Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A partir da situação apresentada, assinale a opção correta a respeito da máscara de Venturi.
O uso da máscara possibilita que uma concentração constante de oxigênio seja inspirada, independentemente da profundidade ou da frequência da respiração, devendo-se observar se o fluxo de oxigênio está adequado ao tubo conector (válvula).
A velocidade de fluxo de 50% indica um fornecimento elevado de oxigênio, o que exige umidificação do sistema.
A máscara de Venturi possui uma bolsa-reservatório que deve permanecer inflada durante a inspiração e a expiração, para controle do fluxo de oxigênio.
Por ser um sistema de administração de baixo fluxo, a máscara deve ser mantida com boa vedação e adaptada à face do paciente, para garantir a oxigenação prescrita.
Como a máscara permite a entrada de oxigênio sob demanda, o que interrompe o fluxo de oxigênio durante a expiração, deve-se estar atento a qualquer esforço respiratório do paciente.
Uma criança de cinco anos de idade, desnutrida e com doença diarreica aguda de origem infecciosa apresentava quadro grave de desidratação, hipotonia e colapso circulatório ao ser atendida em uma unidade de saúde. À avaliação física, o enchimento capilar foi classificado como muito prejudicado.
A partir do caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.É indicada a aplicação intravenosa da vacina para o rotavírus, agente infeccioso comum na faixa etária do paciente.
Deve-se interromper a alimentação e manter a criança com infusões venosas de soluções hipertônicas de glicose a 10%.
A avaliação do enchimento capilar da criança indica um retorno da perfusão em tempo igual ou inferior a três segundos.
Os sinais de elasticidade da pele e as condições dos olhos são parâmetros mais fidedignos que o enchimento capilar para a avaliação do estado de hidratação de uma criança desnutrida.
É indicada a hidratação intravenosa rápida, devendo ser administrada, até que esse procedimento possa ser instalado, solução de sais de reidratação oral por meio de sonda nasogástrica.
Uma consequência nociva da radioterapia é a mucosite oral, que acomete os pacientes submetidos à radiação nos tumores de cabeça e pescoço. Conforme a escala de toxicidade oral da Organização Mundial de Saúde, um paciente que consegue ingerir apenas alimentos líquidos, devido ao acometimento de úlceras orais com eritema extenso, classifica-se, em relação à mucosite oral como de grau
3.
4.
0.
1.
2.
Assinale a opção em que são apresentadas as manifestações clínicas da infecção causada pelo agente Trichomonas vaginalis.
prurido vulvovaginal, corrimento branco, grumoso, com aspecto caseoso, acompanhado de fissuras e maceração da pele
secreção vaginal amarelada, acompanhada de lesões exofíticas (crista de galo), dor pélvica intensa e polaciúria
secreção vaginal em pequena quantidade, com odor assemelhado a odor de peixe, associada a sintomas de poliúria
prurido, dor, área infectada edemaciada e lesões vesiculares que coalescem em formato de crosta
secreção vaginal abundante, espumosa, de coloração amarelada a amarelo-esverdeada, irritativa, de odor fétido, acompanhada de sintomas urinários e hiperemia de mucosa
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A cobertura microambiental utilizada como curativo secundário para uma ferida infectada, infiltrada e de formato irregular, derivada de glicídio de cadeia longa e obtido a partir de algas, e que possui a capacidade de absorver grande quantidade de secreção denomina-se
película semipermeável.
gaze de algodão.
acetato de mafenida.
alginato.
hidrocoloide.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A obstrução das vias aéreas ocorre em situações em que há um bloqueio total ou parcial na passagem do fluxo de ar até os alvéolos pulmonares. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
Para desobstrução de via aérea obstruída por corpo estranho em lactentes irresponsivos, devem-se realizar dez compressões torácicas, seguidas de dez golpes nas costas.
Se um indivíduo adulto ficar inconsciente, em decorrência de obstrução das vias aéreas por corpo estranho, o profissional da saúde deve checar seus pulsos e iniciar, imediatamente, a ressuscitação cardiopulmonar.
Estando a vítima com obstrução grave das vias aéreas por corpo estranho consciente, pode-se utilizar a manobra de Heimlich, com o objetivo de criar uma tosse artificial e provocar a expulsão do corpo estranho.
A obstrução das vias aéreas pode decorrer de causas intrínsecas como aspiração de alimentos, conhecida como broncoaspiração.
