Lista completa de Questões sobre Doenças/ Patologias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do tema tratado na informação, julgue os itens a seguir.
Os reservatórios mais conhecidos na natureza para o vírus da influenza são os seres humanos, os suínos, os equinos, as focas e as aves.Acerca do tema tratado na informação, julgue os itens a seguir.
Clinicamente, a influenza inicia-se com a instalação lenta e gradual de febre, que, em geral, se estabiliza em 38 °C.Enfermagem - Doenças/ Patologias - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
A sífilis congênita é o resultado da transmissão do Treponema pallidum da gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para o feto. Sobre esta doença infectocontagiosa, é INCORRETO afirmar que:
Em relação à Hepatite A, considere:
I. É transmitida por contato sexual, sangue contaminado e vertical (mãe para filho).
II. A melhor maneira de evitá-la se dá pelo saneamento básico, tratamento adequado da água, alimentos bem cozidos e pelo ato de lavar sempre as mãos antes das refeições.
III. Evolui, na maioria dos casos, para um quadro crônico, cirrose hepática e câncer de fígado e de intestino.
IV. Transmissão fecal-oral, por meio de água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra.
Está correto o que se afirma APENAS em
Paciente, 55 anos, chega ao serviço com quadro de dor no peito irradiada para o braço esquerdo; relata ter HAS, DM e dislipidemia. Dentre as doenças mais comuns no Brasil e no mundo, assinale, a seguir, a doença apresentada pelo paciente e a mais prevalente.
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão vertical é responsável por, aproximadamente, 100% dos casos de AIDS em crianças abaixo de cinco anos. O agente infeccioso que é causa da mais frequente infecção oportunista em crianças infectadas pelo HIV, causador de pneumonias, é o patógeno humano:
Enfermagem - Doenças/ Patologias - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
O crescimento e a multiplicação de um micro-organismo em superfícies epiteliais do hospedeiro, sem expressão clínica ou imunológica, correspondem ao conceito de:
Considerando a fisiopatologia e os cuidados de enfermagem com o paciente crítico com insuficiência renal aguda (IRA), assinale a alternativa INCORRETA.
Indivíduo relata diminuição da vontade de trabalhar, exaustão diária e estresse involuntário. Os fatores descritos são da doença hoje conhecida como:
Do ponto de vista da importância para a transmissão de doenças pelo sangue, ressaltam-se as hepatites B, C e Delta. Do ponto de vista transfusional, todos os indivíduos que tiverem antecedentes de hepatite viral após os 10 anos de idade serão definitivamente inaptos para a doação de sangue. A esse respeito, quanto às características dos vírus que causam hepatite, assinale a alternativa correta.
Tipo de vírus: A Genoma: RNA.
Modo de transmissão: fecal-oral, parenteral (sangue e hemoderivados) e materno-fetal. Período de incubação: 15 a 45 dias. Período de transmissibilidade: 15 dias antes dos sintomas, até sete dias após o início da icterícia.
Tipo de vírus: B Genoma: DNA.
Modo de transmissão: sexual, parenteral (sangue e hemoderivados, procedimento cirúrgico ou odontológico, solução de continuidade pele, mucosas) e materno-fetal. Período de incubação: 30 a 50 dias. Período de transmissibilidade: pouco antes do início dos sintomas, prolongando-se indefinidamente.
Tipo de vírus: C Genoma: RNA.
Modo de transmissão: sexual, parenteral (sangue e hemoderivados) e materno-fetal. Período de incubação: 15 a 150 dias. Período de transmissibilidade: muitas semanas antes do início dos sintomas, prolongando-se indefinidamente.
Tipo de vírus: D Genoma: DNA.
Modo de transmissão: sexual, parenteral (sangue e hemoderivados, procedimento cirúrgico ou odontológico, solução de continuidade pele, mucosas) e materno-fetal. Período de incubação: 30 a 180 dias. Período de transmissibilidade: muitas semanas antes do início dos sintomas até o desaparecimento desses (forma aguda) ou enquanto persistir o antígeno da superfície dos vírus B (portador crônico).
Tipo de vírus: E Genoma: RNA.
Modo de transmissão: fecal-oral, parenteral (sangue e hemoderivados) e materno-fetal. Período de incubação: 28 a 48 dias. Período de transmissibilidade: desconhecido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...