Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 35 anos de idade, apresentando índice de massa corporal superior a 40 kg/m2, foi internada em um hospital para tratamento clínico. Foram prescritos para essa paciente quatro diferentes medicamentos a serem preparados e administrados durante o período de trabalho de uma enfermeira. O primeiro medicamento apresenta-se em frascos na forma liofilizada, cuja solução final obteve volume de 5 mL e deve ser administrado por via intramuscular. O segundo, que se apresenta em frascos com solução, deve ser aplicado por via subcutânea. O terceiro é para uso sublingual e o quarto medicamento deve ser administrado por via otológica.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem, quanto às ações de enfermagem na administração de medicamentos.A formação de bolha na pele da paciente à medida que se injeta o medicamento por via subcutânea é considerada normal.
A insuficiência respiratória do recém-nascido caracteriza-se por um quadro clínico clássico. Neste quadro são observados os seguintes sinais e sintomas:
Distenção abdominal, regurgitação, cianose e hipóxia
Cianose, retrações intercostais, distenção abdominal e hipóxia
Taquicardia, batimento das asas do nariz, retrações intercostais e cianose
Taquipnéia, cianose, bradpnéia e hipotermia
NDA
Dentre os cuidados de enfermagem relacionados à soroterapia realizada por meio de dispositivo de inserção periférica, o profissional de enfermagem deve estar atento aos seguintes sinais de risco local:
dor, choque pirogênico e palidez.
trombose, edema agudo e hematoma.
flebite, dispnéia e infiltração.
hiperemia, flebite e dor.
edema, palidez e hematoma.
A hospitalização do cliente com infecção pelo HIV pode ser dividida em quatro fases clínicas: Infecção aguda; Fase assintomática ou latência clinica; Fase sintomática inicial e Aids. O cliente pode apresentar o seguinte quadro clínico na fase sintomática inicial:
O estado clínico básico é mínimo ou inexistente, podendo apresentar uma linfadenopatia generalizada persistente flutuante e indolor.
Sudorese noturna, febre, elevação dos níveis séricos de enzimas hepáticas náuseas, vômito e diarréia.
Sudorese noturna, fadiga, emagrecimento, sinusite, gengivite, ulceras aftosas e trombocitopenia.
Caracterizado pela elevação dos níveis da carga viral e linfócitos CD4.
Abaixo consta a evolução esquemática do nível de saúde, segundo MORAES, avaliado pelas curvas de mortalidade proporcional.
Uma mulher de 35 anos de idade, apresentando índice de massa corporal superior a 40 kg/m2, foi internada em um hospital para tratamento clínico. Foram prescritos para essa paciente quatro diferentes medicamentos a serem preparados e administrados durante o período de trabalho de uma enfermeira. O primeiro medicamento apresenta-se em frascos na forma liofilizada, cuja solução final obteve volume de 5 mL e deve ser administrado por via intramuscular. O segundo, que se apresenta em frascos com solução, deve ser aplicado por via subcutânea. O terceiro é para uso sublingual e o quarto medicamento deve ser administrado por via otológica.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem, quanto às ações de enfermagem na administração de medicamentos.Na instilação auditiva, a enfermeira deve segurar a orelha externa da paciente e retificar o canal auditivo, puxando-o para baixo e para trás.
Enfermagem - Saúde da Criança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
À recusa de uma criança sadia, em idade pré-escolar, em atender às solicitações do adulto, com manifestações exuberantes de resistência, dá-se o nome de
"estresse" e se reflete no comportamento porque a criança fica exausta com o acúmulo de atividades educacionais e desportivas desenvolvidas no cotidiano.
"birra" e decorre da necessidade de a criança experimentar os seus limites de independência e os da autoridade dos adultos.
"agitação" e é causada pela superestimulação a que as crianças são submetidas hoje em dia, principalmente pela televisão.
"impaciência" e é causada pela aceleração da atividade elétrica cerebral presente nos primeiros anos de vida.
"indisciplina" e é conseqüência do descaso dos pais com o preparo dos filhos para a convivência social.
Um paciente em fase terminal que procura retardar o evento temido buscando negociar com Deus mais tempo, e em troca, promete fazer algo para pagar esse favor encontra-se, de acordo com as observações de Kübler-Ross, no estágio de pesar conhecido como
negação.
depressão.
barganha.
raiva.
Ao elaborar a escala mensal dos profissionais de enfermagem de um hospital de pequeno porte de uma cidade do interior, a diretora do Serviço de Enfermagem concedeu folga a uma enfermeira em um feriado, contando com a sua substituição por um técnico de enfermagem que faria a supervisão das atividades no plantão daquele dia. Considerando as atribuições dos profissionais de enfermagem designadas pela Lei no 7.498/86, a conduta da diretora foi
ilegal, porque a supervisão não é competência do técnico de enfermagem.
ilegal, porque foi dado um privilégio para a enfermeira e não para o técnico de enfermagem.
legal, porque o técnico de enfermagem tem atribuição de supervisão.
legal, porque o técnico de enfermagem era experiente em atividades de supervisão.
legal, porque estava garantida a continuidade da assistência de enfermagem.
A cardiopatia é a principal causa de morte no idoso. As valvas cardíacas tornam-se mais espessas e mais rígidas, o músculo e as artérias cardíacas perdem sua elasticidade. As afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO:
A disfunção cardiovascular pode manifestar-se como insuficiência cardíaca congestiva, doença da artéria coronária, arteriosclerose, hipertensão, claudicação intermitente (dor na perna), doença vascular periférica, hipotensão ortostática, disritmias, acidentes vasculares cerebrais ou infarto do miocárdio;
Pessoas idosas, com freqüência, apresentam como sintomas da insuficiência cardíaca: fadiga, náuseas e desconforto abdominal;
A saúde cardiovascular pode ser promovida através do exercício regular, dieta adequada, controle do peso, medições regulares da pressão arterial, gerenciamento do estresse e cessação do tabagismo;
A pessoa idosa deve ser orientada a fazer três refeições durante o dia, para evitar o risco de hipertensão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...