Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A sintomatologia mais frequente encontrada na insuficiência cardíaca direita e esquerda, está corretamente expressa em:
A descompensação do diabetes tipo I e as complicações tardias do diabetes tipo II estão corretamente expressas em:
Vítima de atropelamento é encontrada desacordada, com afundamento de tórax à direita e apresentando respiração de Cheyne-Stockes. Segundo as diretrizes da AHA (American Heart Association), no Suporte Básico de Vida, a prioridade do atendimento prestado pelo enfermeiro é
chamar a vítima três vezes, verificar a pulsação, a respiração e avaliar o nível de consciência.
chamar a vítima três vezes, realizar abertura de vias aéreas, verificar a respiração e o pulso.
detectar sinais de choque, realizar avaliação secundária e preparar material para drenagem de tórax.
verificar a respiração, a obstrução de vias aéreas e o pulso, e preparar material para drenagem de tórax.
avaliar nível de consciência, realizar avaliação secundária e preparar material para drenagem de tórax.
A hipertensão arterial é um sinal indicativo preocupante quando ocorre na gravidez, estando relacionada à doença denominada
hipertensão portal.
tríade de Beck.
doença hipertensiva específica da gravidez.
síndrome de Purkinje.
síndrome de Wolf Parkinson White.
No Brasil, a hipertensão arterial e as doenças relacionadas à pressão arterial são responsáveis por alta freqüência de internações hospitalares e atendimentos ambulatoriais. Assinale a alternativa ERRADA:
No preparo do paciente para a medida da pressão arterial, deve-se orientar para a não realização de exercícios físicos de 60 a 90minutos antes do procedimento.
O aparelho de coluna de mercúrio continua sendo o mais indicado para a medida da pressão arterial porque se descalibra menos freqüentemente do que o aparelho aneróide.
O ganho de peso e aumento da circunferência da cintura são índices prognósticos importantes de hipertensão arterial.
Na primeira avaliação de um paciente, verifica-se a pressão arterial em ambos os membros superiores, em caso de diferença, utiliza-se sempre o braço com o menor valor de pressão para as medidas subseqüentes.
A exigência para implantar a sistematização da assistência de enfermagem (SAE), que inclui a implantação, o planejamento, a organização, a execução e a avaliação do processo de enfermagem, abrange também as unidades de emergência. Como atividade privativa dos enfermeiros, utiliza-se do método e da estratégia de trabalho científicos para a identificação de situações de saúde e doença, subsidiando as ações de assistência e cuidados de enfermagem que possam contribuir para a qualidade de vida do indivíduo, da família e da comunidade.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 113 a 116, acerca da assistência em situações de emergência.
A parada cardiorrespiratória pode acontecer por causas cardíacas, sendo as duas causas principais o infarto agudo do miocárdio e a estenose aórtica.
Historicamente, os enfermeiros enfrentaram inúmeros desafios durante o período de implantação das unidades de tratamento intensivo (UTI) e das unidades coronarianas. A preocupação com o cuidado humanizado e integral esteve sempre incluída na rotina desses profissionais, visando um atendimento de qualidade. Julgue os itens seguintes, que versam sobre o atendimento de enfermagem ao paciente gravemente enfermo.
O choque hematogênico decorre de perda líquida externa — hemorragia gastrointestinal, renal ou cutânea — ou sequestro de líquidos — edema intersticial, ascite, fraturas e hemoperitônio.
Historicamente, os enfermeiros enfrentaram inúmeros desafios durante o período de implantação das unidades de tratamento intensivo (UTI) e das unidades coronarianas. A preocupação com o cuidado humanizado e integral esteve sempre incluída na rotina desses profissionais, visando um atendimento de qualidade. Julgue os itens seguintes, que versam sobre o atendimento de enfermagem ao paciente gravemente enfermo.
Em uma situação de transplante cardíaco, o monitoramento hemodinâmico invasivo, com auxilio do cateter de Swan- Ganz, é de indiscutível importância e deve ser associado à ecografia bidimensional seriada, o que fornece importantes informações a respeito da adaptação anatômica e da funcionalidade dos ventrículos.
O edema pulmonar é o acúmulo anormal de líquidos nos pulmões e representa o estágio final da congestão pulmonar e deve ser rapidamente tratado. Nesse evento, a seguinte medicação é utilizada para aumentar a força contrátil do coração, auxiliando na melhora do quadro:
morfina.
aminofilina
nalorfina.
digital.
Texto para as questões de 42 a 46
Uma mulher com 62 anos de idade e diagnóstico de síndrome nefrótica apresentou há um mês início gradual de edema, sem associação com horário, pior nos membros inferiores, evoluindo para a anasarca. Refere, ainda, piora do caráter espumoso, já existente, da urina, sem aumento do débito urinário. Relata, também, piora da ingestão alimentar, com quadros de náuseas pós-prandiais e astenia, e que não houve mudanças no hábito intestinal; refere ganho de peso e nega uso irregular dos medicamentos. O exame físico indica abdome globoso, com sinais de ascite, fígado e baço impalpáveis. Edema importante nos membros inferiores e superiores e nas regiões periorbitária, e facial. Pressão arterial de 145 mmHg × 75 mmHg, frequência cardíaca de 68 batimentos por minuto, frequência respiratória de 18 incursões por minuto, temperatura de 36,2 ºC, peso corporal de 76,8 kg e altura de 1,65 m. Faz uso regular de medicamentos: furosemida 20 mg (uso intravenoso), prednisona 40 mg, losartan 50 mg, espironolactona 25 mg, omeprazol 20 mg (uso intravenoso) e enalapril 10 mg uma vez ao dia.
Considerando o quadro clínico apresentado, assinale a opção correta.
A doença da paciente, síndrome nefrótica, refere-se a um conjunto de eventos relacionados à lesão da membrana capilar glomerular, que levam à perda de proteína plasmática, à diminuição da pressão oncótica e ao edema.
Dos três sinais típicos da síndrome nefrótica, que são o edema, a icterícia e a hipertensão, a paciente apresenta dois deles.
O termo técnico que nomeia corretamente a anormalidade presente na urina é hematúria.
São consideradas dados objetivos ou sinais apresentados pela paciente em tela: a anasarca, a espuma na urina, a ascite, a náusea e a astenia.
A ascite, detectada no exame físico dessa paciente, é uma infecção do peritônio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...