Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do controle de infecção hospitalar, julgue os itens que se seguem.
Limpeza é a remoção de sujidade exclusivamente inorgânica, com redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, mediante o uso de água, desinfetantes, produtos e acessórios de limpeza.
Texto para as questões 53 e 54
Um paciente de trinta e dois anos de idade, residente em um município do Espírito Santo, recebe atendimento da estratégia Saúde da Família em virtude de uma lesão medular completa decorrente de ferimento de arma de fogo há cerca de um ano. Porém, o paciente vem apresentando resistência ao atendimento da estratégia Saúde da Família para dar continuidade ao processo de reabilitação e educação em saúde, pois considera o atendimento hospitalar mais seguro e acolhedor. Com um quadro de incontinência urinária e anal e início de uma úlcera por pressão em região trocanteriana, o paciente recusou-se, nas cinco últimas visitas que recebeu da equipe do programa Saúde da Família, a realizar o autocateterismo vesical, preferindo trocar seu curativo da forma como aprendeu no hospital. O paciente verbalizou não confiar na equipe da estratégia Saúde da Família, pois sabe que a equipe tem se queixado para sua mãe sobre seu comportamento e isso tem intensificado os conflitos com sua família.Ainda considerando o caso clínico apresentado, assinale a opção correta.
Considerando as queixas do paciente, os gestores municipais deverão encaminhar o paciente para o programa Saúde da Família do Estado.
A atuação da equipe da estratégia Saúde da Família requer a integração de diversos saberes, de modo a compartilhar responsabilidades na relação terapêutica em processo de desenvolvimento com o paciente ao longo do tempo, buscando eficácia e resolutividade do cuidado em saúde.
Os conselheiros de saúde deverão ser comunicados sobre a recusa de atendimento e deverão realizar uma visita domiciliar na ausência do paciente.
A equipe deve esclarecer para o paciente que, na fase em que ele está, seu atendimento consistirá apenas na atenção básica, considerando o seu processo de reabilitação.
Os problemas apresentados na relação da estratégia Saúde da Família com o paciente podem ser considerados de natureza simples, uma vez que, no âmbito da atenção básica, o retorno só deverá ser agendado se o mesmo demandar um procedimento autorizado pela família.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
A via Intradérmica é utilizada para auxílio diagnóstico, verificação da sensibilidade a alérgenos e reações de hipersensibilidade. Para essa técnica é correto afirmar que:
O volume máximo a ser administrado é de 0,5 ml, com agulha pequena e fina (10x5mm ou 15x5mm) e a técnica compreende distender a pele do local de aplicação, introduzindo o bisel da agulha para cima, fazendo com que seja visível a penetração da mesma superficialmente na pele.
O volume máximo a ser administrado é de 2,0 ml, com agulha pequena e fina (20x5mm ou 15x5mm) e a técnica compreende aplicar com angulação à 90º.
O volume máximo a ser administrado é de 1,5 ml, com agulha pequena e fina (2x5mm ou 5x5mm) e a técnica compreende aplicar com angulação à 30º.
O volume máximo a ser administrado é de 4 ml, com agulha pequena e fina (25x5mm ou 20x5mm) e a técnica compreende aplicar com angulação à 15º.
Acerca do controle de infecção hospitalar, julgue os itens que se seguem.
A desinfecção de alto nível é o processo físico ou químico que destrói microbactérias e fungos presentes em artigos semicríticos. No entanto, esse tipo de desinfecção não destrói um número elevado de esporos bacterianos.
O acidente vascular cerebral é uma situação de emergência cujo principal fator de risco é a hipertensão arterial. Nesse caso, o principal cuidado de enfermagem é manter o paciente em hipertermia com colcha térmica, pois a normotermia ou hipotermia pode exacerbar a lesão neurológica.
O automonitoramento residencial da pressão arterial de pacientes hipertensos ou com suspeita de hipertensão está expressamente contraindicado por conta do fator de risco estresse.
A correta medida da pressão arterial pressupõe um adequado preparo do paciente. Deve-se assegurar que o paciente tenha esvaziado a bexiga, não tenha praticado exercício físico há menos de uma hora e não tenha ingerido bebidas estimulantes ou fumado nos trinta minutos anteriores à realização do procedimento. Em seguida, o paciente deverá ser posicionado adequadamente e mantido em repouso por pelo menos cinco minutos antes da realização do procedimento de medição da pressão arterial.
