Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
As condutas terapêuticas preconizadas para a diarreia tem como objetivo principal evitar a desidratação. Relacione as colunas corretamente.
A sequência está correta em
1, 3, 2
1, 2, 3
3, 2, 1
2, 3, 1
3, 1, 2
Enfermagem - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A informação ou o resultado final obtido através do balanço hídrico é
volume eliminado.
diurese de 24 horas.
relação oferta/eliminação.
hidratação venosa total.
ganho de massa ponderal.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
As diretrizes da AHA (American Heart Association) 2010 para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência (ACE) se baseiam em um processo internacional de avaliação de evidências, com significativas alterações em relação a AHA 2005. Segundo as novas diretrizes preconizadas na AHA 2010, assinale a opção correta.
O procedimento ver, ouvir e sentir se há respiração, que fazia parte da AHA 2005, permanece na AHA 2010 como medida importante.
O profissional de saúde deve iniciar as compressões torácicas antes de aplicar as ventilações de resgate (C-A-B), iniciando a RCP com 30 compressões em vez de 2 ventilações, diminuindo a demora em aplicar a primeira compressão.
A profundidade da compressão torácica em paciente adulto deve ser de um e meio a duas polegadas (4 cm a 5 cm) ao invés de no mínimo duas polegadas (cerca de 5 cm), como era na AHA 2005.
Frente a um atendimento de emergência, o profissional de saúde não deve levar mais que 20 segundos verificando o pulso do paciente e, caso não sinta pulsação, deve iniciar a recuperação cardiopulmonar e usar o DEA/DAE, se possuir.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em emergência hipertensiva, situação em que a pressão arterial está extremamente elevada (superior a 180 mmHg x 120 mmHg), o procedimento imediato consiste em abaixar rapidamente a pressão para evitar comprometimento de órgão-alvo e risco de morte eminente. Uma das condutas adotadas é a terapia medicamentosa com nitroprussiato de sódio. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
O nitroprussiato de sódio é um medicamento que não causa retenção hídrica e apresenta apenas os seguintes efeitos colaterais: náuseas, vômitos e taquicardia reflexa.
Recomenda-se a diluição de uma ampola contendo 50 mg do nitroprussiato de sódio em 250 mL de solução glicosada 5% ou fisiológica 0,9%, com uso de equipo simples específico para bomba de infusão.
A pressão arterial do paciente deve ser monitorada a cada 50 minutos após o início da perfusão, devido ao risco de hipotensão.
O nitroprussiato de sódio age diretamente na musculatura lisa arteriolar e venular, promovendo vasodilatação, sendo a droga de escolha na crise hipertensiva associada à insuficiência cardíaca.
Por causar aumento da hipertensão intracraniana, o nitroprussiato de sódio é contraindicado nas encefalopatias hipertensivas devido ao risco de hemorragias.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um paciente deu entrada em uma unidade de pronto-socorro com quadro de prurido intenso, confuso, hipertenso, taquipneico e com odor de amônia no hálito. Os exames laboratoriais apresentaram uremia, hipercalemia e anemia. Depois de confirmado quadro de insuficiência renal, o paciente foi encaminhado para hemodiálise. A respeito desse caso clínico, assinale a opção correta.
Entre as principais complicações a serem observadas durante o tratamento, incluem-se câimbras musculares dolorosas, dor torácica, hipertensão, taquicardia e sudorese.
A hemodiálise é o método de diálise mais comum utilizado em pacientes em estado grave, que necessitam utilizá-lo por um curto prazo, ou em pacientes com doença renal em estágio terminal (DRET), que precisam de terapia de longo prazo ou permanente.
Em pacientes com insuficiência renal crônica, a hemodiálise impede a morte, compensando a perda das atividades endócrinas e metabólicas dos rins.
Comumente, os tratamentos de hemodiálise ocorrem três vezes por semana, com sessões de uma a duas horas, dependendo do quadro do paciente.
Nesse processo de diálise, as toxinas e os resíduos no sangue são removidos por ultrafiltração e a água por osmose.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No setor de politraumatizados, toda a equipe deve conhecer a escala de coma de Glasgow, que apresenta utilidade particular no monitoramento da fase aguda do coma. Acerca dessa escala, assinale a opção correta.
Na escala de avaliação motora cujo escore vai de 1 a 4, o escore 2 apresenta extensão hipertônica, indicando sinal de descerebração.
Na avaliação de abertura ocular, no escore 2 o paciente abre os olhos em resposta ao chamado.
Na avaliação da resposta verbal, cujo escore vai de 1 a 10, no escore 3 o paciente se apresenta confuso e desorientado.
Essa escala se baseia em 3 critérios: resposta de abertura dos olhos, melhor resposta verbal e melhor resposta motora, com escores que vão de 0 a 15.
Nos traumas leves, com grande perspectiva de vida, os valores vão de 13 a 15 nessa escala.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das medidas da pressão intracraniana (PIC) e da pressão de perfusão cerebral (PPC) em terapia intensiva, assinale a opção correta.
A pressão intracraniana (PIC) é estável e não oscila com a pulsação arterial, tosse ou espirro.
Quanto maior a pressão intracraniana (PIC) maior será a pressão de perfusão cerebral (PPC).
O fluxo sanguíneo dentro do cérebro será normal se a pressão arterial média (PAM) for igual à pressão intracerebral (PIC).
Se a pressão de perfusão cerebral cair para menos de 40 mmHg, ocorre isquemia cerebral.
A pressão intracraniana varia de 0 a 10 mmHg, com limite superior a 15 mmHg.
Uma das medidas de primeiros socorros no atendimento à pessoa que desmaiou por motivos emocionais é
remover corpos estranhos e secreções da boca, se necessário.
posicioná-la em decúbito dorsal e em proclive, com angulação de 60°.
posicioná-la em decúbito ventral e com a cabeça lateralizada para prevenir a broncoaspiração da secreção bucal.
mantê-la em decúbito dorsal horizontal, evitando lateralizar a cabeça.
estimular a circulação sistêmica, após recobrar a consciência, orientando-a para deambular.
Uma dona de casa apresenta queimadura provocada por ferro quente quando passava roupa, com formação de bolhas, eritema e dor na área afetada. A queimadura, nesse caso, é classificada como sendo
primária
indeterminada
de primeiro grau;
de segundo grau;
de terceiro grau.
A posição em decúbito dorsal horizontal com os membros inferiores elevados é indicada em casos de atendimento emergencial para
convulsão;
síncope;
trauma craniano;
afogamento;
asfixia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...