Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao financiamento federal destinado aos recursos que estão condicionados à implementação de estratégias e programas prioritários da Política Nacional de Atenção Básica, são causas para a suspensão do repasse de incentivos pelo Ministério da Saúde:
( ) Inexistência de Unidade Básica de Saúde cadastrada para o trabalho das equipes. ( ) Ausência, por um período superior a 60 dias, de qualquer um dos profissionais que compõem as equipes, com exceção dos períodos em que a contratação de profissionais esteja impedida por legislação específica. ( ) Descumprimento da carga horária mínima prevista para os profissionais das equipes. ( ) Ausência de alimentação de dados no sistema de informação definidos pelo Ministério da saúde que comprovem o início de suas atividades.
Assinale a alternativa CORRETA, sendo V (verdadeiro) e F (falso):

    A) V - F - V - F

    B) V - V - F - F

    C) F - F - F - V

    D) V - V - V – V

A Portaria nº 1.600, de 7 de Julho de 2011, reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde - SUS. Com relação aos objetivos do Componente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e suas Centrais de Regulação Médica das Urgências, a Portaria discorre que este Componente tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátricas, psiquiátricas, entre outras) que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, garantir atendimento e/ ou transporte adequado para um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao SUS. Em se tratando dos tipos de atendimento, leia as afirmativas abaixo e marque a resposta CORRETA.
I. O Componente pode se referir a atendimento primário quando o pedido de socorro for oriundo de um cidadão. II. O Componente pode se referir a atendimento secundário quando a solicitação partir de um serviço de saúde no qual o paciente já tenha recebido o primeiro atendimento necessário à estabilização do quadro de urgência apresentado, mas que necessita ser conduzido a outro serviço de maior complexidade para a continuidade do tratamento.

    A) As afirmativas I e II estão corretas.

    B) As afirmativas I e II estão erradas.

    C) Apenas a afirmativa I está correta.

    D) Apenas a afirmativa II está correta.

Paciente masculino, 53 anos, dá entrada na Unidade de emergência acompanhado pela filha, apresenta-se confuso, com náuseas e vômitos, e hálito cetônico. Durante avaliação, discreta sudorese presente. Sinais vitais: PA: 160/90mmHg - P: 118 Bpm - FR: 26 Mpm - T: 35.3ºC - Glicemia: 290 mg/dl. Segundo relato da filha, o pai é DMII, com diagnóstico há 9 anos, em uso de insulina regular. Conforme avaliação médica, o paciente apresenta sinais de cetoacidose e se faz necessária correção volêmica enquanto aguarda exames. A conduta CORRETA neste caso é:

    A) Infusão salina isotônica de cloreto de sódio (NaCl) 0,9%, em média 15 a 20 mL/kg na primeira hora, buscando-se restabelecer a perfusão periférica (A). A escolha subsequente de fluidos dependerá da evolução dos eletrólitos séricos e da diurese.

    B) Preparar solução de SF e insulina R (100 ml SF + 50U insulina = 0,5U/ml) e iniciar em bomba de infusão.

    C) Infundir 20 a 30 mEq/L de cloreto de potássio (KCl) a 19,1% por hora, com a proposta de manter o potássio sérico entre 4 e 5 mEq/L.

    D) Iniciar soro glicosado 5% associado à insulina regular IV contínua ou SC a cada 4 horas, até a resolução da cetoacidose.

Com relação às Técnicas de Enfermagem na administração de imunobiológicos, leia as afirmativas e marque a CORRETA:
I. A administração de vacinas por via parenteral não requer paramentação especial para a sua execução. A exceção se dá quando o vacinador apresenta lesões abertas com soluções de continuidade nas mãos. Excepcionalmente nesta situação, orienta-se a utilização de luvas, a fim de se evitar contaminação tanto do imunobiológico quanto do usuário. II. Para a administração de vacinas, não é recomendada a assepsia da pele do usuário. Somente quando houver sujidade perceptível, a pele deve ser limpa utilizando-se água e sabão ou álcool a 70%, no caso de vacinação extramuros e em ambiente hospitalar.

    A) Somente a afirmativa I está correta.

    B) Somente a afirmativa II está correta.

    C) As afirmativas I e II estão corretas.

    D) As afirmativas I e II estão erradas.

Leia a notícia:


Enfermeira contaminada com vírus HIV receberá R$ 500 mil

Em 8 de fevereiro de 2008, a enfermeira, no desempenho de suas funções, tentava desobstruir a veia de uma paciente quando por acidente furou o dedo com uma seringa resultando em sangramento. No mesmo dia foi realizado exame, dando negativo como tantos outros realizados por ela antes do acidente. Porém, ao repetir o exame em 22 de setembro do mesmo ano, a surpresa: deu positivo para o HIV. Justiça do Trabalho - Tribunal Superior do Trabalho (http://www.tst.jus.br/noticias/-/asset_ publisher/89Dk/content/enfermeira-contaminadacom-virus-hiv-recebera-r-500-mil) 13/nov/2013


Sobre risco ocupacional relacionado à exposição de agentes biológicos, observe as afirmativas abaixo e marque a CORRETA quanto ao tipo de exposição frequente para os vírus HIV, HBV e HCV.


