Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diabetes apresenta alta morbimortalidade, com perda importante na qualidade de vida. É uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, amputação de membros inferiores, cegueira e doença cardiovascular. A hipertensão arterial sistêmica afeta a maioria dos portadores de diabetes. Ela é fator de risco importante para a doença coronariana e para as complicações microvasculares, como a retinopatia e a nefropatia. Segundo o Caderno de Atenção Básica sobre Diabetes melittus, a recomendação atual é intensificar seu controle na presença de diabetes, de modo a alcançar níveis inferiores a:
140/100 mmHg.
140/90 mmHg.
130/80 mmHg.
120/80 mmHg.
110/70 mmHg.
O Diabetes melittus configura-se hoje como uma epidemia mundial, traduzindo-se em grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde, o número de portadores da doença em todo o mundo era de 177 milhões em 2000, com expectativa de alcançar 350 milhões de pessoas em 2025. Os sintomas clássicos de diabetes são:
polaciúria, policondrite, perda do apetite e palpitações.
polaciúria, pancreopatia, prurido e hálito cetônico.
poliúria, pielocistite, parestesia e perda de sensibilidade das extremidades.
poliúria, polidipsia, polifagia e perda involuntária de peso.
oligúria, policitemia, polimiosite e perda do apetite.
O modo de viver da sociedade moderna tem determinado um padrão alimentar que, aliado ao sedentarismo, em geral não é favorável à saúde da população. A Política Nacional de Alimentação e Nutrição tem, entre seus propósitos, a promoção de práticas alimentares e modos de vida saudáveis. Considerando o índice de massa corporal, um homem jovem, de 34 anos, com altura de 1,73 m e peso de 80 Kg possui:
obesidade grau II.
obesidade grau I.
sobrepeso
peso normal.
desnutrição
De acordo com o Ministério da Saúde, a definição clássica de sintomático respiratório é o indivíduo que apresenta tosse, associada, ou não, a outra alteração respiratória, por algumas semanas. Esse conceito se aplica tanto a adolescentes quanto a adultos. Recomenda-se a realização de baciloscopia direta do escarro, para confirmar ou excluir tuberculose pulmonar nas pessoas que tossem por mais de três semanas, se não têm justificativa clara para o sintoma. São sintomas de um paciente respiratório crônico:
I. expectoração.
II. hemoptise.
III. sibilância.
IV. dor lombar.
V. taquipneia e dispneia.
Estão corretos os itens:
I e III apenas.
I, III e IV apenas.
I, III e IV apenas.
I, II, III e Vapenas.
I, II, III, IV e V.
Enfermagem - Enfermagem Clínica - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
As doenças de origem alimentar (DOAs) ocorrem, quando uma pessoa contrai uma enfermidade, devido à ingestão de alimentos contaminados com bactérias patogênicas e/ou suas toxinas. A doença que envolve a ingestão de células viáveis do microrganismo patogênico, colonização e/ou invasão, é denominada
toxinfecção alimentar.
infestação alimentar.
infecção alimentar.
intoxicação alimentar.
M.S., paciente com carcinoma de cólon, tem uma cirurgia agendada. Em relação aos cuidados que um Técnico em Enfermagem precisa tomar em relação a este paciente, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Deve observar e anotar a aceitação da dieta, que deverá ser pobre em resíduos (dieta líquida 12 a 24 horas antes da operação). ( ) Fazer enemas diários, que se iniciam na antevéspera da cirurgia (alterados no caso de oclusão ou suboclusão intestinal). ( ) Observar e anotar o aspecto e a frequência das eliminações intestinais. ( ) Fazer tricotomia ampla abdominal, exilar e perineal e sondagem nasogástrica.V/ F/ F/ V
V/ F/ V/ F
F/ V/ F/ V
F/ V/ V/ V
Em relação aos cuidados que um Técnico em Enfermagem deve tomar a respeito do paciente com hipertensão arterial, assinale a alternativa incorreta.
Oferecer dieta fracionada e hipossódica.
Evitar excesso de atividade física.
Verificar a pressão arterial todos os dias, independentemente de horários e com o paciente sentado, em repouso.
Administrar a medicação prescrita atentando para os efeitos de toxicidade medicamentosa.
R. M., sexo feminino, apresenta tosse com produção de catarro, expectoração espessa e gelatinosa, sibilos e dispneia. Foi diagnosticada com bronquite após exame clínico, RX do tórax e espirometria. Agora, a paciente precisa de cuidados especiais para o alívio de seus sintomas. Sendo assim, os cuidados que um Técnico em Enfermagem pode oferecer são:
I. incentivar a ingestão de líquidos. II. verificar e anotar a temperatura de 6/6 horas. III. administrar aerossolterapia, distante das refeições. IV. umidificar o ambiente de repouso com H20 (água) fervente. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
3/ 1/ 4/ 5/ 2
1/ 3/ 2/ 5/ 4
2/ 1/ 3/ 4/ 5
5/ 4/ 1/ 3/ 2
Ao trocar uma criança, um Técnico em Enfermagem notou que esta apresentava algumas alterações de pele como hiperemia, vesículas, bolhas, crostas, erosão da pele, fissuras, prurido e que, ao tirar a fralda, a criança sentia dor e ficava irritada. Pensando em se tratar de dermatite das fraldas (ou amoniacal) resolveu tomar as medidas necessárias que foram:
I. suspender o uso da fralda impermeável. II. não permitir que se acumule suor na pele da criança. III. expor as áreas lesadas, sem roupas, ao sol, por cerca de 20 minutos pela manhã, das 7 às 9 horas. IV. promover a ventilação da pele lesada várias vezes ao dia, deixando a área descoberta. Pode-se afirmar que o Técnico em Enfermagem adotou as medidas corretas no que se apresenta emI, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e IV, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...