Questões de Enfermagem do ano 2017

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e enfermidades respiratórias crônicas, principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida, além de ocasionarem impactos econômicos negativos para as famílias, as comunidades e a sociedade em geral. Sobre o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil (2011-2022), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Fortalece, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), ações educativas voltadas à prevenção e à redução do uso de álcool e do tabaco.
  • B. Estimula aspectos direcionados para o incentivo a hábitos alimentares saudáveis e à prática de atividades físicas regulares.
  • C. Apesar de uma mudança na estrutura etária da população brasileira, o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil (2011-2022) não contempla ações para o público idoso.
  • D. Intensifica o rastreamento, o diagnóstico, bem como o acesso ao tratamento das mulheres com alterações suspeitas de câncer de mama.

A sífilis congênita e neonatal tem ressurgido nos últimos anos como um significativo problema de saúde. Se não tratada durante o pré-natal, pode acometer 50% dos recém-nascidos das gestantes acometidas.

Analise as afirmativas a seguir sobre a sífilis e o acometimento do binômio e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A disseminação hematogênica do Treponema pallidum da gestante infectada, não tratada ou inadequadamente tratada, para o seu concepto pode ocorrer no útero pela via transplacentária, ou pelo líquido amniótico. Além disso, o recém-nascido pode contrair a doença durante o contato com a lesão genital ativa durante o nascimento.

( ) O risco de infecção para o feto e o neonato varia de acordo com o estágio da infecção materna, sendo a transmissão durante a sífilis primária ou secundária pouco comum.

( ) A infecção pode ser assintomática no nascimento em até 2/3 dos recém-nascidos infectados. Nesses casos, os sinais e sintomas podem aparecer nos primeiros 2 anos de vida ou levar até 20 anos.

( ) A sífilis pode ser transmitida por meio do leite materno, por isso as mães infectadas devem ser orientadas a não amamentar.

  • A. V V F V
  • B. V F V F
  • C. F F V V
  • D. F V V F

São fatores de risco para hemorragia pós-parto, EXCETO:

  • A. Fatores relacionados ao per¨ªodo pr¨¦-natal, como hist¨®ria pr¨¦via de placenta retida, hist¨®ria de hemorragia p¨®s-parto, ¨ªndice de massa corporal elevado, multiparidade (quatro ou mais); placenta baixa; idade (¡Ý 35 anos).
  • B. Fatores relacionados ao per¨ªodo intraparto: indução, primeiro, segundo e terceiro per¨ªodo do parto prolongado, uso de ocitocina.
  • C. Parto realizado de forma precipitada, parto operat¨®ria ou cesariana.
  • D. Incompatibilidade pelo sistema ABO.

Sobre as parasitoses que acomentem os seres humanos julgue os itens a seguir:

I- A Leishmaniose Tegumentar Americana é causada por parasitos do gênero Leismania Ross, 1903. Este protozoário tem seu ciclo completado em dois hospedeiros, um vertebrado e um invertebrado (heteroxeno). Os hospedeiros vertebrados incluem uma grande variedade de mamíferos: Roedores, edentados (tatu, tamanduá, preguiça), marsupiais (gambá), canídeos e primatas, inclusive o homem. Os hospedeiros invertebrados são pequenos insetos da ordem Diptera, família Psycodidae, sub-família Phlebotominae, gênero Lutzomyia.

II- Quanto a morfologia: a Leishmania apresenta três formas durante o seu ciclo: - Amastigotas: de forma oval ou esférica, estas são as formas encontradas no hospedeiro vertebrado, no interior das células do SMF. Não há flagelo livre, mas um rudimento presente na bolsa flagelar. - Promastigotas: formas alongadas em cuja região anterior emerge um flagelo livre. São encontradas no tubo digestivo do inseto vetor e em cultura. - Paramastigotas: formas ovais ou arredondadas com flagelo livre. São encontradas aderidas ao epitélio do trato digestivo do vetor através de hemidesmossomas.

