Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mulher de 23 anos de idade, portadora de endomiocardiofibrose, encontra-se internada na UTI no nono dia de pós-operatório de cirurgia cardíaca (decorticação biventricular e implante de marca-passo epicárdico) e está sendo avaliada por um enfermeiro que coletou as seguintes informações. A paciente encontra-se em estado grave, consciente, respirando espontaneamente com oxigênio sob cateter nasal a 3 litros por minuto, afebril e orientada. Cicatriz cirúrgica de esternotomia é mantida com curativo fechado, com pontos metálicos ao longo da linha média, alguns apresentando deiscência. Está com acesso venoso através de dissecção venosa em membro superior esquerdo. Mantém-se em diálise peritoneal há dois dias e refere dor no local da inserção do cateter abdominal. A gasometria revelou hipoxemia e hipocapnia. Seus sinais vitais são: temperatura de 36 ºC, freqüência cardíaca de 68 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 24 movimentos por minuto e pressão arterial de 70 mmHg × 35 mmHg. Apresenta obesidade de classe II, anasarca, ruídos adventícios à ausculta pulmonar e anúria. Queixa-se de náuseas freqüentes e falta de interesse em alimentar-se. Recebe dieta por sonda nasoenteral.
Considerando a situação hipotética apresentada e o processo de enfermagem, julgue os itens seguir.
A coleta de dados realizada foi do tipo investigação dirigida e os elementos apontados acerca do nível de consciência, funcionamento dos aparelho respiratório, digestório e dos sinais vitais envolveram dados subjetivos e objetivos.Uma mulher de 23 anos de idade, portadora de endomiocardiofibrose, encontra-se internada na UTI no nono dia de pós-operatório de cirurgia cardíaca (decorticação biventricular e implante de marca-passo epicárdico) e está sendo avaliada por um enfermeiro que coletou as seguintes informações. A paciente encontra-se em estado grave, consciente, respirando espontaneamente com oxigênio sob cateter nasal a 3 litros por minuto, afebril e orientada. Cicatriz cirúrgica de esternotomia é mantida com curativo fechado, com pontos metálicos ao longo da linha média, alguns apresentando deiscência. Está com acesso venoso através de dissecção venosa em membro superior esquerdo. Mantém-se em diálise peritoneal há dois dias e refere dor no local da inserção do cateter abdominal. A gasometria revelou hipoxemia e hipocapnia. Seus sinais vitais são: temperatura de 36 ºC, freqüência cardíaca de 68 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 24 movimentos por minuto e pressão arterial de 70 mmHg × 35 mmHg. Apresenta obesidade de classe II, anasarca, ruídos adventícios à ausculta pulmonar e anúria. Queixa-se de náuseas freqüentes e falta de interesse em alimentar-se. Recebe dieta por sonda nasoenteral.
Considerando a situação hipotética apresentada e o processo de enfermagem, julgue os itens seguir.
No planejamento do cuidado, é correto apontar como resultado esperado para o distúrbio do padrão respiratório a realização de exercícios respiratórios e de técnicas de respiração profunda visando uma ótima expansão do tórax.Uma mulher de 23 anos de idade, portadora de endomiocardiofibrose, encontra-se internada na UTI no nono dia de pós-operatório de cirurgia cardíaca (decorticação biventricular e implante de marca-passo epicárdico) e está sendo avaliada por um enfermeiro que coletou as seguintes informações. A paciente encontra-se em estado grave, consciente, respirando espontaneamente com oxigênio sob cateter nasal a 3 litros por minuto, afebril e orientada. Cicatriz cirúrgica de esternotomia é mantida com curativo fechado, com pontos metálicos ao longo da linha média, alguns apresentando deiscência. Está com acesso venoso através de dissecção venosa em membro superior esquerdo. Mantém-se em diálise peritoneal há dois dias e refere dor no local da inserção do cateter abdominal. A gasometria revelou hipoxemia e hipocapnia. Seus sinais vitais são: temperatura de 36 ºC, freqüência cardíaca de 68 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 24 movimentos por minuto e pressão arterial de 70 mmHg × 35 mmHg. Apresenta obesidade de classe II, anasarca, ruídos adventícios à ausculta pulmonar e anúria. Queixa-se de náuseas freqüentes e falta de interesse em alimentar-se. Recebe dieta por sonda nasoenteral.
