Questões de Enfermagem do ano 2020

Lista completa de Questões de Enfermagem do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas devem estabelecer os medicamentos ou os produtos necessários nas diferentes fases evolutivas da doença ou do agravo à saúde de que tratam, bem como aqueles indicados em casos de perda de eficácia e de surgimento de intolerância ou reação adversa relevante, provocadas pelo medicamento, produto ou procedimento de primeira escolha, conforme especificado no artigo 19-O da Lei nº 8.080, de 1990.

II. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde deve ser descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e da União, como pode ser observado no artigo 36 da Lei nº 8.080, de 1990.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O Conselho Nacional de Saúde é impedido de estabelecer quaisquer diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde, em função das características epidemiológicas e da organização dos serviços em cada jurisdição administrativa, como pode ser observado no artigo 37 da Lei nº 8.080, de 1990.

II. A incorporação, a exclusão ou a alteração, pelo SUS, de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, são atribuições do Ministério da Saúde, assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, de acordo com o artigo 19-Q da Lei nº 8.080, de 1990.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. As autoridades responsáveis pela distribuição da receita efetivamente arrecadada apenas devem transferir ao Fundo Nacional de Saúde os recursos financeiros correspondentes às dotações consignadas a serem executados no âmbito do Sistema Único de Saúde, mediante determinação judicial de segunda instância, em caráter liminar, como pode ser observado no artigo 34 da Lei nº 8.080, de 1990.

II. Os cargos e as funções de chefia, de direção e de assessoramento, no âmbito do Sistema Único de Saúde, só poderão ser exercidos em regime de tempo integral, conforme disposto no artigo 28 da Lei nº 8.080, de 1990.

Marque a alternativa CORRETA

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Perguntar ao usuário dos serviços como você pode ajudá-lo e procurar entendê-lo é uma das regras mais importantes para se realizar um bom atendimento.

II. Ao atender um usuário dos serviços, é recomendável ao servidor público usar um tom de voz elevado, demonstrando rudez e grosseria na voz, pois apenas dessa forma o usuário dos serviços pode compreender que ele possui pouca importância no contexto da organização pública.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O conceito de cultura organizacional se refere ao universo de valores, de práticas, de crenças, de expectativas e de normas que são adotados dentro de uma determinada organização. Quando esses fatores estão alinhados com o objetivo de satisfazer os usuários dos serviços, é comum que a instituição seja reconhecida por um atendimento de baixa qualidade.

II. Um bom atendimento requer do servidor realizar muitas críticas à instituição onde atua, negar-se a ouvir sugestões de melhorias e evitar dar atenção às demandas dos usuários dos serviços.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. No contexto do atendimento ao público, o profissional proativo é aquele que mantém a qualidade de um agente que se antecipa nas diversas tomadas de decisão.

II. Quando a percepção e as expectativas do usuário sobre a prestação de serviços são maiores que a qualidade do atendimento recebido, ocorre a insatisfação do usuário dos serviços.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Iniciar uma conversa com uma atitude amigável e prestativa em relação ao usuário dos serviços é uma forma de contribuir para a qualidade no atendimento.

II. Conhecer as atividades realizadas pelos demais servidores públicos na instituição é um fator favorável à qualidade no atendimento ao usuário dos serviços.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os seguintes agentes etiológicos e fatores de risco de natureza ocupacional devem ser considerados na investigação da etiologia de Herpes Zoster em trabalhadores: benzeno; radiações ionizantes; óxido de etileno; agentes antineoplásicos; campos eletromagnéticos; e agrotóxicos clorados.

II. A administração intravenosa pode, inadvertidamente, causar infecção por meio de contaminação no local da injeção. Ela também pode precipitar constituintes do sangue, causar hemólise ou outras reações adversas se for introduzida muito rapidamente ou se alcançar concentrações elevadas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa

    D) As duas afirmativas são falsas.

HUMANIZAÇÃO

A estratégia de humanização na Enfermagem e no hospital garante um bom atendimento aos pacientes. No entanto, ela também ultrapassa a barreira da assistência, interferindo na eficiência e na qualidade do trabalho da equipe. Quando um paciente é percebido de forma holística, isto é, na sua totalidade, todos os profissionais precisam trabalhar em equipe para fornecer um bom tratamento. Isso faz com que os grupos multiprofissionais fiquem integrados, gerando uma comunicação ativa e direta entre eles.
Isso reflete, novamente, na qualidade do serviço oferecido. Sem contar que, ao treinar o olhar humano, a instituição se torna um ambiente de trabalho agradável e confortável para todos, incluindo os colaboradores.
O fato é que a humanização ainda é um desafio para algumas pessoas por dois grandes motivos: a desvalorização das profissões na área da saúde e a relevância dos aspectos biológicos. Em outras palavras, as ciências médicas priorizam os conhecimentos orgânicos em vez de entenderem o humano como um ser biopsicossocial.
Por consequência, as atitudes humanizadas que integram todas as esferas da vida dos pacientes não são reconhecidas nas grandes clínicas e hospitais. Muitos profissionais acreditam que a humanização é uma estratégia de acolhimento que necessita de longas horas de atenção e dedicação, mas, na verdade, envolve um olhar atencioso, um toque carinhoso e o sentimento de empatia pelo enfermo.
A assistência humanizada não se restringe a chamar o enfermo pelo nome ou apresentar um sorriso frequente. É necessário oferecer um acompanhamento que atenda às suas necessidades, trazendo-o ao foco da sua atenção. Para que isso seja possível, você precisa agir considerando os valores, os ideais e as motivações do paciente.
É claro que a rotina corrida muitas vezes dificulta esse tipo de acompanhamento, sendo muito mais fácil tratar os sintomas da doença. Para que isso não aconteça, existem algumas atitudes que você pode tomar a fim de aprimorar a qualidade da sua sessão. Por exemplo:

