Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No Brasil, as doenças do aparelho cardiovascular são as principais responsáveis pela morte materna. É considerada atribuição do Auxiliar de Enfermagem na assistência à gestante em situação de ECLÂMPSIA, EXCETO:
Puncionar veia calibrosa.
Realizar sondagem vesical.
Administrar sulfato de magnésio, 4 g endovenoso, dose de ataque, enquanto é aguardada a chegada dos demais profissionais da equipe que participarão da condução do caso.
Confirmar a necessidade de vaga em centro de referência especializado, de preferência em unidade de tratamento terciário intensivo e participar do transporte da gestante.
Questões de 21 a 40 = Específica.
Dentre os cuidados de enfermagem na hemorragia pósparto, podemos destacar:
Observar o volume do sangramento vaginal, controlar os sinais vitais e pesar a paciente;
Controlar os sinais vitais, manter meias elásticas e observar o volume do sangramento vaginal;
pesar o cliente, controlar os sinais vitais e manter meias elásticas;
estimular a deambulação, observar o volume do sangramento vaginal e controlar os sinais vitais.
Uma mulher de 36 anos de idade que está no segundo trimestre de gestação deve ser orientada, pelo enfermeiro, quanto aos cuidados a serem tomados durante o pré-natal. A paciente é portadora de diabetes melito há 3 anos e faz uso diário de insulina.
Com relação a esse caso hipotético, julgue os próximos itens.
O enfermeiro deve supervisionar a função renal da paciente, controlando o débito urinário e os níveis de uréia, bem como investigar a possibilidade de infecção do trato urinário.
Em relação aos fatores de risco na gravidez, é correto afirmar que:
I- As características individuais e condições sóciodemográficas desfavoráveis são: idade menor que 17 anos e maior que 35 anos e peso menor que 45 kg e maior que 75 kg.
II- História reprodutiva anterior de recém-nascidos com crescimento retardado, pré-termo ou malformado.
III- Doença obstétrica na gravidez atual de ganho ponderal inadequado.
IV- Intercorrências clínicas de Cardiopatias, Pneumopatias, Nefropatias e doenças infecciosas.
Considere que Maria, de 23 anos de idade, primigesta, nos primeiros dias após o parto, solicitou a uma enfermeira orientações acerca da amamentação do recém-nascido, que nasceu a termo, de parto normal, sem intercorrências. Considere também que Maria mora em uma fazenda, tem pouca instrução educacional e sempre planejou amamentar. Nessa situação, a enfermeira deve orientá-la a
oferecer, entre as mamadas, chás adoçados na mamadeira, a fim de repor as calorias perdidas pelo recém-nascido.
colocar o recém-nascido em posição confortável e permitir que ele abocanhe apenas o mamilo durante, no máximo, dez minutos.
amamentar nos primeiros dias, inclusive durante a noite, a livre demanda, isto é, sempre que o recém-nascido demonstrar fome.
lavar bem as mamas com água e sabão sempre antes de amamentar e aplicar lubrificante a base de óleo.
Em consulta ginecológica, uma mulher de 26 anos de idade apresentou queixas de dor e prurido genital. Ao exame, foram observadas lesões exofíticas verrucosas de tamanho variável nas regiões da vulva e períneo.
O quadro clínico descrito nesse caso hipotético sugere uma doença infecciosa conhecida por
cervicite mucopurulenta.
pediculose pubiana.
uretrite gonocócica.
linfogranuloma venéreo.
condiloma acuminado.
Acerca do descolamento prematuro da placenta (DPP), uma condição obstétrica que deve ser prontamente detectada, julgue os próximos itens.
A manifestação clínica mais evidente do DPP é a hemorragia vaginal indolor. Sua ocorrência se dá, com maior freqüência, após o terceiro mês de gestação.
Acerca do descolamento prematuro da placenta (DPP), uma condição obstétrica que deve ser prontamente detectada, julgue os próximos itens.
Na maior parte dos casos de DPP, há diminuição dos movimentos do feto e taquicardia fetal, além de amolecimento do miométrio e sinais de choque materno.
Acerca do descolamento prematuro da placenta (DPP), uma condição obstétrica que deve ser prontamente detectada, julgue os próximos itens.
Toxemia da gravidez, amniorrexe abrupta e mau uso de oxitócicos na indução do parto são considerados fatores predisponentes do DPP.
Acerca do descolamento prematuro da placenta (DPP), uma condição obstétrica que deve ser prontamente detectada, julgue os próximos itens.
Como medida de controle, verificam-se os sinais vitais e os batimentos cardíacos do feto, a fim de se detectar a vitalidade fetal, bem como possíveis complicações maternas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...