Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na assistência a paciente portador de hanseníase, o enfermeiro deve
avaliar o grau de incapacidade global do paciente mediante utilização dos indicadores de força muscular.
orientar o paciente a andar descalço e dar passos longos e rápidos.
recomendar ao paciente que realize exercícios passivos para ganhar massa muscular.
realizar o teste de Schirmer para identificar possível ressecamento das córneas do paciente.
utilizar a escala de SALSA (screening of activity limitations and safety awareness) para avaliar o grau de comprometimento da pele do paciente bem como as restrições às suas atividades.
No que concerne às orientações e aos cuidados especiais de enfermagem com o paciente em tratamento do câncer, assinale a opção correta.
Recomenda-se a paciente submetida a mastectomia sessões simultâneas de quimioterapia antineoplásica e radioterapia.
Pacientes com xerostomia devem ser orientados a fazer bochecho com água morna antes das refeições e antes de dormir.
Uma medida para prevenir a radiodermite é o uso de creme hidratante ecossomado, à base de Aloe vera, duas vezes ao dia.
Para a realização de braquiterapia, o paciente deve manter a bexiga cheia e prender a respiração.
O paciente sob isolamento radioativo deve permanecer, em média, vinte e quatro horas em quarto individual comum, onde receberá cuidados diretos da enfermagem.
Constitui atribuição do enfermeiro na assistência de enfermagem a paciente adulto portador de tuberculose
fazer, mediante treinamento prévio, o teste tuberculínico no paciente.
realizar, anualmente, no paciente a baciloscopia de controle.
solicitar o teste sorológico anti-HIV.
encaminhar o material coletado (escarro) ao laboratório.
dar alta ao paciente após a conclusão do tratamento.
Assinale a opção correta no que concerne à febre amarela.
A doença caracteriza-se por febre alta de longa duração (mais de duas semanas), com início abrupto, e sinal de Faget (pulso arrítmico associado a dispneia, temperatura elevada e fadiga).
A febre amarela é uma doença de caráter transmissível e elevada letalidade, podendo ser prevenida por vacinação. Seu tratamento é específico e todos os seus ciclos podem ser eliminados.
O diagnóstico laboratorial da doença pode ser feito por sorologia, utilizando-se a técnica de inibição de hemaglutinação (MAC-ELISA). Considera-se positivo o resultado quando há aumento de, no mínimo, seis vezes dos títulos de anticorpos na comparação entre duas amostras quaisquer.
Deve ser investigado para febre amarela o indivíduo não vacinado contra a doença, ou com estado vacinal ignorado, com quadro febril agudo e que resida ou que, nos últimos quinze dias, tenha estado em área com transmissão viral.
A administração de vacina específica, em duas doses, no período de 1 ano, confere 100% de proteção contra a febre amarela, consistindo, portanto, na principal medida de controle da doença.
Considerando a legislação vigente e as características do atendimento nas unidades Hospital-dia, assinale a opção correta.
No atendimento à clientela de transplantados de medula óssea, poderão ser realizados, nessas unidades, procedimentos de coleta de sangue e inserção de cateter venoso em veia periférica, devendo os procedimentos de maior complexidade, como inserção de cateter venoso central e biópsias de medula óssea, ser realizados apenas em unidades de internação hospitalar prolongada.
Para prestar assistência aos pacientes com fibrose cística, essas unidades devem contar com uma equipe de plantão composta de, no mínimo, um médico, um enfermeiro e cinco auxiliares de enfermagem para cada cinco leitos, durante todo o período de funcionamento da unidade.
No Hospital-dia, o atendimento direcionado à saúde mental limita-se ao acolhimento individual medicamentoso, psicoterápico e de orientação, não havendo, nesses locais, atividades de acompanhamento em grupo.
Nas unidades Hospital-dia/AIDS, que pode situar-se em área independente ou integrada à estrutura hospitalar, deve haver consultório médico, consultório para psicólogo, sala para serviço social, sala para inalação, posto de enfermagem e enfermarias.
Nas unidades que atendem nessa modalidade de assistência, não há atendimento específico à população geriátrica.
Texto para as questões 33 e 34
Um homem de pele escura, com 59 anos de idade, após ter sofrido um acidente vascular cerebral, permanece a maior parte do tempo na posição deitada (decúbito dorsal), encontra-se emagrecido e apresenta, na região sacral, uma lesão de coloração vermelhopálida de aproximadamente 5 cm de diâmetro, com perda parcial da espessura dérmica, sem esfacelo ou comprometimento do tecido subcutâneo. Em região calcânea, esse paciente apresenta um eritema persistente.No sistema de classificação NPUAP (national pressure ulcer advisory panel), a lesão da região sacral desse paciente encontra-se no
estágio I.
estágio II.
estágio III.
estágio IV.
estágio VI.
