Lista completa de Questões sobre Enfermagem Cirúrgica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que concerne ao controle de infecções hospitalares no centro cirúrgico, assinale a opção correta.
As cirurgias contaminadas são realizadas em tecidos colonizados por flora bacteriana abundante, como ocorre no debridamento de escaras.
As cirurgias infectadas são realizadas em áreas de trauma penetrante, com tempo superior a duas horas da ocorrência, ferida traumática com tecido desvitalizado ou na presença de pus, como ocorre na apendicectomia supurada.
A ocorrência ou não de infecção depende mais da capacidade de defesa do organismo do que da quantidade do agente inoculado e sua virulência.
As cirurgias limpas são aquelas realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação e sem drenos, como ocorre na mamoplastia.
As cirurgias potencialmente contaminadas são aquelas realizadas em tecido de difícil descontaminação, como ocorre nas amigdalectomias.
Os instrumentos cirúrgicos são classificados de 31 acordo com sua função. Assim, a pinça Kocher, o afastador Farabeuf, o trépano e a agulha de sutura são chamados respectivamente de instrumentais:
de dissecção, de exérese, de diérese e de sutura.
de apoio, especiais, de síntese cirúrgica e de diérese.
hemostáticos, auxiliares, de diérese e de síntese cirúrgica.
especiais, auxiliares, de síntese cirúrgica e de bainha.
de sutura, de dissecção, anatômicos e de exérese.
A recuperação anestésica é o local onde o paciente é recebido no período do pós-operatório imediato e fica sob observação e cuidados constantes até que haja a recuperação da consciência, estabilidade dos sinais vitais e prevenção das intercorrências, caso ocorram. Durante essa fase, quem é o responsável pela assistência ao paciente?
Cirurgião;
Anestesiologista;
Enfermeiro;
Auxiliar de enfermagem;
Técnico de enfermagem.
A unidade de centro cirúrgico é um ambiente completo, com muitas substâncias, equipamentos perigosos e ambientes com agentes e fatores psicológicos que interferem direta ou indiretamente na vida profissional e/ou do paciente. O enfermeiro perioperatório desempenha um papel importante ao ajudar a manter um ambiente seguro para o paciente em cirurgia e para os outros membros da equipe cirúrgica. A respeito das recomendações para um plano de segurança, afirma-se:
I. Em relação à ergonomia, toda a equipe deve ser educada no uso de mecânica corporal, a fim de evitar quedas e distensões comuns quando permanece em uma mesma posição por longos períodos.
II. Equipamentos de proteção individual devem ser utilizados apenas quando houver a confirmação de doenças infectocontagiosas e exposição à radiação.
III. Os resíduos do centro cirúrgico, como os materiais cortantes descartáveis, devem ser colocados em recipientes resistentes à perfuração com identificação do coletor de material perfurocortante com o símbolo de infectante.
IV. Deve-se constituir um plano de segurança elétrica estabelecendo controle de inventário, inspeção regular, manutenção preventiva e sistemas de aprovação de segurança juntamente com a engenharia clínica.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas II e III.
Apenas as assertivas I, III e IV.
Em centro cirúrgico, o enfermeiro é o profissional habilitado para gerenciar as necessidades que envolvem o ato anestésico cirúrgico em todas as suas etapas. Dependendo da organização estrutural adotada, há tanto o enfermeiro coordenador e assistencial. A respeito das atividades de coordenação e assistência de responsabilidades do enfermeiro, avalie as assertivas que seguem:
I. Proporcionar condições de recursos humanos para realização do ato anestésico-cirúrgico, bem como a administração de drogas anestésicas e controlar as condições clínicas e anestésicas do paciente durante a cirurgia.
II. Desenvolver a sistematização de assistência de enfermagem perioperatória com o paciente e sua família.
III. Realizara avaliação pré-operatória, de acordo com as condições oferecidas pela instituição.
IV. Elaborar o plano de cuidados, supervisionar sua execução e realizar as atividades complexas de enfermagem, desde a admissão do paciente na recuperação pós-anestésica até a sua alta do centro cirúrgico.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas II e III.
Apenas as assertivas III e IV.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I e IV.
O centro cirúrgico é uma área complexa e de acesso restrito. Dessa forma, no planejamento, alguns aspectos importantes devem ser observados, pois implicam na qualidade e segurança da assistência prestada ao paciente. Sobre esse assunto, avalie as assertivas que seguem:
I. Os vestiários devem estar localizados na entrada do centro cirúrgico, onde se realiza a troca de roupas privativas, e permite-se o acesso livre de pessoas.
II. O foco cirúrgico precisa ter como características: ausência de sombras, redução de reflexos e eliminação do excesso de calor.
III. O centro cirúrgico sempre deve dispor de iluminação de emergência auxiliar para que intervenções cirúrgicas não fiquem comprometidas por falta de luz.
IV. O centro cirúrgico deve possuir um sistema de ar condicionado, com finalidade de remover gases anestésicos, controlar a temperatura e a umidade, promover uma adequada troca de ar, remover partículas em suspensão e impedir a entrada de partículas oriundas de áreas adjacentes.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas II e III.
Apenas as assertivas II, III e IV.
O Processo de Enfermagem Perioperatório é um instrumento metodológico que orienta o cuidado de enfermagem e a documentação da prática profissional. Avalie as assertivas que correspondem aos objetivos do processo de enfermagem no perioperatório:
I. Implementar a assistência integral, individualizada, documentada, participativa e avaliada, tendo como centro da atenção o paciente cirúrgico.
II. Ajudar o paciente e sua família a compreender seu problema de saúde, a preparar-se para o procedimento anestésico-cirúrgico proposto.
III. Levantar e analisar as necessidades individuais do paciente a ser submetido ao procedimento anestésico-cirúrgico.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas II e III
Apenas as assertivas I e III
Apenas a assertiva I.
Todas as assertivas.
Sobre a obesidade mórbida, analise as afirmativas abaixo.
I. A cirurgia bariátrica é a primeira opção de tratamento.
II. A cirurgia bariátrica envolve uma alteração radical na função do sistema digestivo.
III. A história de obesidade de longa duração e a estabilidade psicológica integram os fatores considerados na seleção de pacientes para a cirurgia bariátrica.
IV. Uma das orientações ao paciente submetido à cirurgia bariátrica é não ingerir alimento e beber ao mesmo tempo.
V. Existem diferenças entre uma ressecção gástrica e gastroplastia.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I e V estão corretas.
Com relação à limpeza e esterilização de material para uso em procedimentos de enfermagem, considere as seguintes afirmativas:
1. Ao proceder à esterilização por autoclave, devemos preencher as gavetas na sua capacidade máxima de material, para obter um maior aproveitamento dos ciclos, possibilitando economia e preservação do meio ambiente. 2. Ao utilizarmos produtos químicos para esterilizar o material, devemos lavar o material com solução desinfetante e colocá-lo em solução esterilizante por 24 horas, pois esse é o período definido para o processo de esterilização ser concluído. 3. Define-se como antissepsia o processo utilizado no preparo de pele, a fim de destruir micro-organismos patogênicos, para prevenir a infecção em procedimentos invasivos. Assinale a alternativa correta.As cirurgias são classificadas de acordo com o potencial de contaminação da ferida cirúrgica. Em relação a esta classificação são consideradas cirurgias contaminadas:
Esplenectomia.
Histerectomia abdominal.
Cirurgia intranasal.
Nefrectomia.
Cirurgia de ovário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...