Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A maneira correta de se estancar uma hemorragia externa em um membro superior é:
fazer compressão local
aplicar compressa quente
aplicar compressa de gelo
fazer lavagem com jato de água
colocar pó de café sobre o ferimento
Em relação às técnicas de limpeza de feridas, analise as afirmações abaixo.
I. esfregação (esfregar a lesão) é uma técnica bastante controvertida, pela agressão que gera no tecido principalmente de granulação.
II. hidroterapia é uma técnica bastante usada quando o exsudato da lesão é espesso e há tecido necrótico.
III. irrigação é uma técnica bem aceita pela sua capacidade de remover partículas e outros contaminantes sem gerar danos ao delicado tecido de granulação.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
Para assegurar a eficácia da inalação a um cliente com acúmulo de secreção pulmonar, o auxiliar de enfermagem deve
orientar o cliente para inspirar e expirar rapidamente durante a inalação.
abrir o fluxômetro até iniciar a saída da névoa pelo inalador
proceder a inalação com o cliente na posição de Sim's.
regular o fluxo para 15 a 20 litros de oxigênio por minuto.
proceder a inalação com o cliente na posição de Trendelemburg.
Os sinais vitais de um cliente adulto em repouso são: Temperatura = 36,6° C, Respiração = 17, Pulso = 78 e Pressão Arterial = 14x11. Ao observar esses dados, o auxiliar de enfermagem notificará que o cliente apresenta
sinais vitais dentro dos valores normais.
alteração no valor do pulso.
insuficiencia aórtica.
alteração na respiração.
alteração no valor da pressão diastólica.
Foi realizado um curativo na ferida no pé de um cliente diabético. Na anotação de enfermagem, deve-se respeitar os princípios básicos de um registro de valor legal e profissional. Um desses princípios é
registrar as condições da ferida de forma descritiva, subjetiva e com dados de julgamento da enfermagem sobre a situação.
anotar as informações sobre a ferida, utilizando termos técnicos e complexos.
registrar o procedimento de forma clara e sucinta, assinando a seguir.
utilizar corretor para retificar os erros de ortografia.
checar na sua folha de produtividade e dispensar a anotação no prontuário do cliente por ser um cuidado rotineiro de enfermagem.
O principal sal mineral necessário para o adequado funcionamento da tireóide é
iodo.
cálcio.
potássio.
magnésio.
manganês.
Ao ensinar o cliente insulino-dependente sobre o autocuidado, a enfermagem deve orientá-lo quanto a
evitar alimentar-se logo após a administração do medicamento.
programar o horário da medicação para o período noturno.
guardar o frasco no freezer após o uso.
rodiziar os locais de aplicação.
aplicar o medicamento com agulha 30 × 9.
Na contenção do cliente agitado, alguns cuidados são necessários para prevenir complicações e promover o seu bem estar.
I. Refazer a restrição se houver na área restringida: cianose, edema e queixas de dor ou formigamento.
II. Realizar a restrição de membros superiores, evitando-se o garroteamento.
III. Massagear o local ao remover a restrição para fazer a higiene corporal.
É correto o que se afirma em
I, II e III.
II apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I apenas.
O paciente Antônio, de 63 anos de idade e com o diagnóstico médico de câncer de sigmóide, submeteu-se a cirurgia de ressecção anterior do reto e sigmóide, evoluindo bem até o quinto dia do pós-operatório. No sexto dia após a cirurgia, foi encontrado no chão da enfermaria, apresentando quadro de confusão mental e escoriação na cabeça. Nesse mesmo dia, foram detectadas hipertermia e alterações no padrão respiratório, sendo levantada a hipótese de pneumonia. Evoluiu com dificuldade respiratória, leucocitose, anemia, trombocitopenia e oligúria. Oito dias após a cirurgia, o paciente foi novamente encaminhado ao centro cirúrgico, quando procedeu-se lavagem exaustiva da cavidade abdominal em decorrência de peritonite pélvica fecal. Foram instaladas colostomia e dois drenos de Penrose em flanco esquerdo e o paciente foi encaminhado para UTI. Encontra-se consciente, acamado, dispnéico, pouco comunicativo e afebril. Ausculta pulmonar revelou presença de ruídos adventícios. Apresenta ainda perfusão periférica lenta, edema e oligúria. Além da colostomia e dos drenos, está com punção de subclávia esquerda e sonda vesical de demora. Os sinais vitais mantêm-se estáveis. Prescrição médica parcial: cefoxitina 2 g intravenosa de 6 em 6 horas; gentamicina 60 mg intravenosa de 12 em 12 horas; albumina humana 50 mL intravenosa, em 30 minutos, de 12 em 12 horas; solução glicosada a 10%, 500 mL, intravenosa, a 100 mL/h.
Com base na situação hipotética apresentada, referente ao paciente Antônio, julgue os itens subseqüentes.
O balanço hídrico (BH) rigoroso e a determinação da pressão venosa central (PVC) são condutas importantes a serem tomadas. O objetivo é a manutenção de um BH positivo e de uma PVC elevada a fim de garantir um adequado funcionamento hemodinâmico.Uma mulher de 23 anos de idade, portadora de endomiocardiofibrose, encontra-se internada na UTI no nono dia de pós-operatório de cirurgia cardíaca (decorticação biventricular e implante de marca-passo epicárdico) e está sendo avaliada por um enfermeiro que coletou as seguintes informações. A paciente encontra-se em estado grave, consciente, respirando espontaneamente com oxigênio sob cateter nasal a 3 litros por minuto, afebril e orientada. Cicatriz cirúrgica de esternotomia é mantida com curativo fechado, com pontos metálicos ao longo da linha média, alguns apresentando deiscência. Está com acesso venoso através de dissecção venosa em membro superior esquerdo. Mantém-se em diálise peritoneal há dois dias e refere dor no local da inserção do cateter abdominal. A gasometria revelou hipoxemia e hipocapnia. Seus sinais vitais são: temperatura de 36 ºC, freqüência cardíaca de 68 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 24 movimentos por minuto e pressão arterial de 70 mmHg × 35 mmHg. Apresenta obesidade de classe II, anasarca, ruídos adventícios à ausculta pulmonar e anúria. Queixa-se de náuseas freqüentes e falta de interesse em alimentar-se. Recebe dieta por sonda nasoenteral.
Considerando a situação hipotética apresentada e o processo de enfermagem, julgue os itens seguir.
Existem características definidoras suficientes para a elaboração dos diagnósticos da NANDA integridade da pele prejudicada, dor aguda e débito cardíaco diminuído, sendo redigidos em declarações de três partes.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...