Questões de Educação Física da SOLER Instituição Soler de Ensino

Lista completa de Questões de Educação Física da SOLER Instituição Soler de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme citado por Darido (2003), em qual abordagem das tendências da Educação Física, Tem como seu conteúdo os conhecimentos sobre o jogo, esporte, dança e ginástica.Sendo que sua finalidade é a transformação social, para isso usam uma tematização da aula. A temática principal é a cultura corporal em uma visão holística.

  • A.

    Construtivista.

  • B.

    Desenvolvimentista.

  • C.

    Construtivista-interacionista.

  • D.

    Crítico superadora.

A proposta pedagógica da Educação física parte do princípio em que um dos objetivos gerais do ensino Fundamental, é fazer com que a criança através de atividades corporais conheça a si próprio e aos outros e principalmente que respeite as individualidades, com isso, quais são os blocos de conteúdos a serem trabalhados no ensino fundamental segundo os PCNs (1997)?

  • A.

    São esportes, jogos, lutas e ginástica; Atividades rítmicas e expressivas.

  • B.

    São a ginástica, as lutas, atividades interativas e atividades individuais.

  • C.

    São Os jogos, os esportes, brincadeiras cantadas e estratégias adaptativas.

  • D.

    São esportes, ginástica, lutas, atividades rítmicas e expressivas.

Se os alunos necessitam apenas de uma bola na quadra e, com ela, jogar os quatro esportes tradicionais (Vôlei, Futebol, Basquete e Handebol) e nada mais, para quê então freqüentamos tanto tempo uma instituição de ensino superior específica na área? É uma incoerência saber que possuímos tanto conhecimento para transmitir e, ao mesmo tempo, não somos capazes de elaborar um plano de aula que atenda às necessidades de nossos alunos. Cita os PCNs (1999), que o profissional de Educação Física durante sua formação acadêmica adquire inúmeros e diversificados conhecimentos, porém com o comodismo de seu trabalho, o professor não utiliza o que aprendeu, esquecendo do seu potencial, não resgatando suas capacidades e habilidades, perdendo a importância dentro do ambiente escolar. Conforme o texto, no que é que a aula se torna?

  • A.

    Negligenciada com falta de referenciais teóricos.

  • B.

    Desenvolvida com o significativo de desenvolvimento humano.

  • C.

    A aula se torna rotineira e mecânica.

  • D.

    Possibilita a aprendizagem sem os conceitos do movimento.

Kolyniak (2000) considera o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física: todo movimento corporal que possibilite uma representação psíquica e uma interferência voluntária imediata ou mediata é considerado como movimento humano consciente. O autor complementa citando que ao reconhecer o movimento humano consciente como objeto de estudo da Educação Física, faz com que a prática da disciplina deixe de ser o núcleo para ser as partes. Portanto, o que será necessário estabelecer para que envolvam todos os níveis de ensino?

  • A.

    Um conjunto de referências conceituais e experiências motoras.

  • B.

    Modalidades esportivas institucionalizadas.

  • C.

    Elaboração e transmissão de conhecimentos seletivos.

  • D.

    N D A.

De acordo com Sassaki (2006), uma idéia surgiu para derrubar a prática da exclusão social a que foram submetidas as pessoas com deficiência por vários séculos. A exclusão ocorria em sentido total, ou seja, as pessoas com deficiência eram excluídas da sociedade para qualquer atividade porque antigamente eram consideradas inválidas, sem utilidade para a sociedade e incapazes para trabalhar, características estasatribuídas indistintamente a todos que tivessem alguma deficiência. Para o autor qual seria esta idéia?

  • A.

    A segregação inclusiva da sociedade.

  • B.

    A valorização social da sociedade.

  • C.

    A normalização da sociedade.

  • D.

    A integração social.

ORTIZ et al. (1999) constatou que antigamente os adolescentes procuravam na atividade física possibilidades de divertimento, sucesso, prazer, competição, estar com os amigos, melhorar a saúde, e aptidão física. Recentemente, além destes, quais são os outros interesses:

  • A.

    Fatores motivacionais: diversão, tornar-se líder e competitividade.

  • B.

    Experimentação de trabalho em grupo e conceito de imagem.

  • C.

    Diversidade de motivação de imagem corporal.

  • D.

    Aquisição de força muscular, aparência e controle de peso.

Um dos principais objetivos no ensino fundamental é que os alunos sejam capazes de: participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características, físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características, pessoais, físicas, sexuais ou sociais; com isso as aulas de Educação física devem propiciar aos alunos através de atividades corporais uma atitude construtiva, possibilitando uma atitude de respeito, aceitação e solidariedade. O professor de Educação física deve desenvolver as potencialidades de seus alunos e não excluílos das aulas, muitas vezes, sob o pretexto de preservá-los. A escola opta por dispensá-los da educação física, por considerar professor despreparado para dar aula para esses alunos. Quais são estes alunos a que o texto se refere?

  • A.

    Alunos com um grande desempenho físico dentro das atividades.

  • B.

    Alunos Portadores de necessidades educativas especiais.

  • C.

    Alunos com uma vivência cheia de estratégias.

  • D.

    Alunos com atividade escolar desenvolvida dentro da sociedade.

No ambiente escolar normalmente a tradição é desenvolver com mais profundidade os conteúdos trabalhados de forma mecânica e conteúdos que são mais complicados de dominar, são trabalhados superficialmente. Não basta apenas o aluno ter conhecimento de conteúdos procedimentais se estes não forem relacionados com os outros tipos. Portanto, para que os conteúdos sejam pertinentes à aprendizagem. Como eles precisam ser?

  • A.

    Os conteúdos são mais direcionados para os professores.

  • B.

    Os conteúdos precisam transpor o grau de educação.

  • C.

    Os conteúdos precisam ser em grupos distintos.

  • D.

    Os que educam e formam o aluno de maneira integral.

A escola é entendida como parte constituinte das condições dignas da existência humana em sociedade. As pedagogias surgem da crise originada do conflito entre os interesses antagônicos e diferentes das classes proprietária e proletária, e são entendidas como disciplinas capazes de suprir a complexidade, globalidade, conflitividade e especificidade da educação (COLETIVO DE AUTORES,1992). Para os autores o currículo escolar está vinculado em quê?

  • A.

    A um projeto político-pedagógico.

  • B.

    A uma sociedade antecessora.

  • C.

    A uma corrente de habilidades motoras.

  • D.

    A uma corrente de modalidades esportivas.

Segundo Kunz (2003), o esporte de maior difusão dentro da sociedade atual, é aquele que apresenta características competitivas, hegemônicas, televisivas e que nem sempre traz melhoras a saúde física. O esporte é atualmente um produto cultural altamente valorizado em todo o mundo, pelo menos no sentido econômico. São investidas somas extraordinárias para que os resultados cada vez melhores sejam alcançados. E a ciência que está a sua disposição não é uma ciência com interesse no ser humano ou na dimensão social do esporte. Essa ciência toma os indivíduos praticantes desse esporte como objetos de manipulação, objetos à sua disposição, para “trabalhá-los” de forma externa a eles próprios, ou seja, sem a sua participação efetiva na busca de soluções para o aperfeiçoamento físico-técnico. Para a autora, qual é o interesse de se ter uma maior difusão dentro da sociedade atual?

  • A.

    Interesse tecnológico e de rendimento.

  • B.

    Interesse em ter um corpo escultural.

  • C.

    Interesse na prática da Educação Física Escolar.

  • D.

    Interesse na prática esportiva fundada dentro da autoreflexão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...