Lista completa de Questões de Educação Física da SOLER Instituição Soler de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A educação física escolar até uns 10 anos atrás tinha como seu principal enfoque de avaliação o desenvolvimento motor e melhora da performance, o que era mensurado por meio de métodos de avaliações quantitativas. Já nos dias de hoje, a educação física escolar objetiva englobar, além do desenvolvimento motor, também o desenvolvimento social, afetivo e psicomotor. Qual é o novo instrumento de avaliação utilizado hoje no ensino-aprendizagem?
Aprovação ou reprovação.
A quantitativa.
A qualitativa.
A avaliação afetiva.
O que é que retrata a experiência social da humanidade que está relacionada a conhecimentos e modos de ação que englobam entre outros: "conceitos, idéias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes." Como podemos observar os conhecimentos curriculares não se restringem a apenas fatos e conceitos, mas a uma série de formas e saberes culturais essenciais para que se produza o desenvolvimento e socialização dos educandos (LIBÂNEO, 1994).
Os conhecimentos.
Os currículos.
Os conceitos.
Os conteúdos.
No caso de quem os exercícios físicos podem ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Sabendo que a sua prática regular aumenta os benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, ele auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Nos jovens.
Nos adolescentes.
Nas crianças.
N D A.
Sabendo que as principais características da adolescência inicial são: controle turbulento de muitos órgãos e sistemas; perturbações no equilíbrio bioquímico; ganhos consideráveis em força e controle motor; libertar-se dos adultos em todas as áreas de comportamento; aceitar o eu como pessoa digna de amor; aprender seu lugar nas relações heterossexuais; comporta-se segundo o código do seu grupo social, que sofre freqüentes alterações; reorganizar as idéias e sentimentos sobre o eu, em face de significativas transformações físicas e suas conseqüências; aceitar a realidade do seu aspecto físico; usar a linguagem para expressar e esclarecer conceitos mais complexos (NETTO, 1976). Para o autor qual seria a faixa de idade desta adolescência inicial?
Dos 12 aos 17 anos.
Dos 13 aos 17 anos.
Dos 12 aos 16 anos.
Dos 11 aos 15 anos.
Qual é o período em que o crescimento e o desenvolvimento, são ótimos para influenciar a aprendizagem de um determinado tipo de comportamento. Sendo este o momento em que a maturação das estruturas neuromotoras atingiram as capacidades mínimas necessárias para aprendizagem de determinadas habilidades, antes disso as tentativas resultam de pouca aprendizagem e outros fatores atuam no sentido de dificultar a aprendizagem.
Experiências motoras.
Habilidades motoras.
Período crítico de aprendizagem.
Experiências motoras e habilidades cognitivas.
O que o professor tem de fazer para conhecer cada etapa do desenvolvimento tanto motor, quanto cognitivo e sócioafetivo dos alunos para que ele possa atender os objetivos propostos?
Estabelecer objetivos compatíveis.
Brincar de maneira espontânea.
Construir movimentos naturais.
Usar suas experiências motoras.
Qual foi a década que surgiu o Termo Educação Física Adaptada e foi definido segundo a American Association for Health, Phisical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), como sendo um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados aos interesses, capacidades e limitações de estudantes com deficiências que não podem se engajar com participação irrestrita, segura e bem sucedida em atividades vigorosas de um programa de Educação Física geral?
Década de 60.
Década de 50.
Década de 90.
Década de 70.
Segundo Kunz (1994) o esporte como conteúdo hegemônico impede o desenvolvimento de objetivos mais amplos para a Educação Física. Quais são estes objetivos citados pelo autor?
Capacidades físicas, postura e regras.
A participação, valorização e respeito mútuo.
O diálogo, valorização e cooperação.
O sentido expressivo, criativo e comunicativo.
Os PCNs da área da Educação Física sugerem que as atitudes, os conceitos e os procedimentos dos conteúdos sejam trabalhados em toda a dimensão da cultura corporal, envolvendo, dessa forma, o conhecimento sobre o corpo (BRASIL, 1998). De acordo com os PCNs, quais são estes conteúdos?
Fatos e conceitos, ginásticas, esportes, fundamentos e técnicas.
Esportes, atividades rítmicas e expressivas, fatos e conceitos.
Esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas.
Fundamentos e técnicas, jogos esportes e atividades de habilidades básicas.
A prática esportiva, mesmo na sua versão inglesa de educativa, esteve associada a valores tais como disciplina, controle e autocontrole, respeito à autoridade do técnico e do juiz, espírito de competição e de equipe. A educação física brasileira, por sua origem militar, foi fortemente associada a uma imagem de disciplina e ordem, de formação de caráter, utilizando-se a ginástica e o esporte como meio de controlar o indivíduo e, no caso dos homens, de formação da masculinidade. Segundo os princípios do treinamento esportivo a aptidão física e a técnica necessitam de quê para que sejam melhoradas?
De uma disciplina mais rígida.
Promover um processo de continuidade na atividade física.
Desenvolver uma cultura mais esportiva.
De mais esporte de competição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...