Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção correta, acerca do processamento de produtos para a saúde.
Dependendo da doença apresentada pelo paciente quando do último uso de produto, a desinfecção de alto nível é indicada devido ao risco intermediário de transmissão de infecção.
Artigos não-críticos são artigos ou produtos destinados ao contato com a pele íntegra e mesmo aqueles que nem contatam diretamente o paciente, exigindo, como processamento mínimo, a limpeza/desinfecção de baixo nível.
Não existe a indicação de que o processamento de produtos para a saúde devam ser realizados na central de material esterilizado (CME) de forma centralizada.
É obrigatória a esterilização de produtos para a saúde classificados como críticos, entre eles os nebulizadores e os endoscópios.
A esterilização de artigos semicríticos não é obrigatória, embora possa ser desejável em diversas circunstâncias, como, por exemplo, cubas e canetas de eletrocautério.
No controle da infecção hospitalar, a limpeza, a desinfecção de artigos e antissépticos são fundamentais. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
O termo desinfecção é um processo de eliminação ou destruição dos microrganismos na forma vegetativa; a destruição de bactérias na forma esporulada pode ocorrer, mas não se tem o controle ou a garantia do resultado.
Substâncias antissépticas são providas de ação letal ou inibitória da reprodução microbiana; são destinadas a aplicações em pele, mucosas e superfícies, além de serem hipoalérgicas.
A atividade microbicida da clorexidina é principalmente contra bactérias gram-positivas e gram-negativas e a alguns vírus como o do herpes e do HIV, mas não mantêm atividade na presença de sangue.
A limpeza constitui o núcleo de todas as ações referentes aos cuidados de higiene com os produtos hospitalares, devendo sempre preceder os procedimentos de esterilização, mas não de desinfecção.
A descontaminação tem por finalidade diminuir o número de microrganismos presentes em artigos sujos, sendo indicado o uso de agentes químicos desinfectantes.
Acerca dos processos de esterilização de produtos para a saúde, assinale a opção correta.
A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida com capacidade de desenvolvimento durante os estágios de conservação e de utilização do produto.
Alguns métodos de esterilização garantem a sua eficácia, independentemente da limpeza prévia do material.
O vapor saturado sob pressão é o processo de esterilização que maior segurança oferece no meio hospitalar, destruindo todas as formas de vida em temperaturas entre 90 ºC e 110 ºC.
O teste de Bowie&Dick é utilizado para medir a eficácia do sistema de vácuo da autoclave, preconizando o uso diário desse teste, nos primeiro e último ciclos.
A esterilização por vapor saturado sob pressão é recomendado para a esterilização de pós, além de apresentar restrição para materiais termossensíveis.
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
Na definição do tempo de estocagem de itens estéreis, é necessário que sejam considerados os tipos de invólucros e as características de estocagem.
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
As recomendações para diluições de soluções limpantes e desinfetantes, número de enxágues, método de montagem, desmontagem, limpeza, enxágue, secagem e inspeção de artigos devem ser incluídas nas rotinas e nos procedimentos de uma central de material e esterilização.
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
A esterilização a vapor, processo no qual o vapor saturado encontra-se a uma pressão inferior à atmosférica, é realizada em autoclaves.
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
O processo de esterilização por gases, utilizado em superfícies expostas não porosas e impermeáveis, apresenta a vantagem de dispensar aquecimento e diluição em água.
Quanto ao risco potencial de transmissão de infecção ao paciente, os artigos médico-hospitalares são classificados, segundo Spaulding, em
críticos, semicríticos e não-críticos.
críticos, semicríticos e livres.
perigosos, semiperigosos e não-perigosos.
de risco, com pouco risco e sem risco.
risco alto +, risco alto ++ e risco alto +++.
Com relação ao prazo de validade de artigos médicohospitalares, deve-se considerar
o tipo e a configuração dos artigos, o plantão que foi realizado o processo de esterilização, o número de procedimentos a ser realizado no dia e o tipo de embalagem.
as características da instituição, o método de esterilização, a quantidade de artigos disponíveis no estoque, o local onde foi realizada a esterilização e o método de selagem.
o método de esterilização, o tipo e a configuração dos artigos, o tipo de embalagem, o método de selagem, o local de guarda e a frequência de manipulação do pacote antes do uso.
o tipo e a configuração dos artigos, o plantão que foi realizado o processo de esterilização, o tipo de embalagem, o método de selagem e a frequência de manipulação do pacote antes do uso.
a autoclave utilizada para o processo, o tipo de embalagem e o tipo de configuração dos artigos, e o profissional responsável pela esterilização do artigo.
A respeito dos métodos de desinfecção e esterilização de materiais e equipamentos de saúde, julgue os itens seguintes.
Os artigos hospitalares críticos requerem esterilização para satisfazer os objetivos a que se propõem, e os artigos não críticos requerem limpeza ou desinfecção de nível baixo ou médio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...