Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Em relação aos sinais vitais e medidas antropométricas, assinale a alternativa correta:
O pulso apical é a verificação da frequência e ritmo cardíaco na artéria carótida, tendo como finalidade a confirmação dos valores encontrados na artéria radial.
Antes de iniciar o procedimento, a balança deve ser zerada e calibrada e o paciente não precisa retirar a roupa e/ou sapatos durante a pesagem para preservar sua privacidade e respeitar as regras da humanização.
A temperatura retal é geralmente 0,5ºC acima da temperatura axilar e oral.
Para verificação da pressão arterial, a largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 80% da circunferência do braço e seu comprimento, envolver pelo menos 20% do braço.
Um trabalhador, que realiza tarefas de limpeza e manutenção de redes de esgoto, sofreu exposição acidental a inseticidas organofosforados durante o trabalho, iniciando quadro clínico de intoxicação. As manifestações agudas da intoxicação por organofosforados se caracterizam por:
Com relação à central de material e esterilização (CME) e aos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens seguintes.
Na CME, deve-se realizar a monitorização dos indicadores de efetividade dos desinfetantes.
A leishmaniose é considerada uma das seis endemias mais importantes no mundo. Sua associação a indivíduos portadores do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) é recente, mas tem representado um dos problemas mais importantes da atualidade. A respeito da coinfecção Leishmania-HIV, julgue os próximos itens.
A reação intradérmica de Montenegro é o método mais indicado para o diagnóstico de leishmaniose visceral em pacientes com AIDS.
Acerca da atuação do técnico de enfermagem na assistência ao paciente com distúrbios digestivos, assinale a opção correta.
Como comprometimento hepático grandes quantidades de líquido rico em bilirrubina podem acumular-se na cavidade peritoneal, como no caso da ascite.
Medir e registrar o pulso, a respiração e a pressão arterial do paciente são procedimentos de enfermagem realizados antes da biópsia hepática.
A biópsia hepática consiste na remoção de uma pequena quantidade de tecido hepático, geralmente por meio de endoscopia digestiva alta.
Quando a concentração de bilirrubina no sangue está anormalmente elevada, todos os tecidos do corpo, inclusive as escleras e a pele, tornam-se avermelhados ou azulados, condição chamada de icterícia.
A paracentese é a remoção de líquido (ascite) da cavidade torácica por meio de uma pequena incisão cirúrgica ou punção feita através da parede do tórax em condições estéreis.
Um exame físico completo no recém-nascido deve ser realizado na primeira consulta de puericultura. É consenso que o exame físico e seus achados devem ser descritos e compartilhados com os pais, como forma de facilitar-lhes a percepção das necessidades do bebê. A respeito do exame físico no recém-nascido, assinale a opção correta.
O perímetro cefálico com medidas acima ou abaixo de dois desvios-padrão (< !2 ou > +2 escores z) pode estar relacionado a doenças neurológicas, como microcefalia (de causa genética ou ambiental) e hidrocefalia, o que exige, portanto, melhor avaliação e encaminhamento.
Secreção purulenta nos olhos evidencia conjuntivite e é importante descartar a infecção por gonococo, clamídia ou por vírus da herpes. A conduta correta é aguardar quarenta e oito horas para verificar a involução do quadro.
Se o abdome estiver dilatado, o achado pode sugerir presença de líquido, distensão gasosa, visceromegalias e, se o abdome estiver escavado, isso pode indicar obstrução ou perfuração abdominal.
Deve-se examinar as fontanelas: a fontanela anterior mede cerca de 0,5 cm, tem forma losangular, fecha-se do nono ao décimo oitavo mês e não deve estar fechada no momento do nascimento. A fontanela posterior é triangular, mede de 1 cm a 4 cm e fecha-se até o segundo mês.
O exame da flexibilidade do pé ajuda na diferenciação, sendo desnecessário encaminhar a criança ao ortopedista.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Em relação a anatomia e a fisiologia da pele, assinale a alternativa correta:
A hipoderme é uma camada constituída basicamente de queratina e colágeno.
A pele é o menor orgão do corpo humano, com uma espessura menor que 0,1 mm e uma surpefície aproximada de 1 m2.
A pele é composta por duas camadas: uma profunda, chamada hipoderme; e outra superficial, chamada epiderme, sendo que as duas camadas formam a derme.
A pele mantém a integridade da superfície corporal pela migração e pela descamação, podendo recuperar a superfície das feridas pela intensificação dos mecanismos normais de reposição celular.
Homem, técnico de manutenção de máquinas e automóveis de uma empresa de água e esgoto, foi atendido pelo Médico do Trabalho com quadro de cólica abdominal, anemia, vômitos e fraqueza. Durante a avaliação médica, é importante descartar intoxicação por:
Com relação à central de material e esterilização (CME) e aos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens seguintes.
Os produtos para a saúde utilizados na assistência ventilatória e inalatória devem ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida que utilizam saneantes à base de aldeídos.
A leishmaniose é considerada uma das seis endemias mais importantes no mundo. Sua associação a indivíduos portadores do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) é recente, mas tem representado um dos problemas mais importantes da atualidade. A respeito da coinfecção Leishmania-HIV, julgue os próximos itens.
O tratamento da coinfecção HIV-Leishmania é exclusivo para o caso, uma vez que o tratamento convencional com desoxicolato de anfotericina B, utilizado em pacientes imunocompetentes, não é suficiente para obter bons resultados nas formas visceral e tegumentar da doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...