Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos por período prolongado geralmente apresentam risco aumentado de desenvolvimento de lesão por pressão, portanto, todos esses pacientes, no momento pré, intra e pós-operatório, devem receber avaliação de risco da pele. Assim, a pronta-identificação de pacientes em risco para o desenvolvimento de lesão por pressão, por meio da utilização de ferramenta validada, permite a adoção rápida de medidas preventivas, sendo a escala de Braden a ferramenta mais amplamente utilizada.
Em relação à escala de Braden, assinale a alternativa INCORRETA.
A infecção do sítio cirúrgico (ISC) é concebida como de origem multifatorial. Ressalta-se a importância da pele como um reservatório de microrganismos potencialmente causadores de infecção, que podem ser transmitidos por contato direto ou indireto, por meio de objetos e superfícies do ambiente. A pele humana é colonizada por diferentes microrganismos, que geralmente convivem sem causar danos ou prejuízos ao indivíduo colonizado. Na epiderme, esses microrganismos coexistem integrando a microbiota transitória e residente. Dessa forma, para a redução e inibição do crescimento da carga microbiana transitória e residente, colonizadoras da pele do paciente, recomenda-se o preparo pré-operatório da pele.
Analise as afirmativas relacionadas ao preparo pré-operatório da pele e assinale a alternativa INCORRETA.
A hipotermia perioperatória pode ser definida como uma complicação séria e comumente relacionada a anestesia e cirurgia. Considerada não intencional quando resulta da combinação entre a alteração da termorregulação pelos agentes anestésicos, fatores ambientais do centro cirúrgico e relacionados ao paciente, ela advém de vários fatores associados ou isolados.
Analise as afirmativas a seguir sobre o mecanismo de perda de calor do paciente submetido a procedimento anestésico cirúrgico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A radiação é o principal mecanismo de perda de calor; ela ocorre pela transmissão da energia eletromagnética através de raios infravermelhos do corpo para objetos na sala que não estão em contato com o corpo, não sendo afetada pela temperatura e movimento de ar ou pela distância entre as superfícies
( ) Na condução, perde-se o calor por meio do contato direto entre o paciente e objetos frios, e a perda de calor é proporcional à diferença de temperatura entre os dois corpos.
( ) A evaporação ocorre quando a umidade, a partir da superfície do corpo, muda de líquido para gás, sendo o calor liberado no processo.
( ) Na convecção, a maior parte do calor perdido ocorre quando a superfície do corpo é exposta antes da colocação dos campos que previnem a perda de calor.
Assinale a sequência CORRETA.
Para a classificação da cirurgia mediante seu potencial de contaminação, na década de 1960, a National Academy of Sciences propôs uma classificação das cirurgias que tem sido utilizada até os dias atuais.
Analise as afirmativas a seguir sobre a classificação do grau de contaminação microbiana no sítio cirúrgico e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Nas cirurgias potencialmente contaminadas, incluem-se as feridas traumáticas, abertas e recentes, com presença de inflamação não purulenta aguda e quebra grosseira da técnica asséptica em que o risco estimado de ISC é igual a 20%.
( ) Consideram-se cirurgias contaminadas aquelas em que há inserção, sob condições controladas, dos tratos respiratório, gastrintestinal ou genitourinário, sem contaminação não usual e cujo risco estimado de ISC é igual ou menor que 10%.
( ) Consideram-se cirurgias infectadas aquelas que se realizam em feridas operatórias com infecção pré-existente, traumas antigos com tecido desvitalizado, corpo estranho ou contaminação fecal, bem como quando houver perfuração de vísceras em que o risco estimado pra ISC varia de 30 a 40%.
( ) Consideram-se cirurgias limpas quando não há inflamação local, quebra da técnica asséptica ou penetração no trato respiratório, gastrintestinal ou genitourinário, decorrentes de cirurgias eletivas, primariamente fechadas e sem drenos, cujo risco estimado para infecção de sítio cirúrgico (ISC) é igual ou menor que 2%.
Assinale a sequência CORRETA.
Sobre a lista de verificação de cirurgia segura desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde, considere as fases a seguir.
I. Antes de entrar à sala de cirurgia
II. Antes da incisão cirúrgica
III. Antes de o paciente sair da sala de cirurgia
Conforme a lista de verificação de cirurgia segura, estão corretas as fases:
As arritmias são distúrbios da formação e / ou da condução do impulso elétrico no coração. Esses distúrbios podem causar perturbações de frequência e / ou de ritmo cardíaco.
A arritmia mais comum em pacientes com parada cardíaca é:
O enfermeiro, ao assistir um paciente com manifestações clínicas de angina, desenvolvimento de arritmias, queixa de fadiga, expressão de sensação de morte e instabilidade hemodinâmica, deve comunicar ao médico responsável e promover ações imediatas junto à sua equipe de enfermagem para intervir no seguinte tipo de choque:
Em relação à classificação das coberturas quanto ao seu desempenho, não se incluem:
Em relação aos produtos disponíveis para curativos e o tipo de lesão, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.
COLUNA I
1. Alginato de Cálcio
2. Hidrocoloide 3. Hidrogel
4. Filmes transparentes
COLUNA II
( ) Aberta, pouco exsudativa, infectada ou não, em presença de necrose e fibrina.
( ) Local de inserção de cateter, incisão cirúrgica limpa e áreas de proeminências ósseas para prevenção de úlcera por pressão, hoje denominada lesão por pressão.
( ) Aberta, pouco exsudativa, não infectada, em presença de necrose e fibrina.
( ) Aberta, exsudativa, com ou sem sangramento, infectada ou não, presença de necrose e fibrina.
Assinale a sequência CORRETA.
Em relação à cirurgia de revascularização do miocárdio (CRM), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A CRM clássica com uso de circulação extracorpórea e enxertos de veia safena, arterial e torácica interna vem sendo realizada desde a década de 1960.
( ) Tem como objetivos o alívio de sintomas, a sobrevida e a diminuição das chances de reinfarto.
( ) Por ser invasiva, pode complicar-se com infecção perioperatória, acidente vascular cerebral e infarto peri e pós-operatório.
( ) Depois da CRM, tem sido usado um número menor de enxertos arteriais e têm sido realizados menos procedimentos sem circulação extracorpórea, o que a torna um procedimento com menor morbidade, menor custo e de recuperação mais rápida.
Assinale a sequência CORRETA.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...