Os sinais clássicos de obstruções de vias aéreas leves incluem tosse silenciosa, cianose e incapacidade de falar.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A parada cardiorrespiratória (PCR) pode ser ocasionada por diversos mecanismos que perturbam a homeostase do sistema condutor cardíaco. Na ocorrência de PCR, a realização imediata de reanimação cardiopulmonar (RCP) contribui sensivelmente para o aumento das taxas de sobrevivência das vítimas. No que se refere a esse tema, assinale a opção correta.
Se constatada a ausência do pulso carotídeo em vítima de PCR, devem-se iniciar imediatamente as compressões torácicas, sendo recomendado atualmente realizar vinte compressões torácicas com pausa para uma ventilação de resgate.
Para conseguir êxito na realização de RCP, o socorrista deve realizar uma frequência mínima de cem compressões por minuto, deprimindo o tórax com profundidade mínima de cinco centímetros e promovendo o alívio do tórax após cada compressão.
O suporte básico de vida compreende uma série de intervenções, englobando o acesso precoce, a desfibrilação precoce e o atendimento de suporte avançado precoce.
Os sinais premonitórios da PCR, como arritmia, hipotensão, fraqueza, dor torácica, dispneia e visão turva, estão sempre presentes e surgem até duas horas antes do evento terminal.
Na vigência de PCR, cujo diagnóstico deve ser confirmado laboratorialmente, a vítima torna-se irresponsiva, apneica e pode ou não ter pulso.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
As emergências clínicas são um enorme desafio, uma vez que necessitam de atendimento rápido e sistematizado que vise à estabilização inicial do paciente para posterior avaliação. Em relação às emergências neurológicas, assinale a opção correta.
A meningite, definida como processo inflamatório que acomete o parênquima nervoso e provoca febre, rebaixamento do nível de consciência e crises convulsivas, é a infecção do sistema nervoso central de maior prevalência no pronto-socorro.
Os sinais clássicos de uma paciente com síndrome de hipertensão intracraniana incluem a presença dos sinais de Kernig e Brudzinski e eventual dissociação pulso-temperatura.
Pacientes com cefaleia que apresentem história prévia de episódios semelhantes, sem alteração substancial, são considerados de alto risco para doenças potencialmente fatais, sendo-lhes recomendado submeterem-se rotineiramente a exames de neuroimagem.
Um dos procedimentos iniciais da avaliação de um paciente com suspeita de acidente vascular cerebral, consiste em verificar a glicemia capilar, uma vez que a hipoglicemia é um importante diagnóstico diferencial, sendo uma causa potencialmente reversível.
Após a estabilização inicial de um paciente com acidente vascular cerebral (AVC) e a exclusão de causas reversíveis imediatas, deve-se submetê-lo a uma tomografia computadorizada e repeti-la após 72 horas, uma vez que, nos casos de AVCs isquêmicos, observam-se alterações nesse exame na maior parte dos pacientes.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Por mais eficiente que seja um suporte avançado, se as ações de suporte básico de vida não forem feitas de forma adequada, será baixa a chance de sobrevivência de um paciente em situação de emergência. No que concerne ao suporte básico de vida nas ações de urgência e emergência e ao suporte pediátrico, assinale a opção correta.
Assim como a corrente do adulto, a corrente de sobrevivência pediátrica apresenta cinco elos, que ocorrem na mesma sequência em ambos os tipos de pacientes.
Em uma parada cardíaca pediátrica, a ativação do serviço médico de emergência deve ser a primeira conduta a ser tomada, seguida de reanimação cardiopulmonar por cerca de dez minutos.
O meio mais indicado para a verificação de pulso em situações de emergência é a palpação da carótida, ainda que se trate de lactentes e menores de um ano.
Recomenda-se, atualmente, para as compressões torácicas em crianças e lactentes atendidas por dois socorristas, que a relação compressão-ventilação seja de 15:2.
A corrente de sobrevivência do adulto é composta por cinco elos interdependentes, sendo o primeiro deles relacionado ao suporte avançado de vida.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito da escala de coma de Glasgow (ECG), assinale a opção correta.
Em pacientes entubados, não há necessidade de avaliação da resposta verbal, sendo a pontuação da ECG obtida pela soma dos demais quesitos.
Um paciente com abertura ocular ao comando verbal e que não emita nenhuma resposta e retire o membro ao estímulo doloroso apresentará doze pontos na ECG.
A ECG baseia-se na quantificação de três variáveis, pontuando-se cada uma de acordo com a melhor resposta obtida durante o exame e somando-se os resultados, que podem indicar uma pontuação entre 3 e 15.
A classificação do paciente de acordo com a ECG independe do fato de o paciente estar utilizando medicamentos.
A resposta motora é avaliada e pontuada em cinco níveis, recebendo a menor nota o paciente que obedece aos comandos espontaneamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...