III- Com relação ao diagnóstico laboratorial, existem alguns métodos imunológicos como o teste intradérmico de Montenegro: é o mais utilizado no país para levantamentos epidemiológicos, avalia a hipersensibilidade retarda do paciente e a Reação de Imunofluorescência indireta (RIFI): teste bastante usado, com alta sensibilidade, porém apresenta reação cruzada para outros tripanossomatídeos. IV- Ciclo no vertebrado: O inseto, na sua tentativa de ingestão de sangue, injeta as formas amastigotas no local da picada. Dentro de 4 a 8 horas estes flagelados são interiorizados pelos macrófagos teciduais. Rapidamente as formas amastigotas se transformam em promastigotas, que são encontradas no sangue 24 horas após a fagocitose. As promastigotas resistem à ação destruidora dos macrófagos e se multiplicam intensamente, até ocupar todo o citoplasmo O macrófago se rompe, liberando as promastigotas, que vão penetrar em outros macrófagos, iniciando a reação inflamatória.

  • A. Todas estão corretas.
  • B. Apenas I, e III estão corretas.
  • C. Apenas III e IV estão corretas.
  • D. Apenas IV está incorreta.
  • E. Apenas II, III e IV estão incorretas.

Com relação à Malária, marque a alternativa INCORRETA:

  • A. A Transmissão ocorre pela inoculação de esporozoítos durante a picada de fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. Estes mosquitos pertencem à família Culicidae, a mesma do mosquito da dengue (Aedes aegypti) e do pernilongo comum (Culex quinquefasciatus). São essencialmente silvestres, sendo a principal espécie transmissora da malária no Brasil o Anopheles darlingi.
  • B. A esquizogonia se processa em intervalos regulares para cada espécie: P. vivax, 48 horas (terçã benigna); P. falciparum, 36 a 48 horas (terçã maligana) e P. malariae, 72 horas (quartã benigna).
  • C. Durante a fase eritrocítica, alguns merozoítos penetram em hemácias jovens (ainda na medula óssea) e se diferenciam, formando os gametócitos. É o início da reprodução assexuada ou esporogonia, que se completará no mosquito.
  • D. O exame em gota espessa (corado pelo Giensa): ainda é considerado o “padrão ouro” dos testes diagnósticos de malária. Tem uma desvantagem sobre a esfregaço delgado por ser difícil a identificação específica.
  • E. O tratamento é feito atualmente usando a cloroquina, um derivado da quinina. Nos casos de plasmódios resistentes pode se utilizar a primaquina. Na malária, o tratamento dos doentes e principalmente dos gametóforos é um dos elos mais importantes do controle.

A tira reagente utilizada para a determinação do pH e densidade e a pesquisa de elementos químicos no exame de urina rotina é constituída por um suporte plástico contendo áreas impregnadas com reagentes químicos. Uma reação de cor se desenvolve quando as áreas de química seca entram em contato com a urina. Sobre a tira reagente utilizada no exame de urina julgue os itens a seguir e marque a alternativa correta com relação alterações observadas em amostra de urina mantidas a temperatura ambiente após 2 horas.

I- Um aumento no pH pode se dá através da produção de amônia, a partir da ureia, por bactérias contaminantes.

II- Diminuição da glicose pode ocorrer através da glicólise por ação de bactérias.

III- A oxidação da biliverdina por exposição à luz pode levar à diminuição de bilirrubina.

IV- A oxidação de urobilina por exposição à luz pode levar ao aumento de urobilinogênio.

V- A presença de nitrito pode ocorrer por bactérias contaminantes na amostra.

  • A. Apenas IV está incorreta.
  • B. Todas estão incorretas.
  • C. Todas estão corretas.
  • D. Apenas I, II, III estão corretas.
  • E. Apenas III e IV estão incorretas.

A leucemia representa um grupo de neoplasias malignas derivadas das células hematopoiéticas. Esta doença inicia sempre na medula-óssea, local onde as células sanguíneas são produzidas, e posteriormente invadem o sangue periférico, podendo atingir vários órgãos do paciente afetado. A leucemia é a doença maligna mais comum na infância, correspondendo aproximadamente a 30% dos casos de câncer em crianças. No Brasil são registrados cerca de 7400 casos de leucemia por ano com um total de 5500 mortes, representando o 8o tipo de câncer mais frequente na população brasileira (INCA, 2002). Com base nas leucemias marque a alternativa INCORRETA.

