Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação a Norma Regulamentadora NR 32, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:
I- Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), descartáveis ou não, deverão estar à disposição, em número suficiente, nos postos de trabalho, de forma que seja garantido o imediato fornecimento ou reposição. II- A NR 32 abrange as situações de exposição aos diversos agentes de risco presentes no ambiente de trabalho, como os agentes de risco biológico, os agentes de risco químico, os agentes de risco físico com destaque para as radiações ionizantes, exceto os agentes de risco ergonômico. III- O quarto destinado à internação de paciente, para administração de radiofármacos, deve possuir blindagem; paredes e pisos com cantos arredondados, revestidos de materiais impermeáveis, que permitam sua descontaminação; sanitário privativo; biombo blindado junto ao leito; sinalização externa da presença de radiação ionizante e acesso controlado.Todas as frases estão corretas.
Apenas as frases I e III estão corretas.
Apenas a frase I está correta.
Apenas as frases I e II estão corretas.
São considerados equipamentos de proteção individual:
Suporte de papel toalha, suporte de sabonete antisséptico, óculos de proteção e caixa coletora de material pérfuro-cortante.
Luvas, máscaras, suporte de papel toalha e caixa coletora de material pérfuro-cortante.
Óculos de proteção, caixa coletora de material pérfurocortante, avental e suporte de sabonete antisséptico.
Luvas, máscaras, óculos de proteção e avental.
Ao analisar a pauta durante a reunião, a enfermeira propõe a discussão sobre os aspectos toxicológicos ambientais e ocupacionais, em relação ao risco de câncer ocupacional, pois segundo o Instituto Nacional do Câncer, considera-se que
as ações relacionadas à interlocução de saúde-trabalho e câncer são amplamente facilitadas, pois possuem lócus de ação única no Ministério da Saúde, o que facilita o diálogo e a viabilização de ações efetivas.
a responsabilização nas ações para suprir todas as lacunas da esfera governamental cabe às empresas, devido a fragmentação das políticas públicas de saúde do trabalhador e a inexistência de legislações sobre prevenção de riscos ambiental e ocupacional.
a prevenção na área de Saúde do Trabalhador pressupõe atuar, dentre outras, nos determinantes do processo de adoecimento relacionado ao trabalho, nos ambientes e processos de trabalho danosos à saúde.
a situação do trabalhador com câncer envolve práticas de assistência e terapêutica de baixo custo, e as medidas preventivas não são influenciadas por comportamento pessoal, ocupacional e ambiental na exposição aos agentes cancerígenos.
o grande número de agentes físicos e químicos, excluindo-se os biológicos, presentes nas esferas ambiental e ocupacional, aumentam o risco de câncer, justificando a necessidade de divulgação sobre o potencial cancerígeno desses agentes.
Acerca dos principais tipos de transtorno mental, assinale a opção correta.
No transtorno de ansiedade generalizada, o paciente apresenta, normalmente, um fácil relacionamento.
A pessoa com depressão apresenta tristeza comum, sem perda da autoestima, normalmente reclama da falta de ânimo, de cansaço fácil e de não sentir interesse por nada.
O indivíduo com episódios de mania caracteriza-se por apresentar um ritmo lento, falar pouco, sempre do mesmo assunto, e dormir muito.
O indivíduo com transtorno bipolar apresenta constância no estado de humor.
Demência é uma síndrome causada por alguma doença cerebral, e acarreta perturbações de vários aspectos do funcionamento mental.
Assinale a alternativa correta:
As pessoas atendidas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico, que lhes impossibilita de viver e realizar seus projetos de vida. São, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas.
Crianças e adolescentes com transtornos mentais não são atendidos pelo CAPS, sendo internados em Hospitais Gerais, que tenham as especialidades de Pediatria e Psiquiatria.
A atual Política Nacional em Saúde Mental visa o aumento do número de leitos em Hospitais Psiquiátricos.
