Lista completa de Questões sobre Enfermagem Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diabetes melito é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) decorrente dos defeitos na secreção e da ação da insulina. Acerca da assistência de enfermagem ao paciente com disfunções endócrinas, assinale a opção correta.
A insulina, uma proteína produzida pelo pâncreas, controla o nível de glicose no sangue ao regular a produção do armazenamento de glicose.
O diabetes do tipo I é originalmente conhecido como diabetes melito não insulinodependente.
O diabetes do tipo II é originalmente conhecido como diabetes melito insulinodependente.
A cetoacidose diabética é um distúrbio metabólico nos diabéticos do tipo II que resulta de uma deficiência de insulina.
O exercício é extremamente importante no controle do diabetes por causa de seus efeitos sobre a diminuição da glicemia e a redução dos fatores de riscos cardiovasculares.
Acerca da atuação do técnico de enfermagem na assistência ao paciente com distúrbios digestivos, assinale a opção correta.
Como comprometimento hepático grandes quantidades de líquido rico em bilirrubina podem acumular-se na cavidade peritoneal, como no caso da ascite.
Medir e registrar o pulso, a respiração e a pressão arterial do paciente são procedimentos de enfermagem realizados antes da biópsia hepática.
A biópsia hepática consiste na remoção de uma pequena quantidade de tecido hepático, geralmente por meio de endoscopia digestiva alta.
Quando a concentração de bilirrubina no sangue está anormalmente elevada, todos os tecidos do corpo, inclusive as escleras e a pele, tornam-se avermelhados ou azulados, condição chamada de icterícia.
A paracentese é a remoção de líquido (ascite) da cavidade torácica por meio de uma pequena incisão cirúrgica ou punção feita através da parede do tórax em condições estéreis.
Assinale a opção correta a respeito da assistência de enfermagem aos pacientes com disfunções gastrointestinais submetidos aos procedimentos endoscópicos.
Náuseas, sufocação ou engasgo são sintomas experimentados pelo paciente durante a endoscopia digestiva alta.
A inspeção visual direta do colo até o duodeno pode ser feita com um colonoscópio fibróptico flexível, exame chamado colonoscopia, que necessita de orientações importantes por parte do técnico de enfermagem.
A colonoscopia é feita enquanto o paciente está em decúbito lateral direito, podendo essa posição ser modificada durante o exame para facilitar o avanço do aparelho.
A laparoscopia pode ser usada para o diagnóstico da doença gastrointestinal. Esse procedimento é realizado através de uma pequena incisão na parede do tórax.
O paciente pode ser autorizado a dirigir duas horas após o exame de endoscopia digestiva alta com sedação.
Acerca do sistema cardiovascular e da assistência ao paciente com disfunções cardiovasculares, assinale a opção correta.
No teste de esforço cardíaco, o paciente caminha em uma esteira ou nada em uma piscina olímpica.
A ecografia é um teste ultrassonográfico invasivo utilizado para examinar o tamanho, o formato e o movimento das estruturas cardíacas.
Pressão arterial sistêmica é a pressão exercida sobre as paredes das artérias durante a sístole e a diástole ventriculares.
A hipotensão postural ocorre quando a pressão arterial cai de maneira significativa depois que o paciente assume uma postura deitado.
O eletrocardiograma é um instrumento ultrapassado na avaliação do sistema cardiovascular.
Texto para as questões 53 e 54
Um paciente de trinta e dois anos de idade, residente em um município do Espírito Santo, recebe atendimento da estratégia Saúde da Família em virtude de uma lesão medular completa decorrente de ferimento de arma de fogo há cerca de um ano. Porém, o paciente vem apresentando resistência ao atendimento da estratégia Saúde da Família para dar continuidade ao processo de reabilitação e educação em saúde, pois considera o atendimento hospitalar mais seguro e acolhedor. Com um quadro de incontinência urinária e anal e início de uma úlcera por pressão em região trocanteriana, o paciente recusou-se, nas cinco últimas visitas que recebeu da equipe do programa Saúde da Família, a realizar o autocateterismo vesical, preferindo trocar seu curativo da forma como aprendeu no hospital. O paciente verbalizou não confiar na equipe da estratégia Saúde da Família, pois sabe que a equipe tem se queixado para sua mãe sobre seu comportamento e isso tem intensificado os conflitos com sua família.A partir dos elementos do caso descrito, assinale a opção correta.
A situação em que o paciente vive pode ser conceituada como oriunda de um acidente violento não intencional e evitável com impacto físico ou emocional na vida da vítima que demanda ações especiais.
O paciente está correto em recusar a realização do autocateterismo em decorrência de complicações graves, como, por exemplo, infecções de repetição.
Com relação às informações sobre o cateterismo, a equipe deve utilizar estratégias em que fique claro para o paciente que a realização do autocateterismo intermitente poderá ajudar a normalizar a pressão interna da sua bexiga e reduzir o nível de perdas urinárias.
Visando reorientar a terapêutica do paciente, o código de ética respalda os profissionais para repassar as queixas do paciente para os familiares e amigos mais próximos, caso o paciente apresente capacidade de discernimento.
A lesão trocanteriana em apreço está na fase de ulceração e decorre da lesão original ao trauma.
