Questões de Educação Física da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Educação Física da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a Ciência da Motricidade Humana, que tem como objeto de estudo as manifestações do homem movimentando-se intencionalmente, é correto afirmar:

  • A.

    as teorias mecanicistas são adotadas como fundamentos para a compreensão do homem que se movimenta.

  • B.

    o homem aprende a dar significado aos movimentos, graças às ações das capacidades de raciocínio, inteligência, criatividade e afetividade.

  • C.

    o dualismo cartesiano defende a compreensão do homem na sua complexidade, totalidade e unidade.

  • D.

    o reducionismo adotado pela Educação Física considera a conduta humana envolvida em um contexto de amplo sentido.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Hoje, a Educação e a Educação Física, considerados seus pressupostos epistemológicos, fundamentam-se na Teoria da Complexidade de Edgar Morin, a partir da qual é correto afirmar:

  • A.

    pelo princípio hologramático, a teoria preconiza a compreensão do homem reafirmando a fragmentação do corpo humano entre o ser e o pensar, entre o corpo e a mente.

  • B.

    educação e Educação Física são áreas de conhecimento que promovem a atual proposta de compreensão do homem associada à manutenção do paradigma cartesiano.

  • C.

    a teoria vem conceber os aspectos de compreensão do homem enquanto ser complexo, ao mesmo tempo físico, social, cultural, psíquico e espiritual.

  • D.

    a compreensão do homem é de cunho biológico e individual, no entanto processo social interrompe-se a cada inferência.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando o desenvolvimento dos conteúdos das atividades rítmicas e expressivas, nas aulas de Educação Física, nos diferentes níveis do ensino fundamental e médio, deve(m)-se priorizar:

  • A.

    as formas de dança que impõem símbolos próprios das suas culturas.

  • B.

    a compreensão das relações entre corpo, dança e sociedade.

  • C.

    os conteúdos de interesse da escola.

  • D.

    o conhecimento técnico do aluno, o que significa exigir dele níveis de execução de alta qualidade técnica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando as características da identidade pedagógica da Educação Física escolar brasileira, nas quatro primeiras décadas do século XX, é correto afirmar que:

  • A.

    a ênfase estava na valorização de princípios filosóficos em torno do ser humano, respeitados os seus limites e interesses.

  • B.

    as atividades eram exclusivamente práticas, por isso diferenciadas da instrução física militar.

  • C.

    as ações desenvolvidas priorizavam as cadências rítmicas, com exploração espacial enquanto formas e trajetos, e movimentos de relaxamento, tensão e explosão.

  • D.

    os instrutores físicos do exército ministravam as aulas de Educação Física nas escolas, enfatizando as normas e os valores próprios da instituição militar.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O lúdico é sinônimo de liberdade, desejo, participação e bem-estar, observadas as qualidades de entretenimento e diversão, e deve ser estimulado nas aulas de Educação Física. Assim, é correto afirmar:

  • A.

    o lúdico é um fenômeno complexo compreendido como a capacidade humana de gozar o ócio de modo autônomo e construtivo.

  • B.

    brincar significa gerar a ludicidade pelo jogo de modo competitivo, devido à presença de regras e ao incentivo do desejo de vencer.

  • C.

    a ludicidade, entendida como forma viva e como uma ação sentida e vivida, pode ser entendida pela palavra, e não pela vivência.

  • D.

    a atividade lúdica, vinculada à criatividade, deve incentivar o potencial técnico do aluno para a obtenção de resultados positivos no seu universo como cidadão.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando as tendências pedagógicas concebidas no ensino da Educação Física Escolar, é correto afirmar que a proposta metodológica da concepção crítico-superadora:

  • A.

    contempla e prioriza todas as formas da chamada cultura corporal – jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas.

  • B.

    concentra-se no ensino dos esportes.

  • C.

    propõe a relevância social dos conteúdos, quanto à contemporaneidade e adequação às características sócio-históricas dos alunos.

  • D.

    preconiza a construção do sujeito pela sua própria aquisição do conhecimento de mundo ao longo da vida.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O esporte é uma forma de patrimônio cultural da humanidade e importante conteúdo para as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Assim, é correto afirmar:

  • A.

    as habilidades esportivas, quando adequadamente orientadas, desenvolvem, exclusivamente, o aspecto afetivo-social.

  • B.

    o desenvolvimento de habilidades para a iniciação esportiva é conteúdo prioritário das quatro primeiras séries do ensino fundamental.

  • C.

    os desempenhos motor e fisiológico dos alunos devem ser observados e comparados, pois o que se busca são os talentos esportivos.

  • D.

    a aprendizagem do esporte e pelo esporte promove e visa à transmissão cultural do ponto de vista educacional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando os instrumentos avaliativos da aprendizagem e do ensino recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é correto afirmar que a avaliação na Educação Física deve ser efetuada através de :

  • A.

    fichas de observação e auto-avaliação sobre a participação dos alunos em eventos diversos, como os escolares ou da comunidade, e também de desenvolvimento individual.

  • B.

    fichas de classificação de alunos para a verificação dos mais e dos menos capazes para a realização das atividades.

  • C.

    relatórios de execução de gestos técnicos, destrezas motoras e qualidades físicas do aluno.

  • D.

    relatórios que atendam às exigências conservadoras expressas em normas da escola.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a diversidade como uma característica de todos e não somente de alunos portadores de necessidades especiais, é correto afirmar que, nas aulas de Educação Física, o professor deve:

  • A.

    dedicar um tempo específico para atender às necessidades específicas de quem tem deficiência, quando necessário.

  • B.

    selecionar conteúdos distintos dos demais, considerando as dificuldades de acompanhamento da aula pelo aluno com necessidades especiais.

  • C.

    evitar a participação do aluno nas aulas, de modo preventivo contra possíveis acidentes.

  • D.

    conduzir o aluno para atividades específicas de responsabilidade de profissional de outra área de conhecimento.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a interdisciplinaridade necessária à inclusão de temas transversais, é correto afirmar que, nas aulas de Educação Física, deve-se:

  • A.

    considerar que o respeito, a justiça e a solidariedade fazem parte do conteúdo das disciplinas teóricas.

  • B.

    explorar e estimular a reflexão e, assim, contribuir para uma visão crítica do aluno em relação à prática e aos valores inseridos na disciplina e no meio social.

  • C.

    estimular idéias, em assuntos pertinentes à orientação sexual, como a de que futebol é esporte "para homem"e ginástica é "coisa de menina".

  • D.

    abordar o tema "meio ambiente", valorizando o espaço físico interno da própria escola.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...