Lista completa de Questões sobre Enfermagem Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subsecutivos, relativos a atendimentos a pacientes em emergências relacionados a doenças dos sistemas respiratório e circulatório, em emergências psiquiátricas, com insuficiência hepática e em emergências ambientais.
Pacientes com cirrose hepática possuem risco aumentado de sangramento e hemorragia devido à produção diminuída de protrombina e à capacidade diminuída do fígado de síntese dos fatores necessários à coagulação sanguínea. O uso de grades laterais acolchoadas no leito, aplicação de pressão nos sítios de injeção e prevenção das lesões por objetos pontiagudos são precauções que devem ser observadas no atendimento a esses pacientes.
Julgue os itens seguintes, relativos à assistência de enfermagem e ao tratamento de distúrbio hidroeletrolítico e acidobásico.
O tratamento de acidose metabólica é variável e abrange a eliminação das causas de hipóxia, reposição hídrica e volêmica, normalização do débito cardíaco e correção de hipotensão arterial.
Julgue os itens seguintes, relativos à assistência de enfermagem e ao tratamento de distúrbio hidroeletrolítico e acidobásico.
A reposição de volume por via endovenosa, após estabilização do quadro, e a reposição de eletrólitos, por via arterial, tratam a desidratação ocasionada por perda de sódio, potássio, lítio, proteínas e magnésio.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a doação, captação e transplantes de órgãos.
Nos transplantes de medula óssea, exige-se, para garantia de sucesso no procedimento, baixa compatibilidade imunológica entre doadores e receptores, o que ocorre geralmente entre irmãos.
Em geral, os acidentes de trabalho são notificados mais facilmente que as doenças ocupacionais, pois estas necessitam de avaliação e comprovação do efeito causal, o que pode acarretar a subnotificação dos casos. A respeito dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, julgue os itens seguintes.
Para a prevenção de exposição a agentes patógenos de transmissão sanguínea, recomenda-se evitar contato direto com fluidos corporais, como saliva, urina e líquido amniótico, pois são considerados meios de transmissão.
Com base em procedimentos técnicos de enfermagem relacionados à terapia nutricional, assinale a opção correta.
A hipercapnia não é considerada uma complicação metabólica decorrente de nutrição enteral.
Em caso de pneumonia aspirativa, a principal intervenção de enfermagem deve ser a interrupção da dieta.
Durante a infusão da terapia nutricional enteral, a cabeceira do leito do paciente deve ser elevada em 15º para evitar complicações gastrointestinais, como náuseas e vômitos.
Complicações infecciosas, como gastroenterocolite, não têm relação com contaminação da fórmula enteral e(ou) com sua manipulação, visto que seu uso é feito apenas em sistema aberto.
A obstrução da sonda enteral e a irritação nasofaríngea e nasolabial são complicações de natureza mecânica que podem ser causadas por irrigação inadequada da sonda enteral, diluição inadequada e(ou) viscosidade elevada da fórmula enteral.
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um estado patológico caracterizado pela limitação do fluxo de ar. Considerando a DPOC e os cuidados de enfermagem para o paciente portador dessa enfermidade, assinale a opção correta.
A ventilação mecânica não invasiva é indicada em casos de taquipneia (menos de 24 irpm); uso de musculatura acessória, respiração paradoxal; rebaixamento do nível de consciência (hipocapnia); PaO2 menor que 60 mmHg e SaO2 menor que 90% com O2.
O paciente deve ser orientado a evitar temperaturas muito baixas, pois o frio tende a promover o broncoespasmo, não havendo restrição quanto às temperaturas elevadas.
Lesão da medula espinhal pode causar DPOC.
O tabagismo é responsável por menos de 20% dos casos de DPOC; portanto, cessar o tabagismo não é uma das principais orientações de enfermagem.
A vacinação contra influenza deve ser indicada aos pacientes com DPOC.
Hipertensão arterial é definida como pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estejam fazendo uso de medicação anti-hipertensiva. Acerca da hipertensão arterial, assinale a opção correta.
Quadros clínicos de pacientes que tenham a pressão arterial rapidamente reduzida em salas de emergência devem ser diagnosticados como urgência ou emergência hipertensiva.
A urgência hipertensiva pode ser tratada com administração de tratamento medicamentoso tradicional.
A prevalência de hipertensão arterial em diabéticos é pelo menos duas vezes menor do que na população em geral.
A hipertensão arterial severa é uma das principais causas da doença renal crônica no Brasil.
Existem valores pressóricos fixos que, acompanhados de situações predefinidas, constituem um delimitador diagnóstico.
Acerca da atuação dos medicamentos no organismo humano, julgue os itens seguintes.
Os diuréticos são substâncias capazes de aumentar a produção de urina, o que, consequentemente, aumenta o volume extracelular, com eliminação de eletrólitos como o sódio, cloro, potássio e bicarbonato.
Acerca da atuação dos medicamentos no organismo humano, julgue os itens seguintes.
Os medicamentos digitálicos interferem na circulação sanguínea de pacientes com insuficiência cardíaca congestiva (ICC), o que diminui a frequência ventricular na presença da fibrilação e aumenta a força contrátil do miocárdio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...