Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação ao protocolo de atendimento estabelecido no Guizlelines 2005 do AHA (American Heart Association) e utilizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em pacientes com parada cardiorrespiratória (PCR), julgue os itens a seguir.
A via intraossea é a principal via para administração de drogas em PCR.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à interdisciplinaridade no trabalho em saúde, julgue os itens a seguir.
A interdisciplinaridade tem sido considerada uma alternativa para se alcançar o desenvolvimento de ideias que abarquem a complexidade do trabalho em saúde e de ações que correspondam a essa complexidade.
Um homem de cinquenta e sete anos de idade, com história clínica de dificuldades urinárias há um ano, jato fraco, gotejamento, incontinência e hematúria, foi avaliado pelo urologista, que programou uma cirurgia da próstata por via endoscópica. Após avaliações, foi necessária cirurgia com remoção aberta, tendo sido realizada prostatovesiculectomia radical retropúbica. Ele encontra-se no primeiro dia de pós-operatório e apresenta frequência cardíaca de 84 batimentos por minuto, frequência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 86 mmHg e temperatura de 36 ºC. Queixa-se de pequeno incômodo no sítio cirúrgico, sem náuseas, e consegue alimentar-se. Está em uso de sonda vesical de demora com irrigação contínua. A ferida cirúrgica encontra-se ainda coberta com o curativo realizado no centro cirúrgico, mostrando-se molhada de sangue. De acordo com o relato cirúrgico, foi instalado um dreno de Penrose. O paciente encontra-se com dispositivo de acesso venoso periférico. Foram prescritas pelo médico ciprofloxacina 400 mg por via intravenosa e heparina por via subcutânea.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem ao paciente do quadro clínico acima descrito.
A troca do curativo cirúrgico deve ser realizada por meio de técnica estéril, retirando-se cuidadosamente o curativo antigo e iniciando a limpeza a partir da parte superior da incisão, deixando por último a área em redor do dreno, que deve ser limpa em círculos, do dreno para fora.
Usuário de cocaína, atendido no ambulatório, apresenta-se responsivo, com hipertensão arterial e verifica-se, à monitorização cardíaca, arritmias ventriculares. Nesse caso, quanto ao controle terapêutico imediato, a conduta prioritária a ser realizada pelo enfermeiro é
monitorar os efeitos cardiovasculares, providenciar lidocaína e um desfibrilador.
encaminhar o paciente para avaliação psiquiátrica e tratamento em unidade hospitalar.
instalar pressão venosa central e aplicar adrenalina na dosagem de1 mL por minuto.
realizar sondagem nasogástrica e lavagem gástrica com carvão ativado.
instalar cateter para verificação de pressão pulmonar e preparar material para a instalação de marcapasso externo.
Durante uma parada cardiorrespiratória (PCR), o socorrista deve:
aplicar compressão torácica e ventilação na relação de 5 compressões para cada 1 ventilação;
aplicar compressão torácica e ventilação na relação de 15 compressões para cada 2 ventilações;
aplicar compressão torácica e ventilação na relação de 30 compressões para cada 2 ventilações;
caso não tenha treinamento em RCP, priorizar as ventilações de resgate;
iniciar a RCP com ventilação de resgate seguida de compressão torácica.
Ao avaliar a caderneta de vacinação de uma adolescente, no segundo mês de gestação, moradora no Estado do Amapá, o enfermeiro verifica a ausência da vacina da febre amarela. Nesse caso, a conduta é
iniciar vacinação em esquema de três doses, após o terceiro mês de gestação.
encaminhar a adolescente para realizar o exame de gota espessa antes de iniciar a vacinação.
encaminhar a adolescente para avaliação médica, tendo em vista as contraindicações para essa vacina em caso de gestantes.
realizar a prova do laço e iniciar a vacinação, sendo a 1a dose após os três meses de gestação.
fazer o exame de BK para avaliação da presença ou não da doença e, em caso negativo, aplicar uma dose da vacina.
A hipertensão arterial e o diabetes melito, doenças crônicas não transmissíveis, representam sérios problemas de saúde pública, sendo a principal causa de hospitalizações no sistema público de saúde. Acerca do Programa Nacional de Hipertensão Arterial e Diabetes Melito, julgue os itens a seguir.
A campanha de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle da hipertensão para o ano de 2011 tem como tema Quem tem bom coração combate a hipertensão Eu sou 12 por 8.
Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico para atendimento apresentando comportamento eufórico e expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição, além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora, emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso, chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e manteve esse comportamento por uma semana, como também comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições, além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.
Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
O fato de o paciente em tela demonstrar forte atração sexual pelo seu técnico de referência e dizer a outro profissional que o técnico é que está interessado nele é um exemplo claro do mecanismo de defesa denominado negação.
O paciente com Bradisfigmia apresenta:
Frequência de pulso abaixo de 60 bpm.
Frequência respiratória de 10 a 16 ipm.
Temperatura corporal abaixo de 36°C.
Frequência de pulso de 60 a 80 bpm.
Frequência respiratória de 16 a 29 ipm.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Um paciente com 40 anos de idade, que é tabagista e bebe Socialmente, chegou à emergência de determinado hospital, queixando se de dor no peito (precordial) que irradiava para membro superior direito e mandíbula, apresentando sinais vitais FC = ll0 bpm, PA = 120 >< 80 mmHg, saturação de 02 90% e glicemia de l00 mg/dL,
A partir do caso clinico acima, julgue os seguintes itens.
Para todos os pacientes com IAM indica se o uso de trombolíticos (fibrinolíticos).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...