Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Psicologia aplicada à enfermagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, que tratam dos mecanismos de defesa do ego.
Os mecanismos de defesa ajudam os indivíduos a se protegerem de algumas ansiedades e das exigências impostas pelo meio.
Em relação às características das hepatites virais é correto afirmar que a
A pode ser fulminante em 20% dos casos, tem transmissão fecal oral e período de incubação de até 90 dias.
B tem transmissão percutânea, o doente pode desenvolver um estado de portador crônico e nos casos de icterícia acentuada há colestase associada.
C tem transmissão sexual e pelo leite materno, pode ser diagnosticada com a pesquisa de anticorpos por testes de ensaio imunoenzimático (Elisa), e os marcadores anti-VHC estão presentes apenas na fase pré-ictérica.
A e C não desenvolvem o estado de portador crônico, impedem a doação de sangue, e os anticorpos da classe IgM podem persistir por até 6 meses após a infecção.
B e C podem evoluir para fulminante em 30% dos casos. Ambas têm transmissão parenteral e podem ser prevenidas com vacinação no primeiro ano de vida.
Nas ações educativas e preventivas, o enfermeiro do trabalho deve orientar o digitador a
usar apoio no teclado e no mouse para facilitar o alinhamento dos punhos; limitar a 1.000 toques por hora a velocidade da digitação; fazer pausa de 5 minutos a cada 50 minutos na jornada de 2 horas.
manter a iluminação fosca para evitar reflexos e sombras; fazer pausa de 5 minutos a cada 50 minutos na jornada de 2 horas.
manter a iluminação difusa e instalada de forma a evitar reflexos e sombras; limitar a 5.000 toques por hora a velocidade da digitação.
dispor o teclado e o documento a ser digitado de forma a facilitar o foco, evitando o cansaço visual; fazer pausa de 10 minutos a cada 50 minutos na jornada de 8 horas.
usar apoio do teclado e do mouse para facilitar o alinhamento dos punhos; limitar a 8.000 toques por hora a velocidade da digitação; fazer pausa de 10 minutos a cada 50 minutos na jornada de 6 horas.
Considerando a situação hipotética apresentada e aspectos do
processo de enfermagem, julgue os itens a seguir.
A última etapa do processo de enfermagem, que é o de implementação, permitirá, no caso em exame, o registro do alcance dos resultados, como, por exemplo, o de melhora nos padrões respiratório e cardíaco do paciente.
Com relação aos diagnósticos de enfermagem versus problemas colaborativos descritos por Carpenito (2005), é CORRETO afirmar que
as intervenções prescritas pelo enfermeiro previnem, tratam e monitoram os diagnósticos de enfermagem.
os problemas colaborativos requerem intervenções que só devem ser prescritas pelo médico.
os diagnósticos de enfermagem proporcionam a base para a escolha das intervenções de enfermagem, visando o alcance de resultados pelos quais tanto o enfermeiro quanto o médico são responsáveis.
o enfermeiro controla os problemas colaborativos usando intervenções estritamente prescritas pelo médico, com vistas a minimização de complicações clínicas para o paciente.
Enfermagem - Psicologia aplicada à enfermagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Ao cuidar de pacientes que apresentam delírio, os profissionais de enfermagem devem
avaliar se o cliente entende o que lhe está sendo dito.
Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica
e a hemorrágica podem levar a pessoa à morte. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 35% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério da Saúde é que esse número seja reduzido a menos de 5%.
e a hemorrágica são causadas pelo mesmo vírus. Porém, a clássica pelos sorotipos DEN-1, DEN-2 e a hemorrágica pelos DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles confere proteção permanente para o outro sorotipo.
apresenta os mesmos sintomas da hemorrágica com exceção da presença de sangramento pelo nariz, boca e gengivas freqüentes na dengue hemorrágica.
apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento e ocasionalmente choque.
diferencia-se da hemorragia pela forma de transmissão e pela gravidade do quadro ocasionada pela menor virulência do agente etiológico.
No teste de visão ocupacional, os vários instrumentos como a tabela de Ishihara e os cartões de Jaeger são utilizados, respectivamente, nas avaliações de
distinção de cores e acuidade visual.
percepção de profundidade e distinção de cores.
foria lateral e foria vertical.
percepção de profundidade e distinção de cores.
acuidade visual e foria vertical.
Qual o gotejamento necessário para correr uma solução de 540 ml em 4 horas em equipo de gotas?
70 gotas por minuto.
65 gotas por minuto.
45 gotas por minuto.
135 gotas por minuto.
Um homem de 40 anos de idade deu entrada em um pronto-socorro com uma ferida torácica e quadro de pneumotórax traumático seguido de angústia respiratória aguda.
Considerando a sintomatologia do paciente nessa situação hipotética e os procedimentos adequados em enfermagem, julgue os itens que se seguem.Nessa situação, o pneumotórax por tensão é o que menos riscos poderia trazer ao paciente, visto que causaria um discreto deslocamento do pulmão afetado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...