Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Calcule a dosagem de dobutamina para um recémnascido pesando 1750g, com diagnóstico médico de hipoplasia de ventrículo esquerdo, de acordo com a seguinte prescrição: 1,0 ml de dobutamina (12,5mg/ ml) + 3,8 ml de soro isiológico 0,9% com velocidade de infusão de 0,2 ml/h em 24h.
Assinale a opção correta, no que se refere à assistência de enfermagem a pacientes submetidos a estudos hemodinâmicos.
A maior parte dos procedimentos com angioplastias, com ou sem stents, são realizadas com anestesia geral.
O curativo compressivo tem a função de auxiliar na hemostasia após retirada do cateter, evitar o aparecimento de infecção e promover a cicatrização e segurança do paciente.
Na sala de recuperação, se a punção for femoral, o membro deve ser mobilizado, a fim de se evitar fenômenos trombóticos, devendo sempre checar o pulso periférico e a temperatura.
A alta do setor de hemodinâmica ocorre depois de 4 a 5 horas de repouso no leito pós-procedimento e independe de avaliação médica ou de enfermagem.
A retirada do curativo deve ocorrer após 24 horas e a retirada dos pontos, após 10 dias, independentemente do local da punção.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de triagem e classificação de risco nos departamentos de emergência, julgue os itens a seguir.
A principal finalidade da triagem é diminuir os riscos de morte evitáveis. Por meio da triagem, evita-se que o paciente entre em contato com os porteiros ou com funcionários não qualificados, e também é possível estabelecer a ordem de chegada como critério clínico para o atendimento do paciente.
Segundo Nardi & Bueno (2000), sabemos que os transtornos de ansiedade coniguram-se como sendo uma situação psíquica com existência de sofrimento(s), sem quebra de vínculo com a realidade, sendo um subtipo desse transtorno:
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A obstrução das vias aéreas ocorre em situações em que há um bloqueio total ou parcial na passagem do fluxo de ar até os alvéolos pulmonares. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
Para desobstrução de via aérea obstruída por corpo estranho em lactentes irresponsivos, devem-se realizar dez compressões torácicas, seguidas de dez golpes nas costas.
Se um indivíduo adulto ficar inconsciente, em decorrência de obstrução das vias aéreas por corpo estranho, o profissional da saúde deve checar seus pulsos e iniciar, imediatamente, a ressuscitação cardiopulmonar.
Estando a vítima com obstrução grave das vias aéreas por corpo estranho consciente, pode-se utilizar a manobra de Heimlich, com o objetivo de criar uma tosse artificial e provocar a expulsão do corpo estranho.
A obstrução das vias aéreas pode decorrer de causas intrínsecas como aspiração de alimentos, conhecida como broncoaspiração.
Os sinais clássicos de obstruções de vias aéreas leves incluem tosse silenciosa, cianose e incapacidade de falar.
Em relação ao uso da epinefrina no recémnascido, assinale a alternativa correta.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de triagem e classificação de risco nos departamentos de emergência, julgue os itens a seguir.
Sinais vitais, saturação de oxigênio, escala de dor e glicemia capilar são critérios utilizados pelo departamento de triagem na emergência.
Sobre a Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente com Asma, leia as seguintes assertivas:
I. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, caracterizada por hiperresponsividade brônquica e obstrução variável do fluxo de ar, reversível espontaneamente ou com tratamento. Manifestase clinicamente por episódios recorrentes de dispneia, sibilância e tosse, particularmente à noite e pela manhã, ao acordar.
II. Estima-se que a prevalência média no Brasil entre crianças e adolescentes seja de 45%.
III. Em um episódio de crise asmática, é natural que o usuário se encontre angustiado. As melhores alternativas para tranquilizá-lo são atendimento rápido e atenção da equipe de saúde, principalmente de enfermagem. Caso a crise persista, o usuário deverá ser sedado, diminuindo, com isto, a angústia respiratória.
IV. O tratamento da crise de asma tem como objetivos: prevenir morte, restaurar a melhor condição clínica possível ao paciente, manter a melhor função pulmonar possível e prevenir a recorrência dos sintomas, tratando a inflamação.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas IV.
Apenas II e III.
Apenas I, II e IV.
É correto airmar que a Clínica Ampliada, é segundo o MS (2008):
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A parada cardiorrespiratória (PCR) pode ser ocasionada por diversos mecanismos que perturbam a homeostase do sistema condutor cardíaco. Na ocorrência de PCR, a realização imediata de reanimação cardiopulmonar (RCP) contribui sensivelmente para o aumento das taxas de sobrevivência das vítimas. No que se refere a esse tema, assinale a opção correta.
Se constatada a ausência do pulso carotídeo em vítima de PCR, devem-se iniciar imediatamente as compressões torácicas, sendo recomendado atualmente realizar vinte compressões torácicas com pausa para uma ventilação de resgate.
Para conseguir êxito na realização de RCP, o socorrista deve realizar uma frequência mínima de cem compressões por minuto, deprimindo o tórax com profundidade mínima de cinco centímetros e promovendo o alívio do tórax após cada compressão.
O suporte básico de vida compreende uma série de intervenções, englobando o acesso precoce, a desfibrilação precoce e o atendimento de suporte avançado precoce.
Os sinais premonitórios da PCR, como arritmia, hipotensão, fraqueza, dor torácica, dispneia e visão turva, estão sempre presentes e surgem até duas horas antes do evento terminal.
Na vigência de PCR, cujo diagnóstico deve ser confirmado laboratorialmente, a vítima torna-se irresponsiva, apneica e pode ou não ter pulso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...