  • A. A leucemia mielóide crônica (LMC) é uma doença clonal maligna caracterizada por uma excessiva proliferação da linhagem mielóide (Fase Crônica - FC), seguida por uma perda progressiva da diferenciação celular (Fase Acelerada - FA) e terminando num quadro de leucemia aguda (Fase Blástica - FB). A doença é associada a uma anormalidade citogenética específica, o Cromossoma Philadelphia (Ph), que resulta de uma translocação recíproca entre os braços longos dos cromossomas 9 e 22, isto é, a t(9;22) e leva à formação de um novo gene leucemia-específico, o BCR-ABL, detectável por polymerase-chain-reaction assay (PCR).
  • B. A Leucemia Linfóide Aguda (LLA) é a neoplasia mais frequente na infância, correspondendo a 30-35% dos casos de câncer neste segmento. Seu pico de incidência ocorre entre 2 e 5 anos de idade, sendo quatro vezes mais frequente que a leucemia mielóide aguda (LMA).
  • C. Os critérios FAB foram baseados na coloração das células do sangue periférico, no aspirado ou biópsia de medula óssea pelo método de Wrigth-Giemsa e das reações citoquímicas. A partir do tamanho celular e pleomorfismo nuclear, as LLAs foram classificadas como L1, L2 e L3.
  • D. Com relação às provas citoquímicas, o Sudam Black cora lipídeos e fosfolipídeos, é positivo para granulações azurófilas e específicas. Diferencia LLA e LMA, e é uma prova mais sensível do que a peroxidase.
  • E. Na Leucemia Mieloide Aguda ocorre a presença de mieloblasto, cromatina frouxa e nucléolos bem evidentes, ausência ou presença de poucas granulações citoplasmáticas e presença de Bastões de Auer que dão reações negativas com peroxidase e Sudan Black.

A enfermagem peroperatória, consiste em 3 períodos que começam e terminam em determinados pontos na sequência de eventos da experiência cirúrgica, O período pré-operatório começa quando:

  • A. O cliente chega ao centro cirúrgico e termina quando inicia a cirurgia.
  • B. O cliente chega ao hospital e termina quando entra no centro cirúrgico.
  • C. O cliente é transferido para a mesa cirúrgica na sala de operação e termina com a admissão na unidade de recuperação pós anestésica.
  • D. Toma-se a decisão de realizar a intervenção cirúrgica e termina com a admissão do paciente na enfermaria.
  • E. Toma-se a decisão de realizar a intervenção cirúrgica e termina com a transferência do cliente para a sala de operação.

Estoma é uma abertura feita cirurgicamente no corpo do paciente com o objetivo de facilitar a comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes e urina ou para auxiliar na respiração ou na alimentação. Denomina-se de ileostomia o procedimento de criação de um estoma que permite a comunicação entre o exterior e

  • A. o intestino delgado.
  • B. o estômago.
  • C. a traqueia.
  • D. o intestino grosso.
  • E. os condutos urinários.

Considere que um enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva está no plantão noturno, e que a Unidade apresenta 19 leitos, sendo um deles de isolamento. A escala pré-definida apresentava três enfermeiros e 12 técnicos em enfermagem de plantão, entretanto, durante a passagem de plantão, o enfermeiro da tarde informou que havia sido comunicada uma falta de enfermeiro e duas faltas de técnicos em enfermagem, por motivo de licença médica.

Considerando a legislação vigente acerca de recursos humanos em UTI e a divisão de profissionais de enfermagem por paciente, garantindo a segurança da assistência, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Não há como organizar a escala de plantão seguindo a legislação vigente, uma vez que o número de profissionais é insuficiente para prestar o cuidado com qualidade. Assim, o coordenador de enfermagem deverá ser acionado para requisição de plantão extra.
  • B. Considerando que a UTI apresenta 19 leitos, a escala poderia ser organizada da seguinte forma: um enfermeiro com dez pacientes e o outro enfermeiro com nove pacientes. Um técnico de enfermagem para serviços de apoio assistencial e os outros técnicos um com cada dois leitos.
  • C. Considerando que a UTI apresenta 19 leitos, a escala poderia ser organizada da seguinte forma: um enfermeiro com dez pacientes e o outro enfermeiro com nove pacientes. Um técnico de enfermagem assumindo o leito de isolamento e os outros técnicos cada um com dois leitos, e a unidade ficaria sem o técnico de enfermagem para o serviço de apoio assistencial.
  • D. Considerando que a UTI apresenta 19 leitos, a escala poderia ser organizada da seguinte forma: um enfermeiro com dez pacientes e o outro enfermeiro com nove pacientes mais o leito de isolamento. Um técnico em enfermagem para serviços de apoio assistencial e os outros técnicos cada um com dois leitos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...