Questões de Enfermagem do ano 0000

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Processo que ocorre quando o indivíduo sofre invasão e colonização de seus tecidos por um microrganismo, provocando sinais e sintomas de dor, calor e rubor chama-se

  • A. contaminação.
  • B. inflamação.
  • C. deteriorização tecidual.
  • D. opsonização.
  • E. infecção.

Na sífilis terciária, o tratamento para adulto é a penicilina benzatina 7 200 000UI, distribuídas em várias etapas e intervalos de tempo, respectivamente:

  • A. 7200 000UI em 3 etapas, com dose de 2 400 000UI em cada etapa e com intervalo de 1 semana cada uma.
  • B. 7200 000UI em 3 etapas, com dose de 2 400 000UI em cada etapa e com intervalo de 15 dias cada uma.
  • C. 7 200 000UI em 2 etapas, com dose de 3 600 000UI em cada etapa e com intervalo de 15 dias. Dividir a dose 1 800 000 em cada glúteo.
  • D. 7200 000UI em 3 etapas, com dose de 2 400 000UI em cada etapa e com intervalo de 1 mês cada uma.
  • E. 7200 000UI em 2 etapas, com dose de 3 600 000UI em cada etapa e com intervalo de 1 mês cada uma. Dividir a dose 1 800 000 em cada glúteo.

É correto afirmar que o transplante de medula óssea, quando a célula é da própria pessoa, refere-se ao tipo

  • A. alogênico.
  • B. alogênico não aparentado.
  • C. autólogo lavado.
  • D. hapio idêntico.
  • E. autólogo.

Ao preparar e administrar um medicamento, a enfermeira deve ter em mente quais são as finalidades terapêuticas para o paciente. Assim, quando for administrar drogas do tipo nitroglicerina sublingual e agentes bloqueadores beta-adrenérgicos usados para pacientes com problemas coronarianos, deve saber que

  • A. relaxam as artérias do coração, favorecendo redução de dor.
  • B. bloqueiam a distensão miocárdica.
  • C. provocam elevação de pressão arterial e venosa.
  • D. restabelecem a pressão negativa intratorácica.
  • E. restringem o enchimento das cavidades cardíacas.

A ação educativa proposta pela enfermeira é conhecida como exercício de

  • A. Kegel.
  • B. Pinard.
  • C. Briquet.
  • D. Leopold.
  • E. Delascio.

Priorizar o paciente, fazer não só de modo individual, mas coletivo. Tomar decisões, ciente que essa atitude irá proporcionar mais benefícios do que risco para o indivíduo. Ouvir sempre o paciente, pois só assim saberemos qual procedimento iremos fazer, que o primeiro contato seja de uma forma que possamos avaliar a real condição do paciente. Falamos de um dos princípios da bioética, conhecido como:

  • A. Princípio da Beneficência.
  • B. Princípio da Autonomia.
  • C. Princípio da Justiça.
  • D. Princípio de Não-Maleficência.

Em 1978, ambos vinculados ao Kennedy Institute of Ethics, publicaram o livro Principles of Biomedical Ethics, que consagrou o uso dos princípios na abordagem de dilemas e problemas bioéticos. Referimo-nos a:

  • A. Moura e Leopardi.
  • B. Beauchamp e Chidress.
  • C. Resende e Vianna.
  • D. King e Vecchietti.

Alguns profissionais desconhecem a administração de medicamentos no músculo ventroglúteo, deixando clara a deficiência de conhecimento, inclusive quanto à técnica; daí necessitam de atualização a respeito dos princípios que permeiam o preparo da medicação. Este é um problema de:

  • A. Vias de administração.
  • B. Diluição.
  • C. Dose ministrada.
  • D. Dose apresentada.

A tecnologia aplicada à assistência hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) viabiliza o prolongamento da sobrevida do paciente em situações muito adversas. No entanto, um problema tem sido apontado, em vários estudos, como a principal causa de óbito dos doentes internados em UTI (VINCENT, J.L., 1995). Referimo-nos às (ao):

  • A. Infecções.
  • B. Saneamento.
  • C. Leveduras.
  • D. Hemorragias.

Estudos (TRILLA, A., 1994; VINCENT, J.L., 1995; BERGOGNE – BEREZIN, E., 1995) apontam os seguintes fatores de risco à infecção hospitalar em UTI como sendo os mais preponderantes:

I. Tempo de permanência na UTI superior a 48 horas.

II. Ventilação compulsiva.

III. Diagnóstico de trauma.

IV. Presença de profilaxia para úlcera de stress.

São verdadeiras as alternativas:

  • A. Todas.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. I, II e IV.
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