Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
As equipes mais adequadas para o desenvolvimento de projetos de edifícios hospitalares (novos ou reformas) são:
As multifuncionais.
As multidisciplinares.
As complexas.
As que concentram engenheiros e arquitetos.
As que concentram arquitetos e médicos.
Aos infratores do Código de Deontologia de Enfermagem poderão ser aplicadas as seguintes penas:
I - advertência verbal;
II - multa;
III - censura;
IV - suspensão do exercício profissional;
Indique a alternativa correta:
Todas as afirmativas estão corretas;
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas;
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A hepatite viral é uma infecção sistêmica, na qual a necrose e a inflamação das células hepáticas produzem um agrupamento característico de alterações clínicas, bioquímicas e celulares. Até o momento, foram identificados 5 tipos definidos de hepatite viral, sendo as hepatites dos tipos A, B e C as mais comuns.

I-B, II-A, III-C
I-A, II-B, III-C
I-C, II-B, III-A
I-A, II-C, III-B
I-C, II-A, III-B
O Aedes aegypti é uma espécie de mosquito proveniente da África, atualmente distribuído por quase todo o mundo, com ocorrência nas regiões tropicais e subtropicais. O mosquito está bem adaptado às zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr os seus ovos em pequenas quantidades de água limpa. Esse mosquito é considerado vetor de doenças graves, como:
dengue e febre tifoide.
hepatite B e dengue.
febre amarela e dengue.
difteria e filaríase.
dengue e doença de Chagas.
Trabalhador chega ao ambulatório do Tribunal, apresentando sudorese, tremores e cefaleia, referindo ser portador de diabetes tipo 1 e usuário de insulina. Nessa condição, o profissional de enfermagem deve, prioritariamente, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes,
administrar 20 mL de glicose a 50%, por via endovenosa.
oferecer meio copo de refrigerante ou de suco de fruta adoçado.
verificar a glicemia capilar.
administrar a dose de insulina que o trabalhador utiliza diariamente.
coletar sangue e enviar imediatamente para análise laboratorial, em instituição conveniada.
Conhecida desde a Antiguidade, a raiva, especialmente a transmitida por cães e gatos, é uma doença que continua sendo um problema de saúde pública. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
Todo caso humano suspeito de raiva é de notificação individual, compulsória e imediata, em âmbito municipal, estadual e nacional.
Com base na Sistematização da Assistência de Enfermagem − SAE, as informações de que o trabalhador é portador de colostomia e que recusou-se a receber orientações sobre o autocuidado na troca da bolsa coletora estão descritas, respectivamente, em
anotação de enfermagem e exame físico.
prescrição de enfermagem e evolução médica.
evolução médica e exame físico.
prescrição médica e histórico de enfermagem.
histórico de enfermagem e anotação de enfermagem.
Dentre as orientações especiais do Ministério da Saúde (2009) para auxiliar a autonomia da pessoa idosa, com relação à alimentação, constam
a montagem da mesa de refeição com o máximo de estímulos visuais, a fim de facilitar o direcionamento da percepção visual da pessoa idosa para o alimento.
a inovação diária na composição da mesa de refeição, com alternância das regras de etiqueta, para que a pessoa idosa continue a se sentir estimulada e integrada ao ambiente familiar.
a padronagem das toalhas de mesa devem apresentar várias cores, estampas e bordados, para estimular a pessoa idosa na identificação dos utensílios.
o uso de apenas uma colher de cabo grosso, como uma das opções, quando a atividade motora limita o emprego dos outros talheres.
a utilização de caneca sem tampa e sem canudo, para facilitar o manuseio de tais utensílios pela pessoa idosa com atividade motora limitada.
Segundo Potter e Perry (2005), a coleta de dados histórico de enfermagem e a análise destes dados necessitam de precisão, bem como serem concisas e completas. As informações obtidas devem ser sustentadas por dados constatados e não inferência.Com relação às etapas do processo de enfermagem: investigação e diagnóstico de enfermagem, analise as afirmativas abaixo e identifique as (V) verdadeiras e as (F) falsas.
I. Os dados coletados são provenientes da percepção do paciente de um problema de saúde, das percepções e observações da família, do enfermeiro, de outros membros da equipe de saúde, de registros de prontuários,resultados de exames laboratoriais e de imagem, bem como da terapêutica proposta, que exigiram planejamento da assistência de enfermagem.
II. Todas as informações obtidas têm sua origem no agrupamento de dados subjetivos/ percepções da família e de dados objetivos/percepções do cliente.
III. As constatações e medidas realizadas pelo enfermeiro, através do exame físico, compreendem a aplicação das técnicas propedêuticas de inspeção, palpação e ausculta, além da mensuração de dados vitais, perímetros, estatura e peso.
IV. A coleta de dados é um processo deliberado, sistemático, realizado apenas no primeiro contato com o cliente.
V. O diagnóstico de enfermagem,ou seja, a interpretação e agrupamento de dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.
Marque a opção correta :
As afirmativas I,II,III,IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I, III e V são verdadeiras.
As afirmativas II, III e IV são falsas.
As afirmativas II, III e V são falsas.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Em geral, as organizações de saúde (que são realidades hipercomplexas) têm uma disposição centralizadora do poder, fomentando processos de comunicação pouco transversais e colocando em relação apenas os iguais. Dessa forma, a organização se reproduz, pois se mantém sustentada sobre linhas de forças que apenas reverberam aquilo que já está instituído. Uma nova arquitetura deveria permitir a ampliação da superfície de contato entre as pessoas, possibilitando o encontro das diferenças. Essa orientação se sustenta pelo argumento de que os objetos com que os trabalhadores lidam são complexos (risco de adoecer e doenças) o que exige ação interdisciplinar. A ação interdisciplinar necessita da organização de espaços para o encontro e composição nas diferenças para arranjar formas de intervenção que articulem os diferentes territórios de saberes e práticas (Ministério da Saúde, 2009).
O modelo de gestão sugerido pelo Ministério da Saúde é denominado de:
Gestão democrática.
Gestão participativa.
Gestão interdisciplinar.
Gerência com agenda aberta.
Gestão por conflitos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...