• incentivar a equipe hospitalar a conhecer e estudar sobre a humanização na área da saúde;
• conversar com seus pacientes e explicar a rotina do hospital, com o intuito de amenizar as dificuldades de adaptação;
• visitar os pacientes e cumprimentá-los quando há tempo;
• explicar detalhadamente todos os procedimentos realizados e as possíveis consequências, respeitando suas vontades;
• responder a todas as dúvidas de forma respeitosa;
• oferecer o máximo de conforto que se pode ter dentro das possibilidades da instituição.

A humanização na Enfermagem precisa ser trabalhada e desenvolvida para que os pacientes tenham suas escolhas respeitadas, assim como apresentem mais qualidade de vida durante seus tratamentos. Ainda que seja um desafio, seguindo as dicas acima será mais fácil promover um bom acolhimento a cada enfermo.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3jb1R1N. 
Leia o texto 'HUMANIZAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Após a leitura cuidadosa do texto, é possível perceber a ideia de que a rotina corrida muitas vezes dificulta o acompanhamento humanizado, sendo muito mais fácil tratar os sintomas da doença. II. De acordo com o texto, as ciências médicas priorizam os conhecimentos sobre o ser humano como um todo, de forma holística, em vez de entenderem mais profundamente os aspectos técnicos e biológicos que afetam a eficácia do tratamento. III. A humanização ainda é um desafio para algumas pessoas por dois grandes motivos: a desvalorização das profissões na área da saúde e a relevância dos aspectos biológicos, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

HUMANIZAÇÃO

A estratégia de humanização na Enfermagem e no hospital garante um bom atendimento aos pacientes. No entanto, ela também ultrapassa a barreira da assistência, interferindo na eficiência e na qualidade do trabalho da equipe. Quando um paciente é percebido de forma holística, isto é, na sua totalidade, todos os profissionais precisam trabalhar em equipe para fornecer um bom tratamento. Isso faz com que os grupos multiprofissionais fiquem integrados, gerando uma comunicação ativa e direta entre eles.
Isso reflete, novamente, na qualidade do serviço oferecido. Sem contar que, ao treinar o olhar humano, a instituição se torna um ambiente de trabalho agradável e confortável para todos, incluindo os colaboradores.
O fato é que a humanização ainda é um desafio para algumas pessoas por dois grandes motivos: a desvalorização das profissões na área da saúde e a relevância dos aspectos biológicos. Em outras palavras, as ciências médicas priorizam os conhecimentos orgânicos em vez de entenderem o humano como um ser biopsicossocial.
Por consequência, as atitudes humanizadas que integram todas as esferas da vida dos pacientes não são reconhecidas nas grandes clínicas e hospitais. Muitos profissionais acreditam que a humanização é uma estratégia de acolhimento que necessita de longas horas de atenção e dedicação, mas, na verdade, envolve um olhar atencioso, um toque carinhoso e o sentimento de empatia pelo enfermo.
A assistência humanizada não se restringe a chamar o enfermo pelo nome ou apresentar um sorriso frequente. É necessário oferecer um acompanhamento que atenda às suas necessidades, trazendo-o ao foco da sua atenção. Para que isso seja possível, você precisa agir considerando os valores, os ideais e as motivações do paciente.
É claro que a rotina corrida muitas vezes dificulta esse tipo de acompanhamento, sendo muito mais fácil tratar os sintomas da doença. Para que isso não aconteça, existem algumas atitudes que você pode tomar a fim de aprimorar a qualidade da sua sessão. Por exemplo:

• incentivar a equipe hospitalar a conhecer e estudar sobre a humanização na área da saúde;
• conversar com seus pacientes e explicar a rotina do hospital, com o intuito de amenizar as dificuldades de adaptação;
• visitar os pacientes e cumprimentá-los quando há tempo;
• explicar detalhadamente todos os procedimentos realizados e as possíveis consequências, respeitando suas vontades;
• responder a todas as dúvidas de forma respeitosa;
• oferecer o máximo de conforto que se pode ter dentro das possibilidades da instituição.

A humanização na Enfermagem precisa ser trabalhada e desenvolvida para que os pacientes tenham suas escolhas respeitadas, assim como apresentem mais qualidade de vida durante seus tratamentos. Ainda que seja um desafio, seguindo as dicas acima será mais fácil promover um bom acolhimento a cada enfermo.

Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3jb1R1N. 
Leia o texto 'HUMANIZAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. É necessário oferecer um acompanhamento que atenda às necessidades dos pacientes, afirma o texto. Para que isso seja possível, deve-se agir considerando os valores, os ideais e as motivações desse indivíduo. II. O texto defende a ideia de que, ainda que a humanização seja um desafio, é sempre possível promover um bom acolhimento a cada enfermo, mesmo que as condições materiais da instituição não sejam favoráveis e que a motivação e a qualificação da equipe sejam insuficientes. III. Ao adotar uma estratégia de humanização na enfermagem no ambiente hospitalar, a instituição se torna um ambiente de trabalho agradável e confortável para todos, incluindo os colaboradores, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

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