Lista completa de Questões de Educação Física da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na Ginástica Artística, podemos afirmar que:
Nas diversas posições de equilíbrio, o centro de massa (CM) se encontra acima do ponto de contato com a superfície de apoio.
Chamamos de suspensão às posições nas quais a linha dos ombros se encontra acima do aparelho.
São chamadas de apoio as posições em que o peso do corpo é sustentado, prioritariamente, sobre as pernas.
Entre as posições deitadas, distinguimos o decúbito dorsal, posição essa que o atleta está de frente para o solo.
Todas as afirmações estão corretas.
Na Ginástica Artística e de Trampolim, existem alguns termos que dificilmente serão encontrados em outras modalidades esportivas. Algumas delas são de origem estrangeira, porém muito comum no esporte em pauta.
Podemos afirmar que:
Kippe: palavra de origem alemã que significa báscula: são movimentos executados em todos os aparelhos que permitem rotação.
Reversão: é o termo utilizado em movimentos de rotação.
Mortais: são movimentos de rotação no mínimo 180 graus, na sua fase de vôo.
Oitavas: são movimentos que antecedem o salto mortal, no início da fase do vôo.
Todas estão incorretas.
Existem vários conceitos que determinam os movimentos no corpo humano. Partindo do exposto e, de modo geral, podemos definir esses conceitos como segue abaixo. Marque a segunda coluna em relação à primeira:
I- Resistência de velocidade.
II- Velocidade.
III- Potência.
IV- Força.
V- Coordenação.
( ) Quantidade de energia desenvolvida para lançar qualquer objeto.
( ) Quantidade de energia desenvolvida contra outra oposta.
( ) Esse termo depende essencialmente da força máxima, da velocidade de contração muscular e do poder de coordenação.
( ) Apesar de grande gasto de oxigênio é mantido um elevado desempenho.
( ) É o termo utilizado da superação de liberdade excedente do órgão em movimento à custa da organização objetivada e racional das forças ativas e reativas.
Está correta a seqüência:
II, V, III, I e IV.
I, II, V, IV e III.
III, IV, II, V e I.
III, IV, II, I e V.
IV, III, V, I e II.
Existe um grande número de métodos de treinamento de força para que haja correspondência ao desporto desejado e a um melhor desempenho. Por isso a otimização do treinamento de força tem sido reforçada. Nos métodos abaixo, marque na segunda coluna o que relaciona com a primeira:
I- Método isométrico.
II- Método concêntrico.
III- Método pliométrico.
IV- Método isocinético.
V- Método com resistência variável.
( ) Está relacionado com a utilização de equipamentos de musculação bastante sofisticados.
( ) Baseia-se na tensão dos músculos em uma determinada posição da articulação sem que o seu comprimento seja modificado.
( ) Fundamenta-se em um trabalho com ações motoras no qual, os músculos superam uma resistência em uma velocidade constante e com tensão quase máxima.
( ) Baseia-se na utilização da energia cinética de um aparelho, acumulada na queda de uma determinada altura, para estimular as contrações musculares.
( ) Baseia-se na execução de ações motoras em que a ênfase ocorre na fase concêntrica do trabalho.
Está correta a seqüência:
IV, III, I, V e II.
II, V, I, IV e III.
III, II, V, I e IV.
I, IV, III, II e V.
V, I, IV, III e II.
A flexibilidade abrange propriedades morfofuncionais do aparelho motor que determinam a amplitude dos movimentos do ser humano. Partindo do termo flexibilidade, podemos afirmar que:
I- A flexibilidade refere-se à mobilidade geral das articulações.
II- A falta de flexibilidade pode comprometer e atrasar a assimilação dos hábitos motores.
III- A falta de flexibilidade limita os níveis de força, velocidade e piora a coordenação intra e intermuscular.
IV- A falta de flexibilidade diminui a economia de trabalho e aumenta a possibilidade de lesões musculares, articulares e dos ligamentos.
V- Um nível insuficiente de flexibilidade é também a causa da diminuição dos resultados decorrentes do treinamento voltado ao desenvolvimento de outras capacidades motoras.
Está correta a seqüência:
I, III e IV.
II, IV e V.
I, II e IV.
III, Iv e V.
Todas estão corretas.
Em relação ao currículo em Educação Física, marque a alternativa correta no que se refere a verdadeiro ou falso em cada questão.
( ) A área de pesquisa processo ensinoaprendizagem é exclusiva dos currículos em Licenciatura.
( ) A dança, a recreação e a psicologia podem ser conteúdo para uma Escola de Educação Física.
( ) A área de estudo da anatomia, fisiologia e psicologia está somente ligada ao currículo do Bacharelado.
( ) O conceito de um currículo em Educação Física refere-se unicamente à prática social e a ensinamentos do esporte.
( ) No curso de Graduação em Educação Física, quer seja voltado para a Licenciatura ou Bacharelado, aprende-se, basicamente, a ensinar os movimentos básicos dos esportes.
Está correta a seqüência:
F, V, F, F e F.
V, F, V, F e F.
F, F, F, V e F.
F, F, F, F e V.
V, V, V, F e F.
No sentido geral, a força do homem é definida como a capacidade de superar a resistência externa à custa dos esforços musculares. Também pode ser considerada como condição para assegurar qualquer deslocamento. A força de contração dos músculos esqueléticos pode ser relacionada em grupos de fatores fisiológicos. Partindo desses princípios, marque a alternativa correta no que se refere a verdadeiro ou falso em cada questão:
( ) Nervosos centrais: são os que organizam as influências excitantes sobre os neurônios motores.
( ) Periféricos: que determinam o estado corrente funcional dos músculos.
( ) Energéticos: que asseguram o efeito mecânico dos músculos contraídos.
( ) Hormonais: que regulam uma necessidade de abastecimento energético efetivo da contração muscular.
( ) Nervosos centrais: eles também regulam a ordem de envolvimento dos músculos no trabalho e sua coordenação.
Está correta a seqüência:
V, V, F, F e F.
F, F, F, V e V.
V, V, V, F e F.
V, V, V, V e V.
F, F, F, F e F.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...