Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o estatuto da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), 2005, a associação
congrega enfermeiro e técnico de enfermagem, estando vedada a participação de obstetriz e auxiliares de enfermagem.
congrega enfermeiros e estudantes de curso de graduação, estando vedada a participação dos demais profissionais de enfermagem.
congrega enfermeiros, obstetriz, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e estudantes de cursos de graduação e de educação profissional habilitação técnico de enfermagem.
tem caráter cultural, científico, político e de fiscalização do exercício profissional, com personalidade jurídica de direito privado.
tem como eixo ser uma entidade de classe representativa e um órgão reivindicatório em defesa das causas trabalhistas.
Cliente cardiopata é levado ao ambulatório sentado em cadeira de rodas e durante o transporte apresenta um aparente desmaio, suspeitando-se de parada cardiorrespiratória (PCR). Conforme as diretrizes da American Heart Association/2010, a sequência na identificação da PCR é feita, constatando-se a
não responsividade, respiração ausente ou anormal (gasping) e ausência de pulso palpável em até 10 segundos.
fibrilação ventricular por meio da monitorização cardíaca, hipoxemia e ausência de pulso braquial.
taquipneia, não responsividade e bradiarritmia por meio do desfibrilador externo automático.
ausência de batimentos cardíacos por meio de desfibrilador externo, abertura de vias aéreas e ventilação do tipo Biot.
ausência de pulso braquial em até 2 minutos, dispneia e presença de AESP.
A respeito da gasometria arterial, exame por meio do qual se avalia a função respiratória com base em medições do pH sanguíneo e das pressões arteriais de oxigênio e dióxido de carbono, julgue os itens a seguir.
O paciente cujo exame de gasometria arterial apresente pH = 7,31; PaCO2 = 50 mmHg; PaO2 = 90 mmHg; e − = 27 mEq/L encontra-se em estado de alcalose 3 HCO respiratória.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A principal recomendação na orientação ao idoso, que necessita da prática de exercícios físicos de resistência ou treinamento da força muscular, é
manter prática corporal de alto impacto e com períodos de longa duração para reverter a perda de massa muscular.
ingerir menor quantidade de líquidos na vigência de baixa umidade para não agravar a sarcopenia.
tentar manter a respiração constante durante a execução do exercício para evitar a manobra de Valsalva.
realizar exercícios de força, com a respiração presa para aumentar a pressão arterial e prevenir hipotensão postural, em dias muito quentes.
executar os exercícios, rapidamente, para promover melhora no perfil lipídico e na utilização da glicose corporal.
Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, ao ser comunicado quanto a uma greve geral da categoria, o técnico de enfermagem tem como responsabilidade e dever
ausentar-se do trabalho, mesmo que não tenha substituto, pois é prioridade garantir os direitos reivindicatórios da categoria.
garantir a continuidade da assistência a saúde, assinando as ações de enfermagem que não executou, bem como permitir que as suas ações sejam assinadas por outro profissional.
garantir a segurança dos pacientes sob sua responsabilidade, colaborando com a transferência de pacientes graves com risco de morte, conforme a orientação do sindicato da categoria.
solicitar aos familiares e acompanhantes que colaborem com a assistência de enfermagem, executando procedimentos não invasivos, como banhos, curativos e administração de medicação.
garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, mesmo em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes da greve.
Funcionário da manutenção caiu da escada e encontra-se deitado no chão do tribunal, consciente, orientado, eupneico, apresentando parestesia e paralisia de membros superiores e inferiores. Quanto aos primeiros socorros no local, é prioritário realizar a
avaliação neurológica, providenciar radiografia e contenção dos membros inferiores e superiores para o transporte ao hospital mais próximo.
imobilização da vítima em cadeira de rodas, instalar oxigenioterapia e prevenção de hipotermia.
imobilização dos membros com tala gessada, instalar oxigenioterapia e acesso venoso calibroso.
avaliação de perfusão periférica, preparo do material para intubação endotraqueal e instalação de oximetria de pulso.
avaliação primária e instalação de colar cervical, providenciar transporte em prancha rígida.
A respeito da gasometria arterial, exame por meio do qual se avalia a função respiratória com base em medições do pH sanguíneo e das pressões arteriais de oxigênio e dióxido de carbono, julgue os itens a seguir.
Quando não for possível a obtenção de amostra de sangue arterial, poderá ser utilizada amostra de sangue venoso para a avaliação da oxigenação corporal. Nesse caso, os parâmetros a serem avaliados seguidos do intervalo dos valores normais para a amostra de sangue venoso são: pH: 7,33-7,41; PaCO2: 35-40 mmHg; HCO3− : 24-28 mEq/L.
Enfermagem - Saúde do Idoso - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Senhora de 75 anos relata ao enfermeiro que, embora possa caminhar até o jardim da casa, não vai mais até lá, por decisão dos familiares, em razão de diversas quedas que sofrera nesse local. Na avaliação funcional dessa senhora, a aplicação do instrumento da Medida de Independência Funcional permite constatar a presença de
capacidade funcional preservada e limitação no desempenho.
autonomia no desempenho e nas atividades instrumentais da vida diária.
presbiacusia aumentada e limitação no espectro de vida.
fenômeno crepuscular e desempenho preservado.
densidade óssea diminuída e limitação da capacidade funcional.
O técnico de enfermagem mostra ao enfermeiro uma lesão bolhosa por escaldo em toda palma da mão direita, devido a acidente domiciliar ocorrido neste dia. Para assegurar a saúde desse trabalhador, o enfermeiro deve
realizar o curativo e liberá-lo para preparar medicamentos na unidade de trabalho.
encaminhá-lo para avaliação médica com retorno às atividades normais de trabalho após liberação médica.
solicitar que o técnico permaneça no trabalho, executando apenas tarefas administrativas.
encaminhar o trabalhador para a residência e aguardar a cicatrização espontânea da lesão.
preencher ficha de notificação de acidente de trabalho até a investigação médica.
Um paciente de trinta e seis anos de idade, diabético, está em jejum por 12 horas, aguardando uma cirurgia. O paciente não está recebendo soro.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens subsequentes.
Se o paciente supracitado realmente estiver em jejum prolongado sem reposição hídrica ou eletrolítica, a equipe de enfermagem deverá avisar o médico imediatamente, já podendo preparar o material para punção venosa, com vistas a apoiar intervenções médicas e prevenir maiores complicações ao quadro clínico do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...