Questões de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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O termo treinamento de força abrange uma grande variedade de tipos de treinamento. Entre eles podemos incluir:

  • A. o exercício de força máxima e a ventilação máxima.
  • B. o treinamento cardiovascular e as habilidades básicas.
  • C. o exercício contra resistência e a amplitude da capacidade pulmonar.
  • D. o treinamento pliométrico e a corrida em aclive.
  • E. o treinamento aeróbico e a flexibilidade.

Um indivíduo poderia continuar se exercitando indefinidamente, após alcançar um ritmo estável, caso o metabolismo aeróbico fosse o único fator determinante da capacidade física. Aponte os outros fatores limitantes do desempenho aeróbico do organismo.

  • A. Perda de líquidos, depleção eletrolítica e do glicogênio muscular.
  • B. Aumento da capacidade respiratória, da flexibilidade muscular e da força.
  • C. Ampliação do volume pulmonar, redução da capacidade anaeróbica e do ritmo.
  • D. Perda da amplitude da passada, da concentração e aumento da volição.
  • E. Redução da força, do glicogênio muscular e aumento da captação de oxigênio.

Na situação de um pequeno corte, porém profundo e com sangramento persistente, o procedimento de primeiros socorros mais indicado será:

  • A. esperar o sangramento passar.
  • B. aplicar um torniquete.
  • C. colocar sal para estancar o sangramento.
  • D. lavar o ferimento e aguardar a chegada do médico.
  • E. pressionar o local com uma gaze limpa por 2 a 3 minutos.

Skinner assinala que “O teste de esforço oferece um meio prático e peculiar de avaliação da capacidade individual diante do exercício físico”. As aplicações gerais do teste de exercício incluem:

  • A. verificação da capacidade funcional ou máximo consumo de oxigênio.
  • B. força ou força máxima.
  • C. avaliação da capacidade pulmonar ou frequência ventilatória.
  • D. intensidade de carga resistiva ou resistência coronariana.
  • E. teste próprio para corridas de fundo ou para máxima velocidade.

Com relação aos sistemas de defesa que podem ser utilizados pela modalidade esportiva do basquete, o sistema de defesa por zona pode ser classificado em defesas pares e defesas ímpares. Dessa forma, em relação às defesas pares, podemos afirmar que são as que:

  • A. possuem dois jogadores na primeira linha.
  • B. possuem apenas um jogador na primeira linha.
  • C. possuem três jogadores na primeira linha.
  • D. dificultam o rebote defensivo.
  • E. têm como característica principal neutralizar arremessos a média e longa distância.

Observe, na diagramação a seguir, o sistema de recepção de saque utilizado por uma equipe em um jogo de voleibol.

Sendo assim, analisando o jogador que está na posição 1, pode-se dizer que ele:

  • A. está “fora de posição” por estar à esquerda do jogador da posição 6.
  • B. está “fora de posição” por estar à frente do jogador da posição 6.
  • C. está “fora de posição” por estar à frente do jogador da posição 3.
  • D. está “fora de posição” por estar à frente dos dois jogadores de ataque (jogadores 3 e 4).
  • E. está corretamente posicionado.

No intuito de surpreender o adversário em um jogo de voleibol, o atleta que faz a função de levantador opta por lançar a bola diretamente ao lado oposto ao seu em uma tentativa de conquistar o ponto mais rápido. Nesse caso, diz-se que essa é uma bola:

  • A. de primeira.
  • B. direta.
  • C. de segunda.
  • D. largada.
  • E. de manchete.

Durante uma partida de handebol, uma das equipes ocupa a quadra do adversário e faz um grande número de troca de passes lateralmente sem demonstrar claramente que pretende finalizar o ataque através de um arremesso ao gol do oponente. Neste caso, o árbitro deve assinalar jogo:

  • A. passivo e conceder lateral para a outra equipe.
  • B. passivo e conceder penalidade para a outra equipe.
  • C. ativo e conceder a posse de bola para a outra equipe.
  • D. passivo e conceder dois arremessos para a outra equipe.
  • E. passivo e conceder a posse de bola para a outra equipe.

Todas as modalidades esportivas possuem sistemas de ataque e de defesa. No caso do handebol, o sistema de defesa mais utilizado nos jogos é:

  • A. 1 X 5.
  • B. 3 X 3.
  • C. 4 X 2.
  • D. 6 X 0.
  • E. 5 X 1.

Em um programa de aprendizagem da modalidade de natação, o professor necessita lançar mão de cinco fundamentos básicos para desenvolvê-lo. Indique a ordem de utilização dos fundamentos.

  • A. Flutuação, respiração, propulsão, adaptação ao meio aquático e mergulho.
  • B. Adaptação ao meio aquático, flutuação, respiração, propulsão e mergulho.
  • C. Respiração, flutuação, propulsão, adaptação ao meio aquático e mergulho.
  • D. Adaptação ao meio aquático, respiração, flutuação, mergulho e largada.
  • E. Adaptação ao meio aquático, respiração, flutuação, mergulho e batida de pernas.
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