Texto para as questões 33 e 34
Um homem de pele escura, com 59 anos de idade, após ter sofrido um acidente vascular cerebral, permanece a maior parte do tempo na posição deitada (decúbito dorsal), encontra-se emagrecido e apresenta, na região sacral, uma lesão de coloração vermelhopálida de aproximadamente 5 cm de diâmetro, com perda parcial da espessura dérmica, sem esfacelo ou comprometimento do tecido subcutâneo. Em região calcânea, esse paciente apresenta um eritema persistente.Nesse caso, deve-se
utilizar dispositivo em forma de rosca para o alívio da pressão sobre a região calcânea.
aplicar a escala de Braden Q para avaliação do risco de o paciente desenvolver outras ulceras por pressão.
proceder ao desbridamento cirúrgico da ferida sacral.
fazer curativo na lesão sacral com alginato de cálcio e cobertura com gaze.
mudar, periodicamente, o paciente de decúbito, atentando para o alívio da pressão sobre as proeminências ósseas.
Texto para as questões 35 e 36
Um jovem de 25 anos de idade que se acidentou em águas rasas sofreu lesão na medula espinhal acima de T12, tendo ficado tetraplégico e desenvolvido bexiga neurogênica espástica. O jovem encontra-se internado em uma unidade especializada e deve ser submetido a um cateterismo vesical intermitente.O tipo de disfunção vesical que o jovem apresenta caracteriza-se por
incontinência urinária decorrente da perda da sensação consciente e do controle motor cerebral e função vesical exercida de forma reflexa.
incontinência de fluxo constante, com perda involuntária da urina associada a hiperdistensão por obstrução anatômica.
hipotonia vesical, com queda da bexiga e deslocamento dos ureteres, o que provoca transbordamento de urina.
incontinência urinária, com manutenção do arco reflexo e do controle motor cerebral.
retenção urinária decorrente da incapacidade do detrusor de se contrair, com perda de urina por gotejamento contínuo.
Texto para as questões 35 e 36
Um jovem de 25 anos de idade que se acidentou em águas rasas sofreu lesão na medula espinhal acima de T12, tendo ficado tetraplégico e desenvolvido bexiga neurogênica espástica. O jovem encontra-se internado em uma unidade especializada e deve ser submetido a um cateterismo vesical intermitente.Para a realização do cateterismo vesical intermitente, é necessário
limpar o meato uretral com solução antisséptica antes da introdução do cateter, introduzi-lo em seguida, levantando o pênis e posicionando-o perpendicularmente em relação ao corpo do paciente, e avançar a sonda até que a urina flua na extremidade da mesma.
orientar o paciente a realizar higiene íntima com água e sabão e permitir que ele manipule o material (cateter simples e recipiente estéril para coleta da urina) e introduza a sonda sozinho em local reservado.
utilizar um cateter de Foley, solução antisséptica à base de iodo, coletor de urina, sistema de drenagem fechado, luvas estéreis e bandeja com campos estéreis.
manter o paciente em posição sentada, orientando-o a ele mesmo introduzir o cateter, com o pênis posicionado para baixo, de forma que a urina drene por gravidade e a bexiga esvazie-se completamente.
introduzir uma sonda reta, avançando por 18 a 24 cm até atingir a bexiga, e iniciar a drenagem parcial de urina, de cerca de 100 mL, e, em seguida, retirar o cateter e introduzi-lo novamente, até que toda a urina possa ser drenada intermitentemente.
Assinale a opção correta acerca da assistência de enfermagem a pacientes que sofreram fratura vertebral espontânea em decorrência de osteoporose.
A dor lombar pode ser aliviada promovendo-se o repouso, no leito, em decúbito dorsal ou lateral. O paciente deve mover o tronco em bloco, evitando torcê-lo, e a aplicação intermitente de calor local pode ajudar no relaxamento muscular.
Como o tratamento cirúrgico é o de primeira escolha para esses pacientes, eles devem ser orientados a realizar os exames préoperatórios e a seguir corretamente as orientações da terapia farmacológica, ingerindo regularmente os corticosteroides e anticoagulantes.
Os medicamentos para reposição de cálcio e de vitamina D devem ser utilizados, sob prescrição médica, na forma de dose única diária e, para não inibir sua absorção, devem ser ingeridos nos intervalos entre as refeições e não simultaneamente com alimentos que contenham vitamina C.
O paciente deve ser orientado da necessidade de seguir corretamente a terapêutica medicamentosa, ingerindo o bifosfonato à noite, com pouca água e durante as refeições, a fim de minimizar os efeitos gástricos que essa medicação provoca.
Como a diarreia associada à terapêutica instituída é comum nesses pacientes, eles devem ser avaliados constantemente para prevenir desequilíbrio eletrolítico importante, podendo ser necessárias reposições hidroeletrolíticas parenterais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...