Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao controle de infecção hospitalar, assinale a opção correta.
É correto afirmar que o desenvolvimento e a erradicação de uma infecção dependem mais características relacionadas ao parasita do que as relacionadas ao hospedeiro.
Infecção comunitária pode ser definida como a infecção consumada ou em incubação no ato de admissão do paciente, desde que não apresente relação com internações anteriores em qualquer hospital.
Infecção hospitalar é qualquer infecção adquirida após a internação do paciente e que surja durante a internação ou mesmo após a alta, quando relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
As infecções no recém-nascido são hospitalares, com exceção das transmitidas de forma transplacentária e aquelas associadas à bolsa rota superior a 72 horas.
Apesar de a pele íntegra ter boa resistência a infecção, os artigos não-críticos que entram em contato necessitam, além da limpeza prévia, de desinfecção.
De acordo com as medidas de precaução básica para a segurança individual e coletiva, bem como, da precaução adicional de aerossóis e gotículas, assinale a opção correta.
Pacientes com rubéola e caxumba, quando forem transportados para exames, devem usar máscara N95 durante toda a sua permanência fora do leito.
Pacientes com precaução adicional de gotícula não devem ser internados com outros infectados pelo mesmo microrganismo, mesmo guardando a distância de um metro entre eles.
Pacientes com tuberculose pulmonar e coqueluche requerem precauções adicionais de aerossóis, assim, os profissionais devem usar máscaras N95 e realizar a higienização das mãos.
Pacientes portadores de síndrome respiratória aguda podem ser internados com outros pacientes infectados pelo mesmo microrganismo e, quando necessário o transporte, eles devem usar a máscara cirúrgica.
Pacientes com suspeita ou confirmação de tuberculose resistentes ao tratamento podem dividir o mesmo quarto com pacientes com tuberculose, desde que mantenham a distância mínima de um metro entre os leitos.
Com relação aos conceitos e critérios diagnósticos das infecções hospitalares, julgue os itens abaixo.
Paciente proveniente de um hospital que se interna com infecção em outro hospital é considerado portador de infecção comunitária de ambos os hospitais.
Em relação à prevenção e controle de infecção hospitalar, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:
I- A lavagem das mãos é a fricção manual vigorosa de toda a superfície das mãos e punhos, utilizando-se sabão/detergente, seguida de enxágue abundante em água corrente, sendo, isoladamente, a ação mais importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares.
II- A lavagem das mãos é realizada sempre antes dos procedimentos cirúrgicos, e está dispensada na utilização de luva antes e após contatos que envolvam mucosas, sangue ou outros fluidos corpóreos, secreções ou excreções.
III- Infecção hospitalar é aquela adquirida após a admissão do paciente e que se manifeste durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares.
IV- Considera-se infecção hospitalar aquela infecção em recém-nascido, cuja aquisição por via transplacentária é conhecida ou foi comprovada e que tornou-se evidente logo após o nascimento (exemplo: herpes simples, toxoplasmose, rubéola, citomegalovirose, sífilis e AIDS), devendo ser controlada vigorosamente.
todas as frases estão corretas.
as frases I e III estão corretas.
as frases I, II e III estão corretas.
as frases III e IV estão corretas.
Em relação à prevenção e controle de infecções hospitalares, em um ambiente hospitalar, deve ser utilizada a precaução para transmissão de aerossóis nos casos de:
Tuberculose Pulmonar, Varicela e Sarampo.
Tuberculose Extrapulmonar, Hanseníase na forma Tuberculóide e Meningite Bacteriana.
Tuberculose Pulmonar, Tuberculose Cutânea e Hanseníase na forma Virchowiana.
Meningite Bacteriana, Caxumba e Rubéola.
Em relação à higienização das mãos, para a segurança do paciente, é INCORRETO afirmar que:
As técnicas de higienização das mãos podem variar, dependendo do objetivo ao qual se destinam.
Apesar de as evidências mostrarem a importância das mãos na cadeia de transmissão das infecções relacionadas à assistência à saúde, e os efeitos dos procedimentos de higienização das mãos na diminuição das taxas de infecções, os profissionais de saúde ainda adotam uma atitude passiva diante deste problema de saúde pública mundial.
Devem higienizar as mãos apenas os profissionais que trabalham em serviços de saúde que mantêm contato direto com os pacientes. Recomenda-se, ainda, que familiares, acompanhantes e visitantes higienizem as mãos antes e após contato com o paciente, nos serviços de saúde.
As mãos dos profissionais que atuam em serviços de saúde podem ser higienizadas utilizando-se água e sabonete, preparação alcoólica e antisséptico degermante.
A higienização simples das mãos tem por finalidade remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos.
No ambiente que executa procedimentos invasivos, dentre os equipamentos/materiais necessários para a higienização das mãos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estão incluídos
pia ou lavatório, álcool a 70%, lixeira para descarte das luvas de procedimento e hamper para descarte das compressas.
pia ou lavatório, dispensador de sabão e de antisséptico, porta-papel toalha e lixeira para descarte do papel toalha.
dispensador de álcool iodado, suporte de toalha e sabonete em barra.
pia ou lavatório com água aquecida, sabonete em barra, suporte para o sabonete e lixeira para descarte do papel toalha.
pia com cuba funda e torneira com sensor de abertura, secadora de mãos e dispensador de sabão e antisséptico.
Dentre outras, a descontaminação de tecidos vivos ocorre por meio de
antissepsia e desinfeccção.
desinfecção e esterilização.
degermação e desinfecção.
degermação e antissepsia.
ensaboamento e fricção.
Acerca da biossegurança para os profissionais de saúde, assinale a opção correta.
Diversos microrganismos são transmitidos, na falta de cuidados, aos profissionais de saúde, destacando-se o vírus da imunodeficiência humana (HIV), o Clostridium tetani, os vírus das hepatites B e C e o Plasmodium falciformium.
O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) não evita o risco de exposição a material biológico, como sangue e fluidos corporais.
As recomendações denominadas precauções-padrão devem ser adotadas no atendimento a todo e qualquer paciente, incluem a higienização das mãos, o uso do equipamento de proteção individual, vacinação contra hepatite B e descarte adequado de materiais perfurocortantes.
Os acidentes com perfurocortantes no reencape da agulha ou na sua manipulação são pouco frequentes para a equipe de enfermagem.
As doenças transmitidas por gotículas são mais difíceis de prevenir com o uso de máscaras do que as que são transmitidas por aerossóis.
A higienização das mãos é a medida mais importante, reconhecida há muitos anos, na prevenção e no controle das infecções nos serviços de saúde. Estudos recentes sobre o tema avaliam que a adesão dos profissionais a essa pratica não é constante e ainda é insuficiente na rotina dos serviços. Acerca da higienização das mãos, assinale a opção correta.
O uso de luvas substitui a higienização das mãos nos procedimentos de enfermagem.
A antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos tem a finalidade de eliminar a microbiota transitória da pele e de reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.
O uso de secadores elétricos é indicado no processo de higienização das mãos por eles serem práticos e não apresentarem dificuldades no seu acionamento, não havendo possibilidade de carrearem microrganismos.
Os dispensadores de sabão e antissépticos devem possuir dispositivos que dificultem o seu esvaziamento e facilitem o preenchimento.
Os produtos antissépticos são associados a detergente e se destinam à higienização das mãos e à desinfecção da pele.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...