Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 46 anos de idade, fumante, internado para tratamento de hipertensão e diabetes, queixava-se de cefaléia moderada e dificuldades visuais e urinárias. Diabético há 5 anos, era insulino-dependente e já esteve internado por três vezes devido a episódios de hiperglicemia. Na atual internação, queixava-se de mal-estar geral, febre e dor ao urinar, chegando a apresentar perda de consciência. Na admissão, antes de se iniciar o tratamento com anti-hipertensivos, a pressão arterial era de 150 mmHg × 90 mmHg, a freqüência respiratória, de 30 movimentos por minuto, a freqüência cardíaca, de 105 batimentos por minuto e a temperatura axilar, de 37,7 ºC.
Considerando o caso clínico hipotético descrito, julgue os itens subseqüentes acerca da assistência de enfermagem a ser instituída.
Como o tabagismo é um fator de risco que predispõe e agrava as doenças apresentadas pelo paciente, as intervenções de enfermagem devem-se direcionar também para orientação no sentido de redução ou abolição do fumo.
Em relação aos fatores de risco na gravidez, é correto afirmar que:
I- As características individuais e condições sóciodemográficas desfavoráveis são: idade menor que 17 anos e maior que 35 anos e peso menor que 45 kg e maior que 75 kg.
II- História reprodutiva anterior de recém-nascidos com crescimento retardado, pré-termo ou malformado.
III- Doença obstétrica na gravidez atual de ganho ponderal inadequado.
IV- Intercorrências clínicas de Cardiopatias, Pneumopatias, Nefropatias e doenças infecciosas.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A residência onde habita uma família que tem idosos na sua composição deve ser organizada de forma a diminuir ou neutralizar os riscos para a sua saúde, dentre os quais se encontram situações que podem ser modificadas sem prejuízo do conforto e mobilidade do idoso e demais moradores, como a
substituição de todo o piso por material cerâmico antiderrapante.
retirada de carpetes e passadeiras dos ambientes de circulação.
colocação de corrimão ao longo dos dois lados das escadas.
distribuição de abajures pelos corredores para melhor iluminação.
instalação de portas de vai-e-vem em todos os ambientes internos.
Distúrbios de ansiedade são problemas psiquiátricos comuns e estão entre os que mais geram transtornos aos pacientes. Em relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
Utilizada para lidar com a ansiedade branda, a racionalização é um mecanismo de defesa do ego que se caracteriza por oferecer uma explicação socialmente aceitável para sentimentos ou comportamentos inaceitáveis.
Visando a biossegurança nas ações de enfermagem em quimioterapia antineoplásica, o profissional deve aplicar as normas contidas na NR 32 de 2005:
I. avaliar os equipamentos de proteção individual diariamente quanto ao estado de conservação e segurança;
II. preparar os medicamentos na sala de medicação das enfermarias, atentando para que o local esteja limpo, seco e isolado por biombos;
III. lavar com água e sabão as suas jóias e bijuterias, ao final de cada plantão.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
De acordo com a classificação das formas clínicas de Hanseníase, a alternativa correta é:
I - Indeterminada - Placas eritematosas, eritemato - hipocrômicas, bem delimitadas, hipo ou anestésicas, com comprometimento de tronco nervoso. Baciloscopia negativa.
II - Tuberculóide - Áreas de hipo ou anestesia, parestesias, manchas hipocrômicas e/ou eritematohipocrômicas, com ou sem diminuição da sudorese e rarefação de pêlos. Baciloscopia negativa.
III - Dimorfa - Lesões pré-foveolares (eritematosas planas com o centro claro). Lesões foveolares (eritematopigmentares de tonalidade ferruginosa ou pardacenta), apresentando alterações de sensibiliade. Baciloscopia positiva.
IV - Virchowiana - Eritema e infiltração difusos, placas eritematosas infiltradas e de bordas mal definidas, tubérculos e nódulos, madarose, lesões das mucosas,com alteração de sensibilidade. Baciloscopia positiva.
I e IV estão corretas;
II e IV estão corretas;
I e III estão corretas;
II e III estão corretas;
III e IV estão corretas.
Durante a realização das manobras de RCP em adultos, a proporção entre ventilação e compressão torácica para um ou dois socorristas é:
1 ventilação para 5 compressões.
1 ventilação para 15 compressões.
2 ventilações para 5 compressões.
2 ventilações para 15 compressões.
2 ventilações para 30 compressões.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
A Escala de Glasgow para o coma apresenta marcos comparativos da evolução do cliente, tanto na avaliação de melhora como na piora da situação do Sistema Nervoso Central. Possui parâmetros de avaliação como: abertura ocular, melhor resposta verbal e melhor resposta motora. Assim, é correto afirmar:
O Traumatismo Crânio-encefálico (TCE) moderado apresenta escores de 08 a 13 na Escala de Coma de Glasgow.
O item de avaliação: melhor resposta motora, varia de 01 a 06, sabendo-que, no caso do cliente localizar a dor, alcança o escore 5 e, no caso de apresentar descerebração (extensão anormal), o escore 3.
A melhor abertura ocular é atribuída ao cliente com olhos abertos espontaneamente, atribuindose escore 4, enquanto que a abertura ocular sob estímulo doloroso alcança o escore 3.
A Escala de Glasgow não exclui a anotação de outras informações vitais no manejo de paciente com doença neurológica como: funcionamento neurológico assimétrico; anormalidades do tamanho pupilar e reatividade; o grau de esforço para elicitar uma dada resposta e distúrbios da linguagem.
Um homem de 59 anos de idade, com diagnóstico de câncer, iniciou quadro de dificuldade respiratória, sendo diagnosticada tromboembolia pulmonar (TEP). Realizou-se, nesse paciente, o teste do D-dímero (ou dímero-D).
Julgue os itens a seguir com base nos sinais e sintomas esperados para esse paciente hipotético e na assistência de enfermagem que deve ser dispensada a ele.
Nessa situação, o tratamento de enfermagem deve envolver o monitoramento da terapia trombolítica, o alívio da ansiedade e o controle da terapia com oxigênio.
No processo de esterilização de materiais por vapor saturado sob pressão na autoclave, alguns cuidados básicos devem ser observados. Um deles é
secar na estufa os pacotes retirados úmidos da autoclave.
apoiar os pacotes nas paredes da autoclave.
resfriar os pacotes quentes colocando-os sobre superfície fria.
não utilizar 100 (cem)% do espaço do aparelho.
realizar um ciclo de esterilização na autoclave vazia, após a última esterilização do dia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...