Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um homem de 38 anos de idade deu entrada no prontosocorro de um hospital para tratamento de uma pneumonia e apresentou, durante a internação, quadro de síndrome de abstinência de álcool. Foram observados sinais e sintomas de abstinência grave. Assinale a opção em que os sintomas apresentados não são característicos do caso descrito.

  • A.

    hiperatividade autonômica e alucinações

  • B.

    tremor nas mãos e insônia

  • C.

    alucinações visuais, auditivas ou táteis transitórias

  • D.

    bradicardia e hipotensão sistólica

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao Programa Nacional de Imunização.

A ocorrência de febre após a administração de uma vacina constitui contra-indicação à dose subseqüente da vacina.

  • C. Certo
  • E. Errado

A prática asséptica envolve medidas de controle da infecção ligadas à assepsia cirúrgica e à assepsia clínica. Assinale a opção correta acerca desse tema.

  • A.

    A assepsia cirúrgica deve ser empregada em todas as situações no ambiente hospitalar, por ser mais importante que a assepsia clínica, uma vez que se busca o princípio da técnica estéril.

  • B.

    O procedimento de lavagem das mãos para a assepsia clínica deve ser o mesmo para a assepsia cirúrgica, a fim de se garantir a retirada da flora transitória da pele.

  • C.

    A limpeza de materiais deve preceder aos processos de desinfecção ou esterilização.

  • D.

    Na preparação da pele durante a assepsia cirúrgica, a ação mecânica da escovação e a presença de soluções químicas podem promover a esterilização da região.

  • E.

    As luvas estéreis são obrigatórias para todos os procedimentos invasivos e devem ser removidas observandose a mesma técnica de colocação delas, em que se toca apenas a borda interna do punho de cada uma.

Com relação à sintomatologia relativa à suspeita de apendicite aguda em uma criança de 5 anos de idade, assinale a opção correta.

  • A.

    dor abdominal intensa, em cólica, com contração antálgica dos membros inferiores e prolapso de invaginação intestinal através do ânus

  • B.

    dor em região periumbilical, associada a vômitos, que evolui para dor localizada em fossa ilíaca direita

  • C.

    icterícia, elevação de enzimas hepáticas e anorexia

  • D.

    abdome globoso, macicez móvel e sinal de piparote positivo

       Um paciente de 42 anos de idade submeteu-se a cirurgia para retirada de um tumor originado nas células da medula de supra-renal. No quarto dia de pós-operatório, esse paciente faleceu.

Considerando essa situação hipotética e aspectos de anatomia e fisiologia, assinale a opção correta acerca das glândulas supra-renais.

  • A.

    Essas glândulas localizam-se na região do diencéfalo.

  • B.

    O córtex da supra-renal produz e libera catecolaminas, que são responsáveis por diminuir a taxa metabólica basal.

  • C.

    A atividade secretora da medula da supra-renal está intimamente ligada à do sistema nervoso autônomo.

  • D.

    É correto afirmar que, na situação descrita, o tumor provocou diminuição na produção de tiroxina.

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao Programa Nacional de Imunização.

O esquema de administração de vacina anti-rábica, após contato com o vírus, depende da natureza da agressão e das condições do animal agressor, podendo corresponder a, no máximo, sete doses e dois reforços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Que orientação preventiva deve ser feita a mulheres em idade fértil tratando de Tuberculose com Rifampicina e em uso de contraceptivo oral:

  • A.

    verificação de PA de 7/7dias até o final do tratamento

  • B.

    uso de outro contraceptivo até o final do tratamento

  • C.

    avaliação de circulação perférica de 30/30 dias até 6 meses de tratamento

  • D.

    hemograma completo de 4/4meses até 3 meses do tratamento

  • E.

    exame preventivo ginecológico de 3/3meses até o final do tratamento

Um homem de 68 anos de idade deu entrada em um prontosocorro com quadro de insuficiência renal aguda. O paciente apresenta-se letárgico com a pele e mucosas secas. Estão também presentes náuseas e vômitos. O débito urinário encontra-se inferior a 400 mL nas 24 horas e a densidade urinária encontra-se baixa. Os níveis séricos de uréia e creatinina encontram-se elevados. A gasometria arterial mostra uma acidose metabólica progressiva.

Considerando o cuidado de enfermagem, assinale a opção que apresenta conduta mais adequada nessa situação.

  • A.

    Recomendar que o paciente faça respirações superficiais e evite a tosse ou a mudança de posição.

  • B.

    Administrar antitérmicos prescritos somente quando a temperatura exceder 38 ºC.

  • C.

    Instalar sonda vesical de demora e realizar irrigação vesical.

  • D.

    Monitorar com precisão a função cardíaca do paciente para sinais de hipercalemia.

O músculo diafragma está localizado

  • A.

    entre as vértebras torácicas.

  • B.

    entre a apófise frontal do maxilar e o nariz.

  • C.

    na fossa ilíaca.

  • D.

    entre as cavidades torácica e abdominal.

Em 2002, após várias tentativas de erradicação da dengue, o Ministério da Saúde implantou o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Havia, principalmente, a preocupação com a introdução de um sorotipo que prenunciava elevado risco de epidemias de dengue e de aumento dos casos de febre hemorrágica. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

A dengue é causada por um vírus que possui quatro sorotipos e a infecção por um deles confere imunidade permanente para todos os outros.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...