Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 35 anos de idade, apresentando índice de massa corporal superior a 40 kg/m2, foi internada em um hospital para tratamento clínico. Foram prescritos para essa paciente quatro diferentes medicamentos a serem preparados e administrados durante o período de trabalho de uma enfermeira. O primeiro medicamento apresenta-se em frascos na forma liofilizada, cuja solução final obteve volume de 5 mL e deve ser administrado por via intramuscular. O segundo, que se apresenta em frascos com solução, deve ser aplicado por via subcutânea. O terceiro é para uso sublingual e o quarto medicamento deve ser administrado por via otológica.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se seguem, quanto às ações de enfermagem na administração de medicamentos.Para administrar o medicamento por via intramuscular, a enfermeira deve selecionar uma agulha fina e curta para se minimizar o trauma tecidual.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Com relação à saúde do idoso, assinale a seqüência correta de assertivas verdadeiras ou falsas.
( ) A incidência de acidentes em idosos ocorre, com maior freqüência, fora dos seus lares, com altos índices de fraturas de extremidades.
( ) É objeto das ações de saúde a promoção do envelheci- mento ativo, isto é, envelhecer mantendo a capacidade funcional e a autonomia.
( ) Promover atividades em grupo, bem como a participação do idoso na vida em comunidade, auxiliam a controlar a depressão e o isolamento social.
( ) Dentre as alterações físicas apresentadas pelos idosos, a incontinência urinária e a instabilidade postural são aquelas consideradas as de menor incidência.
( ) A prevenção da morbimortalidade por influenza e suas complicações é realizada por meio da imunização espe- cífica, realizada anualmente.
Marque a alternativa correta:
Antígeno p24: substância protéica que possui atividade antiviral e antitumoral;
Alfa – interferon: teste sanguíneo que mede a proteína do núcleo viral;
O período de janela depois da infecção por HIV para que o antígeno p24 do HIV – 1 forneça um resultado de exame positivo é de 2 meses;
A profilaxia pós – exposição de profissionais de saúde em resposta à exposição ao sangue ou líquidos corporais infectados por HIV é feita com até 72 horas após a exposição e com duração de 1 semana;
As precauções padronizadas para reduzir o risco de exposição adicional aplicam-se ao sangue, todos os líquidos corporais, secreções e excreções, exceto suor, quer contenham ou não sangue visível, pele não íntegra e mucosas.
Há dois anos, uma mulher de 62 anos de idade iniciou quadro de demência progressiva, sendo diagnosticada doença de Alzheimer. Atualmente, a paciente apresenta dificuldades para dormir, disfagia e incontinência. Devido à sua dependência para realizar atividades diárias, é cuidada pelos familiares em casa e irá receber a visita de uma enfermeira vinculada a um serviço de saúde domiciliar.
Levando em consideração a situação hipotética apresentada e as peculiaridades no cuidado domiciliar, julgue os itens a seguir.Para melhora da disfunção vesical, a enfermeira deve ensinar à própria paciente a técnica do autocateterismo intermitente, mostrando-lhe a necessidade de se esvaziar a bexiga periodicamente e a de se empregar técnica asséptica rigorosa.
As terapias alternativas para o tratamento do paciente com AIDS podem ser divididas em:
Terapias espirituais ou psicológicas;
Terapia nutricional;
Terapias medicamentosas e biológicas;
Tratamento com forças físicas e aparelhos;
Todas as alternativas estão corretas.
A regra básica do atendimento, conhecida como o ABC da assistência de emergência, prioriza três ações, que são
avaliar o nível de consciência; manter as vias aéreas desobstruídas; e preservar a respiração e a circulação.
manter as vias aéreas permeáveis para preservar a respiração; controlar a permeabilidade capilar; e combater o bigeminismo.
controlar a perfusão tissular; combater a rinorréia; e preservar a respiração.
preservar a freqüência cardíaca e o ritmo respiratório; combater o lentigo e a hipovolemia; e tratar os traumas múltiplos.
avaliar o nível de consciência pela escala de Glasgow; controlar a intermação; e tratar os traumas de extremidades.
Uma lactente deu entrada em um hospital apresentando sinais e sintomas de insuficiência cardíaca congestiva. A mãe relatou que há 1 mês teve início quadro de taquipnéia, cianose e tosse após as mamadas e o choro. Antes desse período, a criança não tinha qualquer problema.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, no que diz respeito às medidas gerais a serem adotadas no cuidado da criança.
A criança deve ser mantida em posição de decúbito dorsal a fim de reduzir a congestão pulmonar.
Com relação as situações especiais na Hanseníase, marque V ou F, caso a alternativa seja verdadeira ou falsa:
( ) É comum que os primeiros sinais de hanseníase, em uma pessoa já infectada, apareçam durante a gravidez e no puerpério;
( ) A gravidez e o aleitamento materno contra-indicam a administração dos esquemas de tratamento poliquimioterápico da hanseníase;
( ) Na vigência de tuberculose e hanseníase, a rifampicina deve ser administrada na dose requerida para tratar tuberculose, ou seja, 600mg/dia;
( ) A rifampicina na dose utilizada para tratamento da hanseníase (600mg/mês) não interfere nos inibidores de protease utilizados no tratamento de pacientes com aids.
F, F, V, V;
V, F, F, F;
F, V, V, F;
V, V, V, V;
V, F, V, V.
Durante o transporte do paciente com traumatismo torácico, o frasco de drenagem torácica quebra-se acidentalmente. A primeira conduta a ser tomada é
retirar o dreno da cavidade pleural.
solicitar ao paciente para inspirar profundamente e expirar superficialmente.
providenciar a troca do frasco.
pinçar a extensão ou o dreno torácico.
elevar o dreno em nível mais alto do que o tórax do paciente.
Uma lactente deu entrada em um hospital apresentando sinais e sintomas de insuficiência cardíaca congestiva. A mãe relatou que há 1 mês teve início quadro de taquipnéia, cianose e tosse após as mamadas e o choro. Antes desse período, a criança não tinha qualquer problema.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens seguintes, no que diz respeito às medidas gerais a serem adotadas no cuidado da criança.
Nesse caso, a oxigenoterapia é contra-indicada, pois a criança apresenta cianose após as mamadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...