Lista completa de Questões sobre Doenças/ Patologias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a enterocolite necrosante como uma doença multifatorial, analise os itens a seguir.
I. Presença da sonda orogástrica.
II. Início precoce de leite materno ao pré-termo.
III. Uso de fórmulas ao pré-termo de maneira precoce.
IV. Leite materno pasteurizado via sonda enteral.
É(são) fator(es) de risco para essa patologia:
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
As meningites e encefalites de etiologia infecciosa podem ser causadas por grande número de agentes. Acerca dessa doença, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos neonatos em geral, as meningites são causadas mais frequentemente por fungos.
II. Normalmente, o contágio das meningites bacterianas é através do contato, sendo que a bactéria coloniza a pele e depois invade a corrente sanguínea.
III. A encefalite se diferencia da meningite por caracterizar alteração funcional do sistema nervoso central e sua etiologia mais comum é viral.
IV. Apesar da variação clínica dos sintomas da meningite, estima-se que a grande maioria dos casos apresentam pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, rigidez de nuca e/ou outros sinais de irritação meníngea, alteração do nível de consciência ou cefaleia.
Estão corretas apenas as afirmativas
Enfermagem - Doenças/ Patologias - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2017
Doenças transmissíveis (DTs) são causas de mortes no Brasil e no mundo, especialmente na contemporaneidade com o advento das doenças emergentes e re-emergentes. Para elaborar um bom plano de educação em saúde e implementar cuidados efetivos, o enfermeiro deve dominar conhecimentos específicos de epidemiologia. Considerando o tema da epidemiologia das DTs, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
I. Sarampo e caxumba são exemplos de DTs que podem ser transmitidas por aerossóis primários; já o escarro contendo Mycobacterium tuberculosis pode dar origem a aerossóis secundários e infectar as pessoas.
II. Realizar inquérito para descoberta de casos em uma comunidade está no âmbito da prevenção secundária.
III. No âmbito do sistema de vigilância em saúde, no caso das DTs não se aplica a definição de caso, pois é preciso implementar medidas imediatas para a interrupção da cadeia de transmissão.
IV. Um plano de medidas de prevenção para Brucelose, fasciolíase e febre tifoide, que objetive o enfoque no veículo que possa transportar os agentes infecciosos de tais doenças, deve propor cuidados específicos com a alimentação.
V. Plano de profilaxia para AIDS, doença de Chagas e Sífilis deve incluir cuidados voltados ao sangue para transfusão.
As afirmativas I, II, III, IV e V são respectivamente:
Acerca da autoexclusão na doação de sangue, assinale a alternativa correta.
Candidatos a doadores de sangue ou de hemocomponentes serão inabilitados permanentemente no(s) seguinte(s) caso(a):
Julgue os itens subsequentes em relação às atribuições do enfermeiro segundo as normas do Ministério da Saúde para atenção à saúde e consulta de enfermagem. É necessário orientar o paciente em tratamento da hanseníase a respeito das medidas de autocuidado com os olhos, como: mantê-los limpos e lubrificados; realizar exercício palpebral; usar óculos de sol; e realizar inspeção diária.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2017
A febre amarela é uma doença febril aguda de curta duração e gravidade variável. Atualmente, casos de surtos vem sendo noticiado na grande mídia, e vem causando certo pânico na população. Acerca da febre amarela urbana (FAU), analise as afirmativas a seguir:
I. O mosquito Aedes Aegypti é o principal vetor e reservatório.
II. O principal transmissor da FAU para o ser humano é o macaco.
III. O tratamento é sintomático, sob hospitalização, com repouso e reposição hídrica e sanguínea, quando indicada.
IV. Entre as medidas de controle estão a vacinação e a educação em saúde.
V. Na FAU não há período de incubação, sendo a transmissibilidade imediata após contrair a infecção.
Assinale a alternativa correta:
Enfermagem - Doenças/ Patologias - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2017
Considerando o cuidado de enfermagem e a responsabilidade dos técnicos de enfermagem a pessoas com doenças transmissíveis e/ou parasitárias, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I. Sobre os aspectos clínicos da Dengue, Zika e Chikungunya, ocorre início súbito de febre alta (39 a 40oC) na Dengue e Chikungunya, mas na Zika esse sintoma pode estar ausente.
II. No caso da hanseníase, o trato respiratório é a mais provável via de entrada do M. Leprae no corpo.
III. Na coleta de escarro para diagnóstico de tuberculose pulmonar, recomenda-se a coleta de duas amostras, obtida após esforço da tosse e com volume ideal compreendido entre 5 a 10 mL.
IV. A transmissão da malária é feita: pela picada do mosquito Anopheles, por transmissão direta pessoa-pessoa, e raramente por transfusão de sangue infectado.
V. A Leishmaniose Visceral (LV) é uma zoonose, por isso, a LV humana não é de notificação compulsória.
As afirmativas I, II, III, IV e V são respectivamente:
Doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e enfermidades respiratórias crônicas, principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil têm gerado elevado número de mortes prematuras, perda de qualidade de vida, além de ocasionarem impactos econômicos negativos para as famílias, as comunidades e a sociedade em geral. Sobre o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil (2011-2022), assinale a alternativa INCORRETA.
A sífilis congênita e neonatal tem ressurgido nos últimos anos como um significativo problema de saúde. Se não tratada durante o pré-natal, pode acometer 50% dos recém-nascidos das gestantes acometidas.
Analise as afirmativas a seguir sobre a sífilis e o acometimento do binômio e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A disseminação hematogênica do Treponema pallidum da gestante infectada, não tratada ou inadequadamente tratada, para o seu concepto pode ocorrer no útero pela via transplacentária, ou pelo líquido amniótico. Além disso, o recém-nascido pode contrair a doença durante o contato com a lesão genital ativa durante o nascimento.
( ) O risco de infecção para o feto e o neonato varia de acordo com o estágio da infecção materna, sendo a transmissão durante a sífilis primária ou secundária pouco comum.
( ) A infecção pode ser assintomática no nascimento em até 2/3 dos recém-nascidos infectados. Nesses casos, os sinais e sintomas podem aparecer nos primeiros 2 anos de vida ou levar até 20 anos.
( ) A sífilis pode ser transmitida por meio do leite materno, por isso as mães infectadas devem ser orientadas a não amamentar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...