Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Gerenciamento dos resíduos de saúde representa um conjunto de procedimentos de gestão que objetiva minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando não apenas à proteção dos trabalhadores, mas também à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O processo de segregação representa o descarte do resíduo no momento de sua geração e implica o acondicionamento de materiais diversos em recipientes únicos para serem posteriormente divididos de acordo com suas características.
A identificação dos resíduos contidos em recipientes é obrigatória nos sacos de acondicionamento e recipientes de coleta externa, ou nos recipientes de transporte, sendo opcional a identificação com símbolos nos locais de armazenamento.
O transporte interno de resíduos pode ser feito separadamente, mas, com a finalidade de agilizar a coleta dentro do estabelecimento e otimizar o traslado, podem-se transportar grupos diferentes de resíduos no mesmo recipiente.
Resíduos com substâncias químicas que apresentam risco à saúde pública ou ao meio ambiente, a exemplo de medicamentos ou insumos farmacêuticos, são classificados no grupo A de elementos potencialmente infectantes.
Os usuários domiciliares geradores de resíduos líquidos de antibacterianos e hormônios para uso tópico poderão descartá-los em esgoto sanitário com sistema de tratamento, e as embalagens desses produtos deverão ser acondicionadas como resíduo sólido urbano.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que concerne à interdisciplinaridade no trabalho em saúde, julgue os itens a seguir.
A interdisciplinaridade, assim como a multidisciplinaridade, pressupõe, necessariamente, trabalho em equipe e coordenação.
Um homem de cinquenta e sete anos de idade, com história clínica de dificuldades urinárias há um ano, jato fraco, gotejamento, incontinência e hematúria, foi avaliado pelo urologista, que programou uma cirurgia da próstata por via endoscópica. Após avaliações, foi necessária cirurgia com remoção aberta, tendo sido realizada prostatovesiculectomia radical retropúbica. Ele encontra-se no primeiro dia de pós-operatório e apresenta frequência cardíaca de 84 batimentos por minuto, frequência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 86 mmHg e temperatura de 36 ºC. Queixa-se de pequeno incômodo no sítio cirúrgico, sem náuseas, e consegue alimentar-se. Está em uso de sonda vesical de demora com irrigação contínua. A ferida cirúrgica encontra-se ainda coberta com o curativo realizado no centro cirúrgico, mostrando-se molhada de sangue. De acordo com o relato cirúrgico, foi instalado um dreno de Penrose. O paciente encontra-se com dispositivo de acesso venoso periférico. Foram prescritas pelo médico ciprofloxacina 400 mg por via intravenosa e heparina por via subcutânea.
Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem ao paciente do quadro clínico acima descrito.
A conduta cirúrgica utilizada permite abordagem mais completa da próstata, visto que parte da próstata é retirada por meio de incisão na bexiga, proporcionando maior visão dos vasos hemorrágicos.
Ao realizar a aspiração traqueal de uma paciente intubada vítima de um trauma, o enfermeiro deve saber que a
aspiração é realizada elevando-se a cabeça da paciente para melhorar a visibilidade da traqueia.
utilização de sonda de aspiração rígida é recomendável, com o objetivo de evitar o trauma na região da mucosa traqueal.
aspiração prolongada melhora a oxigenação e o aumento do nível de CO2 sanguíneo da paciente.
hiperoxigenação é contraindicada, pois pode levar a paciente ao empiema pleural.
aspiração prolongada pode levar a paciente a hipoxemia, taquicardia e hipotensão grave.
O trauma torácico, comumente encontrado no paciente politraumatizado, configura-se como uma das principais causas de morte nas diversas faixas etárias. Uma de suas consequências é o Pneumotórax Hipertensivo, que apresenta, em seu quadro clínico:
macicez pleural;
hipertimpanismo à percussão;
abafamento de bulhas;
respiração paradoxal;
simetria do tórax.
A respeito de ergonomia, estudo científico das relações entre instrumentos, condições e ambiente de trabalho e as características psicofisiológicas, biomecânicas e antropométricas do homem, julgue os itens que se seguem.
A ginástica laboral é classificada, de acordo com o horário de sua realização, em: de relaxamento, antes da jornada de trabalho; preparatória, durante a jornada de trabalho; e compensatória, depois da jornada de trabalho.
Conhecidas como NRs, as normas regulamentadoras citam procedimentos obrigatórios a serem seguidos por empresas e trabalhadores quanto à saúde e segurança no trabalho. Com relação à NR-32, julgue os itens subsequentes.
Os agentes biológicos da classe de risco 2 são aqueles que têm o poder de transmissão de um indivíduo a outro.
Um jovem de 19 anos de idade chegou ao serviço médico para atendimento apresentando comportamento eufórico e expansivo, passando facilmente para irritabilidade e raiva, e até mesmo choro. O jovem apresentava, ainda, fala rápida e sob pressão e discursava sobre grandeza, religiosidade e perseguição, além de referir ouvir vozes; mostrava excessiva atividade motora, emagrecimento, higiene descuidada e vestuário espalhafatoso, chamativo. O paciente foi medicado com litio antimaníaco e neuroléptico da classe química das fenotiazinas, clopromazina, e manteve esse comportamento por uma semana, como também comportamento manipulativo, para satisfazer os seus desejos, e impulsivo, sem medir as consequências das suas ações, com baixa tolerância à frustração, chegando a apresentar agitação psicomotora e a não conseguir permanecer sentado para realizar as refeições, além de insônia. Esse paciente demonstrou forte atração sexual pelo seu técnico de referência do Centro de Atenção Psicossocial III e disse a outro profissional que esse técnico estava interessado nele.
Tendo como referência o caso clínico apresentado acima, julgue os seguintes itens.
A descrição clínica desse paciente é compatível com o distúrbio bipolar mania delirante, o qual se associa a alterações prevalentes do humor, da cognição, da sensopercepção, da atividade motora e do comportamento.
O método de colocar medicação na forma líquida na cavidade nasal chama-se:
Inalação.
Aplicação tópica.
Aplicação parenteral.
Irrigação.
Instilação.
Enfermagem - Administração de medicamentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a descrições de estados de pacientes encontrados no atendimento em neurocirurgia, julgue os itens a seguir.
Os tumores e seu tratamento estão associados à pressão intracraniana elevada e são tratados com corticoides, Normalmente, com esse tratamento pode aparecer psicose, demência, convulsões, dependência e paraparesia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...