Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto para as questões de 42 a 46
Uma mulher com 62 anos de idade e diagnóstico de síndrome nefrótica apresentou há um mês início gradual de edema, sem associação com horário, pior nos membros inferiores, evoluindo para a anasarca. Refere, ainda, piora do caráter espumoso, já existente, da urina, sem aumento do débito urinário. Relata, também, piora da ingestão alimentar, com quadros de náuseas pós-prandiais e astenia, e que não houve mudanças no hábito intestinal; refere ganho de peso e nega uso irregular dos medicamentos. O exame físico indica abdome globoso, com sinais de ascite, fígado e baço impalpáveis. Edema importante nos membros inferiores e superiores e nas regiões periorbitária, e facial. Pressão arterial de 145 mmHg × 75 mmHg, frequência cardíaca de 68 batimentos por minuto, frequência respiratória de 18 incursões por minuto, temperatura de 36,2 ºC, peso corporal de 76,8 kg e altura de 1,65 m. Faz uso regular de medicamentos: furosemida 20 mg (uso intravenoso), prednisona 40 mg, losartan 50 mg, espironolactona 25 mg, omeprazol 20 mg (uso intravenoso) e enalapril 10 mg uma vez ao dia.
Ainda com relação ao caso clínico apresentado, assinale a opção que identifica corretamente a classe de cada um dos medicamentos usados pela paciente, conforme a seguinte ordem, respectivamente: furosemida, prednisona, losartan, espironolactona, omeprazol e enalapril.
diurético, corticosteroide, antidepressivo, diurético, antiulceroso e diurético
anti-hipertensivo, antiulceroso, anti-hipertensivo, diurético, antiulceroso e antidepressivo
diurético, corticosteróide, anti-hipertensivo, diurético, antiulceroso e anti-hipertensivo
diurético, antiulceroso, anti-hipertensivo, diurético, corticosteroide e diurético
diurético, corticosteroide, antidepressivo, diurético, antihipertensivo e anti-hipertensivo
Assinale a opção correta acerca da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) intra-hospitalar em indivíduos adultos.
Em um ambiente hospitalar, o mecanismo mais comum de parada cardiorrespiratória (PCR) é a assistolia e três dados são importantes para se iniciarem as manobras de RCP: a perda da consciência, a ausência de respiração e a ausência de pulso central (carotídeo ou femoral).
As manobras ligadas ao suporte básico de vida são: garantir a abertura das vias aéreas, manter a circulação e a administrar medicamentos que resolvam a PCR.
No caso de o paciente estar entubado, não é necessário avaliar as vias aéreas superiores, partindo-se logo para a massagem cardíaca externa.
O desfibrilador somente deve ser utilizado após as tentativas de massagem cardíaca e ventilação não terem sucesso. As pás do aparelho devem ficar alinhadas para se obter melhor resultado.
A massagem cardíaca externa deve ser iniciada imediatamente após a desobstrução das vias aéreas superiores e o ressuscitador deve manter os braços em flexão e realizar compressões suficientes para deprimir o esterno de 3 a 5 centímetros.
Senhora de 65 anos encontra-se deitada no sofá, com quadro de sonolência, desidratação, emagrecimento e com hálito cetônico. Após aferição dos sinais vitais constatou- se pressão arterial de 90 × 60 mmHg, pulso de 60 batimentos por minuto, frequência respiratória de 12 movimentos por minuto, escala de Glasgow 11 e glicemia capilar = HI.
A situação descrita e respectivos cuidados imediatos em emergência são compatíveis com:
Convulsão: proteger a cabeça, afastar os objetos que possam feri-la, não introduzir nada na boca, posicionar em DLE.
Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico: efetuar a avaliação primária e secundária, aplicar a Escala de Braden.
Acidente Vascular Encefálico Isquêmico: posicionar em Trendelemburg, aplicar a Escala de Cincinnati.
Hiperglicemia: solicitar atendimento ao serviço de emergência.
Hipoglicemia: administrar 40 mL de Glicose 50% por via endovenosa.
Ao constatar uma obstrução grave das vias aéreas por corpo estranho, no adulto consciente, é recomendável
iniciar as manobras de Heimlich.
aplicar cinco golpes nas costas.
realizar a busca cega na cavidade oral.
proceder duas ventilações e trinta compressões abdominais.
avaliar as vias nasais e edema de glote.
No atendimento em situações de intoxicação, são procedimentos prioritários indicados em casos de
ingestão de substâncias e medicamentos: identificar o produto ingerido, provocar vômito e realizar lavagem gástrica com carvão ativado.
drogas de abuso: identificar a droga utilizada, orientar a terapia de grupo para autoajuda.
inalação de gases tóxicos: remover a vítima para local arejado, administrar oxigênio e oferecer leite para minimizar o efeito da intoxicação.
contato com substâncias químicas: lavar o local com água corrente em abundância, aplicar antissépticos para acelerar a descontaminação.
intoxicação alcoólica: manter as vias aéreas pérveas, administrar oxigênio, aferir a glicemia capilar e sinais vitais.
A avaliação primária é o exame inicial, sucinto e rápido aplicado em situações clínicas e de trauma, que permite identificar os fatores que ameaçam a vida. Após verificar o nível de consciência, a regra mnemônica A, B, C indica a verificação de:
pulso, respiração, via aérea e hemorragia externa.
via aérea, respiração, pulso e hemorragia externa.
via aérea, pulso, respiração e hemorragia externa.
respiração, via aérea, pulso e hemorragia externa.
respiração, pulso, via aérea e hemorragia externa.
Na reanimação cardiopulmonar (RCP) no adulto, a relação recomendada entre compressões, ventilações, ritmo e intervalo é, respectivamente:
Durante um conflito, um jovem é vítima de violência e agressão interpessoal. Apresenta-se taquidispneico, com um ferimento aberto em região inframamilar esquerda. O tratamento imediato de lesão aberta no tórax, caracterizada pela comunicação da cavidade pulmonar e meio externo, consiste na realização de curativo
com irrigação com soro fisiológico.
compressivo.
de três pontas.
com enfaixamento torácico.
aberto.
O mensageiro escorrega e cai no piso molhado. Ao apoiar com a mão no chão, causa uma fratura exposta no antebraço direito. Nesta situação, é recomendável que a imobilização do antebraço fraturado seja realizada de forma a manter o membro
realinhado para preservar a perfusão.
tracionado, se não houver resistência.
estendido, se estiver fletido.
realinhado para minimizar a dor.
na posição encontrada, sem realinhar.
A queda representa um grande problema para as pessoas idosas dadas as suas consequências (injúria, incapacidade, institucionalização e morte) que são resultados da combinação de alta incidência com alta susceptibilidade às lesões. (MS)
As medidas práticas que visam minimizar as quedas e suas consequências entre as pessoas idosas incluem
reorganizar o ambiente interno da residência, sem o consentimento da pessoa idosa e da família.
colocar diferenciador de degraus nas escadas e corrimãos bilaterais de apoio.
colocar pisos anti-derrapantes e barras de apoio nos banheiros, estimulando uso de banheiras.
desencorajar o autocuidado, visando à maior segurança do idoso.
acomodar os gêneros alimentícios e de outros objetos de uso cotidiano em locais de difícil acesso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...