Lista completa de Questões sobre Doenças/ Patologias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
1,2,3,4,5.
1,2,5,4,3.
4,1,5,2,3.
3,1,4,2,5.
Em relação à hanseníase, assinale a alternativa correta:
A forma Indeterminada clinicamente oscila entre as manifestações da forma tuberculoide e as da forma virchowiana. Pode apresentar lesões de pele, bem delimitadas, com pouco ou nenhum bacilo, e lesões infiltrativas mal delimitadas, com muitos bacilos. Uma mesma lesão pode apresentar borda interna nítida e externa difusa. O comprometimento de nervos e os episódios reacionais são frequentes, podendo esse paciente desenvolver incapacidades e deformidades físicas.
A forma Tuberculóide caracteriza-se clinicamente por manchas esbranquiçadas na pele (manchas hipocrômicas), únicas ou múltiplas, de limites imprecisos e com alteração de sensibilidade. Pode ocorrer alteração apenas da sensibilidade térmica com preservação das sensibilidades dolorosa e tátil. Não há comprometimento de nervos e, por isso, não ocorrem alterações motoras ou sensitivas que possam causar incapacidades.
A forma Virchowiana caracteriza-se clinicamente por lesões em placa na pele, com bordas bem delimitadas, eritematosas, ou por manchas hipocrômicas nítidas, bem definidas. Apresenta queda de pelos e alteração das sensibilidades térmica, dolorosa e tátil. As lesões de pele apresentam-se em número reduzido, podendo, também, ocorrer cura espontânea. O comprometimento de nervos ocorre, geralmente, de forma assimétrica, sendo, algumas vezes, a única manifestação clínica da doença.
A classificação operacional para fins de tratamento poliquimioterápico (PQT), proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotada pelo Ministério da Saúde (MS), baseia-se no número de lesões cutâneas. Casos paucibacilares (PB): pacientes que apresentam até cinco lesões de pele; e Casos multibacilares (MB): pacientes que apresentam mais de cinco lesões de pele.
Em situação de parada cardíaca, em adulto, em ambiente extra-hospitalar, a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) deve ser iniciada com:
Ventilações, numa relação de compressão-ventilação de 5:2 com um ou dois socorristas.
Compressões torácicas, numa relação de compressãoventilação de 30:2 com um ou dois socorristas.
Cardioversão, utilizando uma carga de 360 J.
Chamar por ajuda e dar um soco precordial.
Em relação aos cuidados com os pés de portadores de Hanseníase, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:
I- Realizar a higiene dos pés com limpeza e secagem dos espaços interdigitais e cortar as unhas. II- Realizar hidratação e lubrificação dos pés. III- Não realizar remoção dos calos, pois podem causar a úlcera plantar. IV- Deve ser orientada a diminuição do tamanho dos passos e a velocidade da marcha, diminuindo, assim, a fase de impulsão e as áreas de hiperpressão, incentivando o paciente a andar descalço para evitar a úlcera plantar.As frases I e II estão corretas.
Todas as frases estão corretas.
As frases III e IV estão corretas.
As frases I, II e IV estão corretas.
Em relação às doenças transmissíveis, infecciosas e parasitárias, assinale a alternativa correta.
A Sífilis é uma doença sistêmica, infectocontagiosa, transmitida por via sexual e congênita, causada pelo Treponema pallidum.
A janela imunológica é o período de tempo entre a exposição ao vírus até a sua detecção por marcadores virais ou antivirais. Considera-se adequado para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), o período médio de janela imunológica de 90 dias.
A Tuberculose é uma doença infecciosa, que atinge exclusivamente o pulmão. O tratamento deve ser realizado em nível ambulatorial, porém, quando necessitar de internação em unidade hospitalar, deverá ser adotada a precaução para transmissão de gotículas.
A Doença Meningocócica é uma infecção bacteriana aguda das meniges, ocorre geralmente na primeira infância. Durante a internação para tratamento, o paciente deve permanecer em isolamento do tipo precauções para aerossóis e contato.
1,3,2.
1,2,3.
3,1,2.
3,2,1.
No que se refere a doenças de interesse para a saúde pública, especialmente as transmissíveis causadas por bactérias, julgue os seguintes itens. Doença infecciosa intestinal aguda, a cólera é causada pela enterotoxina produzida pelo Vibrio cholerae e apresenta como sintomas, na sua forma grave, diarreia aquosa e profusa, com ou sem vômitos, com depleção hídrica e eletrolítica, dor abdominal e cãibras.
No que se refere a doenças de interesse para a saúde pública, especialmente as transmissíveis causadas por bactérias, julgue os seguintes itens. Em caso de suspeita de tétano, devem ser considerados os seguintes sintomas apresentados pelos pacientes: dificuldade para deglutir, diarreia, contraturas musculares, localizadas ou generalizadas, e ascite.
No que se refere a doenças de interesse para a saúde pública, especialmente as transmissíveis causadas por bactérias, julgue os seguintes itens. A febre tifoide apresenta as características de sazonalidade e de distribuição geográfica definida.
No que se refere a doenças de interesse para a saúde pública, especialmente as transmissíveis causadas por bactérias, julgue os seguintes itens. A tuberculose apresenta-se nas formas pulmonar e extrapulmonar e em diversos tipos: pleural, ganglionar, osteoarticular, entérica, de vias urinárias, cutânea e ameníngea, que é considerada a forma mais grave, haja vista que atinge o sistema nervoso central.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...