Na fase aguda de ocorrência de acidente vascular cerebral associado à hipertensão grave, a redução da pressão arterial deverá ocorrer abruptamente para prevenir maiores complicações ou sequelas.
O ibuprofeno, comprimido de 200 mg ou suspensão oral 20 mg/mL, é um dos anti-hipertensivos distribuídos na farmácia popular ao paciente hipertenso que apresente documento de identidade com foto e prescrição médica devidamente preenchida.
Analise as quatro situações hipotéticas referentes ao preparo e administração de 100.000 UI (Unidades Internacionais) de benzilpenicilina procaína + benzilpenicilina potássica.
I. Utilizar frasco contendo 400.000 UI de benzilpenicilina procaína e potássica, injetar 8 mL de diluente, aspirar 2,5 mL da solução e aplicar no paciente esse volume. II. Após a reconstituição, armazenar o medicamento no congelador em temperatura variando de −2 a + 2 ºC (menos dois a mais dois graus Celsius). III. Averiguar com o paciente e/ou familiar, previamente à administração, história de hipersensibilidade à penicilina. IV. Administrar o medicamento diluído em 100 mL de soro glicosado a 5% por via intravenosa, em veia de grosso calibre. Está correto o que consta APENAS emIII.
II e III.
I e III.
II, III e IV.
III e IV.
Com relação às doenças relacionadas ao trabalho, julgue os itens seguintes.
Os relatos dos trabalhadores que apresentam queixas relativas à sua saúde, geralmente atribuídas aos métodos e aos produtos usados no seu trabalho, auxiliam os médicos a determinar os diagnósticos de diversas doenças relacionadas ao trabalho.
Sob a supervisão do enfermeiro, a prática do técnico em enfermagem em terapia intensiva em procedimentos de infusão de soluções e manipulação de cateteres de longa permanência deverá proporcionar a segurança dos pacientes internados, a eficácia da terapia e prevenir a ocorrência da incompatibilidade ou perda da estabilidade de medicamentos e soluções e outras complicações. De acordo com as orientações para a realização desses procedimentos, o técnico em enfermagem deve
evitar usar vias de infusão diferentes na vigência de associação de medicamentos de compatibilidade desconhecida ou duvidosa.
infundir rapidamente o medicamento no paciente, objetivando a melhor absorção deste e a permeabilidade da via de acesso venoso.
consultar o enfermeiro, o médico ou o farmacêutico sempre que houver dúvidas em relação os efeitos indesejados ou compatibilidade dos medicamentos prescritos.
aprazar todos os medicamentos contidos na prescrição médica no mesmo horário de administração.
diluir os vários medicamentos prescritos pelo médico na mesma solução ou seringa, objetivando racionalizar o processo de trabalho e evitar desperdícios de seringas, luvas ou outros insumos necessários ao preparo.
Um paciente está sendo internado para administração de radiofármaco. Atendendo as recomendações da NR (Norma Regulamentadora) 32, sobre segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, o quarto destinado à internação desse cliente deve possuir, dentre outros,
sanitário privativo e acesso controlado.
biombo de material impermeável junto ao leito e paredes e pisos com cantos retos.
quarto e sanitário blindados.
paredes e pisos com cantos arredondados e sanitário blindado.
sinalização e quarto blindado.
No programa educativo sobre psicopatologia do trabalho, o enfermeiro esclarece que, segundo Carvalho, o apoio psicológico tornou-se necessário no tratamento de lesões por esforços repetitivos, principalmente aos trabalhadores que apresentam componente ansioso-depressivo, porque
essas lesões por esforços repetitivos, embora não sejam de notificação compulsória em rede de serviços sentinela, influenciam no vínculo empregatício do trabalhador.
a abordagem do sofrimento mental e dos aspectos psicossociais relacionados à patologia em questão é útil no processo reabilitacional.
a ocorrência de doença osteomuscular relacionada ao trabalho implica na perda de estabilidade no trabalho e na demissão por justa causa.
essas pessoas se sentem pressionadas para se recuperarem em longo período de tempo, embora não acarrete insegurança no retorno ao trabalho.
as atividades coletivas, do tipo terapia em grupo, com os portadores da lesão são contraindicadas, pois a socialização das dificuldades pessoais é fator impeditivo ao tratamento da doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...