Texto para as questões 53 e 54
Um paciente de trinta e dois anos de idade, residente em um município do Espírito Santo, recebe atendimento da estratégia Saúde da Família em virtude de uma lesão medular completa decorrente de ferimento de arma de fogo há cerca de um ano. Porém, o paciente vem apresentando resistência ao atendimento da estratégia Saúde da Família para dar continuidade ao processo de reabilitação e educação em saúde, pois considera o atendimento hospitalar mais seguro e acolhedor. Com um quadro de incontinência urinária e anal e início de uma úlcera por pressão em região trocanteriana, o paciente recusou-se, nas cinco últimas visitas que recebeu da equipe do programa Saúde da Família, a realizar o autocateterismo vesical, preferindo trocar seu curativo da forma como aprendeu no hospital. O paciente verbalizou não confiar na equipe da estratégia Saúde da Família, pois sabe que a equipe tem se queixado para sua mãe sobre seu comportamento e isso tem intensificado os conflitos com sua família.Ainda considerando o caso clínico apresentado, assinale a opção correta.
Considerando as queixas do paciente, os gestores municipais deverão encaminhar o paciente para o programa Saúde da Família do Estado.
A atuação da equipe da estratégia Saúde da Família requer a integração de diversos saberes, de modo a compartilhar responsabilidades na relação terapêutica em processo de desenvolvimento com o paciente ao longo do tempo, buscando eficácia e resolutividade do cuidado em saúde.
Os conselheiros de saúde deverão ser comunicados sobre a recusa de atendimento e deverão realizar uma visita domiciliar na ausência do paciente.
A equipe deve esclarecer para o paciente que, na fase em que ele está, seu atendimento consistirá apenas na atenção básica, considerando o seu processo de reabilitação.
Os problemas apresentados na relação da estratégia Saúde da Família com o paciente podem ser considerados de natureza simples, uma vez que, no âmbito da atenção básica, o retorno só deverá ser agendado se o mesmo demandar um procedimento autorizado pela família.
O acidente vascular cerebral é uma situação de emergência cujo principal fator de risco é a hipertensão arterial. Nesse caso, o principal cuidado de enfermagem é manter o paciente em hipertermia com colcha térmica, pois a normotermia ou hipotermia pode exacerbar a lesão neurológica.
O automonitoramento residencial da pressão arterial de pacientes hipertensos ou com suspeita de hipertensão está expressamente contraindicado por conta do fator de risco estresse.
A correta medida da pressão arterial pressupõe um adequado preparo do paciente. Deve-se assegurar que o paciente tenha esvaziado a bexiga, não tenha praticado exercício físico há menos de uma hora e não tenha ingerido bebidas estimulantes ou fumado nos trinta minutos anteriores à realização do procedimento. Em seguida, o paciente deverá ser posicionado adequadamente e mantido em repouso por pelo menos cinco minutos antes da realização do procedimento de medição da pressão arterial.
Na fase aguda de ocorrência de acidente vascular cerebral associado à hipertensão grave, a redução da pressão arterial deverá ocorrer abruptamente para prevenir maiores complicações ou sequelas.
O ibuprofeno, comprimido de 200 mg ou suspensão oral 20 mg/mL, é um dos anti-hipertensivos distribuídos na farmácia popular ao paciente hipertenso que apresente documento de identidade com foto e prescrição médica devidamente preenchida.
Analise as quatro situações hipotéticas referentes ao preparo e administração de 100.000 UI (Unidades Internacionais) de benzilpenicilina procaína + benzilpenicilina potássica.
I. Utilizar frasco contendo 400.000 UI de benzilpenicilina procaína e potássica, injetar 8 mL de diluente, aspirar 2,5 mL da solução e aplicar no paciente esse volume. II. Após a reconstituição, armazenar o medicamento no congelador em temperatura variando de −2 a + 2 ºC (menos dois a mais dois graus Celsius). III. Averiguar com o paciente e/ou familiar, previamente à administração, história de hipersensibilidade à penicilina. IV. Administrar o medicamento diluído em 100 mL de soro glicosado a 5% por via intravenosa, em veia de grosso calibre. Está correto o que consta APENAS emIII.
II e III.
I e III.
II, III e IV.
III e IV.
Sob a supervisão do enfermeiro, a prática do técnico em enfermagem em terapia intensiva em procedimentos de infusão de soluções e manipulação de cateteres de longa permanência deverá proporcionar a segurança dos pacientes internados, a eficácia da terapia e prevenir a ocorrência da incompatibilidade ou perda da estabilidade de medicamentos e soluções e outras complicações. De acordo com as orientações para a realização desses procedimentos, o técnico em enfermagem deve
evitar usar vias de infusão diferentes na vigência de associação de medicamentos de compatibilidade desconhecida ou duvidosa.
infundir rapidamente o medicamento no paciente, objetivando a melhor absorção deste e a permeabilidade da via de acesso venoso.
consultar o enfermeiro, o médico ou o farmacêutico sempre que houver dúvidas em relação os efeitos indesejados ou compatibilidade dos medicamentos prescritos.
aprazar todos os medicamentos contidos na prescrição médica no mesmo horário de administração.
diluir os vários medicamentos prescritos pelo médico na mesma solução ou seringa, objetivando racionalizar o processo de trabalho e evitar desperdícios de seringas, luvas ou outros insumos necessários ao preparo.
Um paciente está sendo internado para administração de radiofármaco. Atendendo as recomendações da NR (Norma Regulamentadora) 32, sobre segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, o quarto destinado à internação desse cliente deve possuir, dentre outros,
sanitário privativo e acesso controlado.
biombo de material impermeável junto ao leito e paredes e pisos com cantos retos.
quarto e sanitário blindados.
paredes e pisos com cantos arredondados e sanitário blindado.
sinalização e quarto blindado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...