I. Exposições percutâneas são lesões provocadas por instrumentos perfurantes e/ou cortantes.

II. Exposições em mucosas são aquelas em que há contato com pele com dermatite, feridas abertas, e, mordeduras humanas quando envolverem presença de sangue.

III. Exposições em pele não-integra são aquelas em que há respingos em olhos, nariz, boca e genitália.

    A) Todas as afirmativas estão corretas.

    B) Apenas a afirmativa I está correta.

    C) Apenas a afirmativa II está correta.

    D) Apenas a afirmativa III está correta.

A administração de drogas vasoativas durante e após o atendimento ao paciente adulto em parada cardiorrespiratória - PCR - deve ser pensada e praticada por equipe de saúde treinada para esta atuação. A American Heart Association – AHA - considerou, em 2018, a reutilização de uma segunda opção de antiarrítmico no tratamento da PCR. Diante das opções descritas a seguir, marque aquela que se refere à droga que foi inserida como alternativa à Amiodarona.

    A) Epinefrina

    B) Atropina

    C) Lidocaína

    D) Sulfato de Magnésio

Conforme a Resolução COFEN nº 423/2012, a classificação de risco e priorização da assistência em Serviços de Urgência é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão. Com relação ao Acolhimento com Classificação de Risco, incentivado pelo HumanizaSUS, leia as afirmativas e marque a resposta correta.
I. A classificação Manchester Vermelho corresponde ao atendimento emergente e a avaliação médica deve ser imediata enquanto a classificação Manchester Laranja corresponde ao atendimento muito urgente e a avaliação médica deve ocorrer em até 10 minutos. II. A classificação Manchester Amarelo corresponde ao atendimento pouco urgente e a avaliação médica deve ocorrer em até 60 minutos enquanto a classificação Manchester Verde corresponde ao atendimento não urgente e a avaliação médica deve ocorrer em até 120 minutos.

    A) Somente a afirmativa I está correta.

    B) Somente a afirmativa II está correta.

    C) As afirmativas I e II estão corretas.

    D) As afirmativas I e II estão erradas.

O Protocolo de Suporte Avançado de Vida diz que a suspeita de afogamento se dá quando houver tosse ou dificuldade respiratória ou parada respiratória decorrente de imersão/submersão em líquido. Com relação à identificação do Grau de Afogamento e estabelecimento de condutas no atendimento à vítima adulta, leia as afirmativas a seguir, julgue em V (verdadeiro) ou F (falso) e marque a alternativa CORRETA:
( ) O Grau 1 é respectivo ao paciente consciente com ausculta pulmonar com estertores de leve até moderada intensidade e a conduta adequada é tranquilizar e orientar o paciente. ( ) O Grau 3 é respectivo ao paciente consciente, com edema agudo de pulmão sem hipotensão e a conduta adequada é a oferta de oxigenoterapia em baixo fluxo e transportar ao hospital. ( ) O Grau 4 é respectivo ao paciente consciente apresentando edema agudo de pulmão com hipotensão e a conduta adequada é oferecer oxigenoterapia em alto fluxo (por máscara facial ou via aérea avançada), reposição volêmica, considerando infusão de droga vasoativa e transportar ao hospital. ( ) O Grau 5 é respectivo ao paciente inconsciente, em parada cardiorrespiratória. A conduta adequada é prestar atendimento conforme Protocolo de Parada Cardiorrespiratória em Suporte Avançado de Vida. ( ) O Grau 6 é respectivo ao paciente inconsciente, em parada cardiorrespiratória. A conduta adequada é prestar atendimento conforme Protocolo de Parada Cardiorrespiratória em Suporte Avançado de Vida.

    A) V - V - F - F - V

    B) V - F - F - V - V

    C) F - V - V - F - F

    D) F - F - V - F – V

As sondagens oro/nasogástricas e nasoenterais fazem parte do rol de procedimentos realizados pelo enfermeiro frente aos cuidados da terapia nutricional, seja durante a internação em ambiente hospitalar ou no domicílio do paciente. Com relação à competência do enfermeiro relativo a este tema, leia as afirmativas a seguir e marque a CORRETA:
I. Participar da escolha da via de administração da nutrição enteral em consonância com o médico responsável pelo atendimento ao paciente e a equipe multidisciplinar de terapia nutricional. II. Garantir que a administração da nutrição enteral seja realizada no prazo estabelecido, recomendando-se a utilização de Bomba de infusão.

    A) Apenas a afirmativa I está correta.

    B) Apenas a afirmativa II está correta.

    C) As afirmativas I e II estão corretas.

    D) As afirmativas I e II estão erradas.

A classificação da gravidade de uma lesão no paciente queimado depende tanto da sua extensão quanto da sua profundidade. Com relação à profundidade, leia as afirmativas e marque a CORRETA sobre as características das queimaduras de 3º grau.
( ) Afeta a epiderme, a derme e estruturas profundas. ( ) Apresenta vermelhidão, dor, edema e descama em 4 a 6 dias. ( ) É indolor e existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida. ( ) Possui textura coreácea e não reepiteliza (necessita de enxertia de pele). ( ) Afeta a epiderme e parte da derme, forma bolhas ou flictenas.
Assinale a alternativa CORRETA, sendo V (verdadeiro) e F (falso):

    A) V - V - F - V - F

    B) F - V - F - V - V

    C) F - F - V - F - V

    D) V - F - V - V – F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...