, rolar, girar, correr, andar, balançar, embalar, trepar e os movimentos esportivos
A tradição histórica, seus significados culturais e a confrontação com as práticas contemporâneas.
As exercitações realizadas hoje, nas várias intervenções da ginástica e pela estruturação advinda do método calistênico.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Formas de ginástica que impliquem as próprias possibilidades de saltar, equilibrar, balançar e girar em situações de desafio no ambiente natural, na escola, em praças e outros ambientes e com utilização de materiais formais e alternativos. Estas formas se encontram como característica de qual ciclo de escolarização segundo o Coletivo de Autores?
Primeiro Ciclo.
Segundo Ciclo
Terceiro Ciclo.
Quarto Ciclo.
Não se refere a nenhum ciclo
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Nas aulas de educação física o esporte é muito utilizado como conteúdo. O ritmo de aprendizagem é normalmente estabelecido pelo nível dos alunos que já possuem competências relacionadas à prática do esporte. Sobre este procedimento, em relação às aulas de educação física, é correto afirmar.
Os alunos que não possuem o mesmo nível de competências para a prática do esporte, sentem-se desafiados e buscam incessantemente esta competência, na intenção de se nivelar aos demais.
É um fator inibidor da participação levando muitas vezes à exclusão dos menos competentes.
É um fator determinante para que os alunos se encaminhem ao esporte escolar, através da participação em processos de aprendizagem e treinamento nas escolinhas esportivas
Não traz qualquer conseqüência a turma, pois os alunos já possuem um controle emocional estimulado pela mídia em saber que o esporte e feito para poucos, habilidosos e privilegiados fisicamente
Todas as alternativas são verdadeiras em relação à utilização do esporte nas aulas de educação física.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O 1° ciclo de ensino, segundo o Coletivo de Autores, corresponde:
ao aprofundamento da sistematização do conhecimento, lida com a prática não sistematizada do esporte.
à organização do conhecimento através da identificação dos dados da realidade, estabelecendo generalidades acerca das diversas formas da dança institucionalizada.
à ampliação do conhecimento adquirido anteriormente, em relação aos fundamentos das manifestações da cultura corporal.
à identificação dos dados da realidade, onde ocorre um salto qualitativo na regularidade dos objetos.
à prática dos fundamentos, suas técnicas e táticas elementares do esporte e suas formas lúdicas.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Observando as afirmações abaixo acerca da avaliação em Educação Física escolar, verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa que indica, de cima para baixo, a seqüência correta.
I - A Educação Física, perante a atual legislação educacional, só reprova se o aluno não atingir a freqüência mínima de 75% das horas-aula ministradas no ano.
II - A Educação Física, perante a atual legislação educacional, deve avaliar os alunos por verificação do rendimento escolar.
III - A Educação Física, perante a atual legislação educacional, não mais reprova, pois seu critério de avaliação por controle de freqüência não mais é usado, já que a freqüência mínima exigida é verificada pelas horas letivas total da escola por ano.
IV - A Educação Física, perante a atual legislação educacional, deve avaliar os alunos por exames fisiológicos e práticos.
A seqüência correta é:
F, V, F, F
V, V, V, F.
V, V, V, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O esporte como conteúdo do componente curricular da educação física deve alinhar com determinados pressupostos. Indique qual dos citados abaixo enquadra-se nesta perspectiva.
Difusão na disseminação do esporte como um patrimônio cultural da humanidade
Constante inovação técnica e tecnológica.
Produto em forma de rendimento e recordes.
Pela especialidade e resultados finais.
Preocupação com o potencial esportivo da pessoa
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É um conteúdo do componente curricular educação física que transmite emoções e sentimentos, representativa de aspectos da vida do homem. A afirmativa refere-se:
à psicomotricidade.
à expressão máxima da técnica esportiva.
a fatores psicomotores e qualidades física treináveis
ao jogo
à dança.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A dança de livre interpretação de músicas para relacionar-se com o universo musical e as de interpretação de temas figurados, deve estar presente em que ciclo de ensino, segundo a abordagem crítico-superadora ( ou proposta do estado)?
3º . Ciclo de ensino.
4º . Ciclo de ensino
em todo o ensino fundamental e médio.
1º Ciclo de ensino
apenas no ensino médio.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios do esporte.
I - O aspecto educacional deve ser priorizado na iniciação esportiva, não negando o direito posteriormente, da formação do atleta.
II - A prática pedagógica do esporte deve ser coerente com os princípios educacionais da escola, vinculado aos valores de natureza formativa.
III - O ensino dos fundamentos técnicos, das estratégias e ações táticas dos esportes deve ser adequado ao desenvolvimento das crianças e jovens.
Entre as afirmativas acima, declara(m) princípios do esporte escolar:
nenhuma das afirmativas representa princípios do esporte escolar.
apenas a afirmativa I refere-se aos princípios do esporte escolar
a afirmativa III é a única que se refere ao esporte escolar.
as afirmativas II e III se referem aos princípios do esporte escolar.
as afirmativas I, II e III referem-se ao esporte escolar
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual das alternativas abaixo se refere à tática esportiva?
Sistema de planos de ação e possibilidades de tomada de decisão, delimitadas pelo tempo-espaço-situação de jogo, permitindo a estruturação e execução de ações motoras que objetivam atingir a meta desejada.
Liberdade de movimentos, habilidades em mover as articulações do corpo utilizando a amplitude de movimento para a qual foram projetadas para resolver situações de jogo.
Maneira pela qual os atletas se posicionam diante do adversário utilizando o condicionamento físico para resolver problemas do jogo.
Representa a utilização e a transformação da motricidade para alcançar as exigências do jogo.
Função de harmonização dos processos analíticos do movimento, permitindo o alcance do objetivo da ação com menor gasto energético.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...