As pessoas atendidas nos CAPS são apenas aquelas que apresentam sofrimento psíquico leve, que lhes possibilita de viver e realizar seus projetos de vida.
No programa educativo sobre psicopatologia do trabalho, o enfermeiro esclarece que, segundo Carvalho, o apoio psicológico tornou-se necessário no tratamento de lesões por esforços repetitivos, principalmente aos trabalhadores que apresentam componente ansioso-depressivo, porque
essas lesões por esforços repetitivos, embora não sejam de notificação compulsória em rede de serviços sentinela, influenciam no vínculo empregatício do trabalhador.
a abordagem do sofrimento mental e dos aspectos psicossociais relacionados à patologia em questão é útil no processo reabilitacional.
a ocorrência de doença osteomuscular relacionada ao trabalho implica na perda de estabilidade no trabalho e na demissão por justa causa.
essas pessoas se sentem pressionadas para se recuperarem em longo período de tempo, embora não acarrete insegurança no retorno ao trabalho.
as atividades coletivas, do tipo terapia em grupo, com os portadores da lesão são contraindicadas, pois a socialização das dificuldades pessoais é fator impeditivo ao tratamento da doença.
Com relação ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da rede de atenção à saúde mental, julgue os itens que se seguem.
O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
A respeito do procedimento para verificação da Pressão Arterial - (PA) julgue os itens que se seguem e marque a alternativa CORRETA.
A posição recomendada para a medida da pressão arterial PA é a deitada.
Pacientes com insuficiência renal devem ser orientados a ingerir água e aguardar a bexiga ficar cheia, e somente após deve-se verificar a PA.
Para verificação da PA deve ser utilizado manguito de tamanho adequado ao braço do paciente, posicioná-lo cerca de 2 a 3 cm acima da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria radial.
Palpar o pulso radial e inflar o manguito até seu desaparecimento é um procedimento para a estimativa do nível da pressão sistólica; após deve-se desinflar rapidamente, aguardar um minuto antes de inflar para aferir a PA. Este procedimento é necessário para estimar a pressão que deve ser exercida pelo manguito na verificação da PA.
Em um paciente adulto que tenha a circunferência do braço de 45 a 52 cm, deverá ser utilizado para verificação da PA um manguito com 12 cm de largura e 22 cm de comprimento.
Durante o expediente de trabalho, um empregado chega ao Serviço de Saúde da empresa, apresentando uma lesão por queimadura térmica provocada por calor seco no braço direito. A lesão apresentava a seguinte característica: Lesão única afetando a epiderme, a derme e também estruturas mais profundas. Ao examinar o local estava indolor, havia a presença de placa esbranquiçada e também enegrecida e com uma textura coreácea. Com esta análise pode-se dizer que é uma queimadura de:
Primeiro grau.
Segundo grau.
Terceiro grau.
Quarto grau.
Quinto grau.
Enfermagem - Semiologia e semiotécnica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A coleta de dados, ou histórico de enfermagem, é a primeira etapa da sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Considerando que o raciocínio diagnóstico, associado à coleta de dados de enfermagem, envolve o reconhecimento da existência de indicadores, a geração mental de diagnósticos possíveis e a comparação de indicadores com diagnósticos possíveis, assinale a opção correta.
Os dados coletados, gerados por uma revisão dos sistemas biológicos e feitos para produzir diagnósticos médicos, são suficientes para originar os dados necessários aos diagnósticos de enfermagem.
As hipóteses diagnósticas são analisadas apenas ao final da coleta de dados, ou seja, na segunda etapa da SAE, denominada diagnósticos de enfermagem (DE).
Indivíduo, família, grupo ou comunidade estão envolvidos em todo o processo de coleta de dados e de elaboração de diagnóstico.
O uso de um guia formal de coleta para a geração dos dados é opcional.
Quando todas as hipóteses de diagnósticos são descartadas, o enfermeiro deve concluir que os cuidados ao paciente não são mais necessários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...