Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à saúde da mulher no ciclo gravídico puerperal, julgue os itens seguintes.
A rotura prematura de membranas ovulares (RPM) é definida como a separação da placenta da parede uterina antes do parto, sendo que em grau 2 ocorre sangramento genital importante com hipertonia uterina, hipotensão arterial materna e óbito fetal.
Leia as seguintes afirmativas sobre Atenção Pré-natal e Puerperal, assinalando a INCORRETA.
Apesar da ampliação na cobertura, alguns dados demonstram comprometimento da qualidade dessa atenção, tais como a incidência de sífilis congênita, o fato de a hipertensão arterial ainda ser a causa mais frequente de morte materna no Brasil, e o fato de que somente pequena parcela das gestantes inscritas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) conseguem realizar o elenco mínimo das ações preconizadas.
Outra questão crítica da atenção pré-natal é a chamada alta do pré-natal, com a falta de acompanhamento ambulatorial no fim da gestação, momento em que é maior a probabilidade de intercorrências obstétricas.
A atenção pré-natal e puerperal deve incluir ações de promoção e prevenção da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que possam vir a ocorrer nesse período.
A pré-eclâmpsia/eclâmpsia é a terceira causa de morte materna no Brasil e determina o maior número de óbitos perinatais.
Uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada se dá por meio da incorporação de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias.
A anticoncepção de emergência (AE) é uma proposta que veio contribuir para a garantia do exercício pleno dos direitos das mulheres na tomada de decisões sobre sua reprodução. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
No caso de mulheres soropositivas que estão em tratamento com antirretrovirais, poderá haver comprometimento da eficácia do método de AE, caso seja utilizado o etinilestradiol em decorrência de interação farmacológica entre esses medicamentos.
Sobre a Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente com Asma, leia as seguintes assertivas:
I. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, caracterizada por hiperresponsividade brônquica e obstrução variável do fluxo de ar, reversível espontaneamente ou com tratamento. Manifestase clinicamente por episódios recorrentes de dispneia, sibilância e tosse, particularmente à noite e pela manhã, ao acordar.
II. Estima-se que a prevalência média no Brasil entre crianças e adolescentes seja de 45%.
III. Em um episódio de crise asmática, é natural que o usuário se encontre angustiado. As melhores alternativas para tranquilizá-lo são atendimento rápido e atenção da equipe de saúde, principalmente de enfermagem. Caso a crise persista, o usuário deverá ser sedado, diminuindo, com isto, a angústia respiratória.
IV. O tratamento da crise de asma tem como objetivos: prevenir morte, restaurar a melhor condição clínica possível ao paciente, manter a melhor função pulmonar possível e prevenir a recorrência dos sintomas, tratando a inflamação.
Quais estão INCORRETAS?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas IV.
Apenas II e III.
Apenas I, II e IV.
Sobre a Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento, assinale a alternativa corre
A Saúde do Idoso aparece como uma das prioridades no Pacto pela Vida, mantendo a preocupação histórica com a saúde da população idosa brasileira nas políticas públicas do Brasil.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem no Brasil, aproximadamente, 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa pelo menos 10% da população brasileira. Segundo projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde OMS, no período de 1950 a 2025, o grupo de idosos no país deverá ter reduzido em quinze vezes.
Os agravos decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis têm sido as principais causas de óbito na população idosa, seguindo uma tendência mundial. Quando são analisadas as causas específicas, a doença cerebrovascular ocupa o primeiro lugar em mortalidade no país, tanto em idosos quanto na população geral, e as doenças cardiovasculares, o segundo lugar.
É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, apenas para recuperação da saúde, incluindo atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
Não estando o idoso em condições de proceder à opção pelo tratamento de saúde que lhe for mais favorável, esta será feita exclusivamente pelo curador, quando o idoso for interditado.
No Brasil, é definida como idosa a pessoa que tem 60 anos ou mais de idade. Segundo o Ministério da Saúde, quais são as três principais causas de mortalidade de idosos no Brasil?
I. Doenças do aparelho circulatório.
II. Doenças do sistema nervoso.
III. Neoplasias (tumores).
IV. Doenças do aparelho respiratório.
V. Doenças do aparelho geniturinário.
Quais estão corretas?
Apenas I, II e III.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, IV e V.
Apenas II, III e V.
Apenas II, IV e V.
O Técnico de Enfermagem participa do cuidado em saúde das crianças em Unidades de Saúde e, para exercer de forma efetiva sua função, necessita de conhecimento sobre os termos e conceitos utilizados nas ações de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Identifique na coluna 1, somente os termos utilizados na avaliação do crescimento e desenvolvimento das crianças, e correlacione-os com a coluna 2, que apresenta os seus respectivos conceitos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
3 4 1 2.
2 3 1 5.
3 4 1 5.
4 2 5 1.
2 1 3 4.
A respeito dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, assinale a opção correta.
Fazem parte da melhoria do ambiente de trabalho e controle das condições de risco para a saúde: identificação, no trabalho das condições de risco para a saúde; caracterização da exposição e quantificação das condições de risco; discussão e definição das alternativas de eliminação ou controle das condições de risco; implementação e avaliação das medidas adotadas.
Produtos vendidos sob nomes comerciais, sem informação detalhada quanto à composição química, geralmente, criam problemas para o reconhecimento de riscos. Essas informações não cabem ser exigidas dos fabricantes e fornecedores, devendo-se solicitar a análise das amostras, que garante maior confiabilidade e menor custo.
O profissional encontra, com facilidade, os dados para o estabelecimento do nexo ou da relação trabalho-doença, principalmente, pela precisão na identificação de fatores de risco e(ou) situações a que o trabalhador está ou esteve exposto a condições potencialmente lesivas para sua saúde.
O médico e a equipe de saúde, responsáveis pelo atendimento do trabalhador, devem buscar um relacionamento de cooperação com os colegas do paciente. Considerando a natureza harmoniosa dessas relações, torna-se desnecessário que os procedimentos sejam registrados e documentados.
Estabelecida a relação causal ou o nexo entre a doença e o trabalho desempenhado pelo doente, o profissional ou a equipe responsável pelo atendimento deve passar a responsabilidade ao profissional adequado, isentando-se de demais responsabilidades.
Ainda, com relação aos agravos à saúde relacionados ao trabalho, bem como sobre o controle dos fatores de risco para a melhoria dos ambientes e das condições de trabalho, assinale a opção correta.
O reconhecimento das condições de risco no trabalho envolve um conjunto de procedimentos que visa definir se existe ou não um problema para a saúde do trabalhador e, no caso afirmativo, repassar os dados para outra esfera resolutiva.
Para reconhecer as condições de risco, é suficiente a comprovação da existência de uma única forma de geração de risco.
Uma das barreiras mais seguras do corpo humano é a pele, pois elementos nocivos não são absorvidos pela pele intacta.
Informações sobre o estado de saúde do trabalhador, como queixas, sintomas e outros efeitos sobre a saúde, bem como modificações precoces nos parâmetros de saúde, também podem auxiliar na identificação de condições de risco existentes no ambiente de trabalho.
Entre as vias de entrada, no organismo, de agentes químicos e poeiras a digestiva é a mais importante, principalmente, devido às doenças causadas pela má higiene pessoal e pela falta de cuidados padrões.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, os causadores de acidentes aos profissionais da saúde no ambiente de trabalho estão os agentes, dentre outros,
ergonômicos, físicos e alimentares.
físicos, químicos e aéreos.
aéreos, químicos e biológicos.
físicos, químicos e biológicos.
alimentares, mecânicos e ergonômicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...