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Enfermagem - Saúde da Criança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A criança que, quando colocada de bruços, levanta a cabeça e os ombros, segue com os olhos pessoas e objetos que es- tão perto, gosta de olhar para as mãos e colocá-las na boca, segundo a Caderneta de Saúde da Criança/2007/Ministério da Saúde, apresenta desenvolvimento neuropsicomotor com- patível à idade de
Durante os cuidados de reanimação neonatal, a aspiração da traquéia deverá ser realizada:
Em recém-nascidos portadores de anomalias genéticas
Em recém-nascidos cujo Apgar no 1º minuto é inferior a 8
Em recém-nascidos, em que o líquido amniótico apresentar-se com aspecto mecomial
Em recém-nascidos prematuros e de baixo peso
Em todos os recém-nascidos com IG entre 30 a 37 semanas
A insuficiência respiratória do recém-nascido caracteriza-se por um quadro clínico clássico. Neste quadro são observados os seguintes sinais e sintomas:
Distenção abdominal, regurgitação, cianose e hipóxia
Cianose, retrações intercostais, distenção abdominal e hipóxia
Taquicardia, batimento das asas do nariz, retrações intercostais e cianose
Taquipnéia, cianose, bradpnéia e hipotermia
NDA
Enfermagem - Saúde da Criança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
À recusa de uma criança sadia, em idade pré-escolar, em atender às solicitações do adulto, com manifestações exuberantes de resistência, dá-se o nome de
"estresse" e se reflete no comportamento porque a criança fica exausta com o acúmulo de atividades educacionais e desportivas desenvolvidas no cotidiano.
"birra" e decorre da necessidade de a criança experimentar os seus limites de independência e os da autoridade dos adultos.
"agitação" e é causada pela superestimulação a que as crianças são submetidas hoje em dia, principalmente pela televisão.
"impaciência" e é causada pela aceleração da atividade elétrica cerebral presente nos primeiros anos de vida.
"indisciplina" e é conseqüência do descaso dos pais com o preparo dos filhos para a convivência social.
Um fator responsável pela ocorrência de anemia na criança é
o estímulo do aleitamento materno exclusivo até o 6ª (sexto) mês.
o consumo eficiente de carne ou vitamina C.
a introdução de alimentos por volta dos 2 (dois) aos 3 (três) meses de idade.
a utilização de alimentos como carne, aves e peixe.
a prevenção e controle de infecções parasitárias.
A Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil (2005) implementa como diretriz a aplicação de ações de vigilância à saúde, para identificar, de forma prioritária, os aspectos que caracterizam crianças com risco adquirido/associado que são as
que compareceram á unidade de saúde na primeira semana de vida para o teste do pezinho.
com sobrepeso/obesidade.
na faixa etária acima de 07 (sete) anos sem acompanhamento.
maiores de seis meses que não estão sendo amamentadas.
com asma em acompanhamento pediátrico.
Uma mulher de 43 anos, fumante, diabética e com hipertensão arterial procura o serviço de planejamento familiar para ser ajudada na escolha do método anti-concepcional. Nesta situação clínica, contra-indica-se
o método do muco cervical.
o método da determinação do período fértil.
a colocação do diafragma.
a colocação do DIU.
o uso da pílula combinada de estrogênio e progesterona.
São fatores que protegem a mulher do câncer de colo do útero, EXCETO:
A realização periódica do exame de Papanicolaou.
O uso do preservativo e a redução do número de parceiros.
A infecção pelo vírus Papiloma Humano e doenças de transmissão sexual.
O estilo de vida saudável: práticas de exercícios físicos, dieta rica em vegetais e cessação do hábito de fumar.
A assistência em planejamento familiar com qualidade deve incluir, EXCETO:
Um relacionamento de confiança, com escuta ativa e comunicação clara entre os profissionais da saúde e os usuários.
Profissionais de saúde decidindo pelas usuárias, já que, na sua maioria, as mesmas não conhecem muito sobre os métodos anticoncepcionais.
Escolha livre e informada dos métodos anticoncepcionais disponíveis.
Oferecer informações adequadas e sem juízo de valor.
Sobre o aleitamento materno, é correto orientar a mãe que:
A composição do leite é diferente no início e no final da mamada. No início da mamada contém mais constituintes hidrossolúveis como: vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, enzimas e hormônios. À medida que vai mamando e no final da mamada, o leite é mais rico em gorduras e vitaminas lipossolúveis e, por isso, tem mais calorias. Assim sendo, é importante que o bebê mame completamente o primeiro peito antes de se lhe oferecer o segundo peito. Na mamada seguinte, deve-se oferecer a mama que ficou mais cheia.
No aleitamento materno deve-se sempre oferecer as duas mamas na mesma mamada porque as mamas devem se esvaziadas igualmente, pois não há diferença na composição do leite, ou seja, sua composição é igual do início ao final.
No aleitamento materno deve-se oferecer sempre uma mama apenas, para esvaziá-la completamente, pois não há diferença na composição do leite do início ao final, e não se deve deixar que o bebê estabeleça o "regime livre" para mamar, ou seja, é necessário instituir horários pré-estabelecidos.
Há leite considerado "fraco" sendo que, nesses casos, deve-se orientar que se utilizem as mamadeiras e se substitua o leite materno por leite de vaca engrossado com farinha de trigo que é o mais indicado, e instituir horário pré-estabelecido rigoroso, pois o bebê sente mais fome nestes casos.
No aleitamento de gêmeos, as mães nunca devem ser orientadas a amamentar porque ocorre desgaste da mãe, estresse e há prejuízo às crianças porque o leito torna-se "fraco". Então orientar para se utilizar mamadeiras, leite de vaca engrossado com maizena e horário pré-estabelecido rigoroso para oferecer as mamadeiras.
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