Considerando a situação hipotética apresentada e o processo de enfermagem, julgue os itens seguir.
Na etapa de implementação, o enfermeiro poderá executar algumas intervenções de enfermagem junto à paciente descrita, tais como: monitorar sinais vitais e ritmo cardíaco, avaliar nível de consciência e mudanças no estado mental e realizar balanço hídrico rigoroso, inclusive da diálise peritoneal.Uma mulher de 23 anos de idade, portadora de endomiocardiofibrose, encontra-se internada na UTI no nono dia de pós-operatório de cirurgia cardíaca (decorticação biventricular e implante de marca-passo epicárdico) e está sendo avaliada por um enfermeiro que coletou as seguintes informações. A paciente encontra-se em estado grave, consciente, respirando espontaneamente com oxigênio sob cateter nasal a 3 litros por minuto, afebril e orientada. Cicatriz cirúrgica de esternotomia é mantida com curativo fechado, com pontos metálicos ao longo da linha média, alguns apresentando deiscência. Está com acesso venoso através de dissecção venosa em membro superior esquerdo. Mantém-se em diálise peritoneal há dois dias e refere dor no local da inserção do cateter abdominal. A gasometria revelou hipoxemia e hipocapnia. Seus sinais vitais são: temperatura de 36 ºC, freqüência cardíaca de 68 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 24 movimentos por minuto e pressão arterial de 70 mmHg × 35 mmHg. Apresenta obesidade de classe II, anasarca, ruídos adventícios à ausculta pulmonar e anúria. Queixa-se de náuseas freqüentes e falta de interesse em alimentar-se. Recebe dieta por sonda nasoenteral.
Considerando a situação hipotética apresentada e o processo de enfermagem, julgue os itens seguir.
Considerando a taxonomia II da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), o diagnóstico nutrição desequilibrada, menor do que as necessidades corporais, está presente devido ao relato de náuseas, presença de sonda nasoenteral e doença grave consumptiva.Julgue os itens que se seguem, referentes à assistência de enfermagem nos diferentes procedimentos. A região ventroglútea para aplicação intramuscular utiliza principalmente os músculos glúteo médio e mínimo, tendo como parâmetros anatômicos o grande trocanter do fêmur, a espinha ilíaca superior anterior e a espinha ilíaca superior posterior, aplicando-se no centro do triângulo formado por esses pontos.
Julgue os itens que se seguem, referentes à assistência de enfermagem nos diferentes procedimentos. O hiato auscultatório pode ser responsável por medidas de pressão sistólica falsamente baixas ou pressão diastólica falsamente elevadas. Para evitar o primeiro erro, é fundamental determinar a pressão sistólica a partir da medida da pressão arterial pela técnica palpatória, seguida da técnica auscultatória.
Julgue os itens que se seguem, referentes à assistência de enfermagem nos diferentes procedimentos. São usos terapêuticos comuns da aplicação de calor: aliviar espasmos musculares, acelerar a cicatrização, reduzir a dor, prevenir edemas e controlar o sangramento.
Julgue os itens que se seguem, referentes à assistência de enfermagem nos diferentes procedimentos. Os curativos com hidrocolóides são transparentes, não absorventes e caracterizam-se por impedir a entrada de umidade na ferida, proporcionando maior velocidade de cicatrização.
Julgue os itens que se seguem, referentes à assistência de enfermagem nos diferentes procedimentos. A máscara de Venturi, considerada um sistema de alto fluxo, permite a oferta de oxigênio a concentrações elevadas por meio da mistura com o ar ambiente.
Com o objetivo de vincular os indivíduos portadores de hipertensão arterial e diabetes melito às unidades de saúde, a fim de garantir o acompanhamento e tratamento sistemático, o Ministério da Saúde criou o plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes melito. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes. Os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA) são recomendados no tratamento de hipertensos portadores de diabetes melito, porque, além da redução da pressão arterial sistêmica, reduzem a pressão intraglomerular, o que tem como conseqüência proteção renal específica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...