Lista completa de Questões sobre Enfermagem Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São cuidados de enfermagem para inserção do cateter central de inserção periférica (CCIP) em crianças:
Uma mulher com sessenta e um anos de idade, ao ser atendida na emergência hospitalar, referiu dispneia e tosse frequente. Relatou ser tabagista, com um consumo diário de trinta cigarros, e ter histórico de câncer de laringe com tratamento concluído. Após internação, iniciou expectoração de secreção sanguinolenta de odor pútrido e relatou ter dificuldade para dormir em decúbito dorsal. Após a realização de exames, foi diagnosticado câncer de pulmão bilateral.
Considerando esse caso clínico e os aspectos que envolvem o cuidado ao paciente com câncer de pulmão, assinale a opção correta.Seria correto administrar medicamentos analgésicos potentes à paciente, rotineiramente e antes de praticar alguma atividade, a fim de aumentar sua participação e seu bem estar.
Os sinais e sintomas de sangramento durante a expectoração devem ser monitorados somente quando houver queixa da paciente.
A assistência direta à paciente durante a administração de quimioterápicos, a realização de exames de imagem, procedimentos cirúrgicos, radioterapia e o controle de reações adversas das terapias adotadas são atividades que devem ser delegadas ao técnico de enfermagem.
No caso apresentado, bem como em pacientes com essa enfermidade, é importante a avaliação das repercussões do tumor primário sobre o sistema respiratório, devido ao comprometimento da relação ventilação/perfusão/difusão.
Por se tratar de uma paciente oncológica, que acarreta elevados custos ao sistema de saúde, o foco do cuidado a essa paciente deve se restringir à avaliação de programas e serviços baseados na eficácia de custos.
No que se refere à conduta do profissional de enfermagem com relação ao diagnóstico de dor aguda relacionada à lesão biofisiológica, decorrente de suprimento reduzido de oxigênio para o miocárdio, assinale a opção correta.
A realização de eletrocardiograma de 12/15/18 derivações, em paciente com dor torácica, apresenta resultado falso-positivo, pois tanto a onda T quanto o seguimento ST se apresentarão invertidos.
Deve-se administrar nitroglicerina intravenosa prescrita, atentando-se para os níveis pressóricos e, em caso de hipotensão, aumentar a taxa de infusão.
Deve-se administrar analgésicos potentes e vasodilatadores coronarianos prescritos, mantendo-se o paciente em enfermaria, uma vez que, por apresentarem efeitos discretos, não necessitam de monitoramento.
Deve-se administrar betabloqueadores e bloqueadores de canal de cálcio prescritos para alívio da dor torácica, pois provocam aumento do espasmo da artéria coronária, causando vasoconstrição coronária e periférica.
Deve-se verificar a pressão arterial e a frequência cardíaca sempre que o paciente apresentar precordialgia, pois esses dois parâmetros podem aumentar devido à estimulação simpática provocada pela dor.
A hipertensão arterial é a doença que mais frequentemente complica a gravidez, sendo responsável pelo maior índice de morbidade e mortalidade materna e perinatal. Por isso, é fundamental o diagnóstico precoce e preciso em caso de pré-eclâmpsia, diferenciando-a da hipertensão primária ou crônica preexistentes. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Compreende um quadro de pré-eclâmpsia de urgência a pressão arterial diastólica inferior a 110 mmHg com presença de sintomatologia clínica.
Nas emergências hipertensivas, recomenda-se controlar a pressão o mais rapidamente possível; nas urgências hipertensivas, o controle pode ser gradual, em um período de até 48 horas.
A pré-eclâmpsia apresenta-se quando o nível da pressão arterial for maior ou igual a 140 mmHg × 90 mmHg, com proteinúria (> 300 mg/24h).
A mulher que tem doença renal progressiva, mesmo que sua função renal esteja relativamente preservada, deve ser desencorajada a ter filhos, pelo alto risco de apresentar quadro de pré-eclâmpsia.
O termo pré-eclâmpsia foi criado por Louis Weinstein, para caracterizar as pacientes com sintomas antecessores à eclâmpsia.
Acerca de distúrbios hidroeletrolíticos, assinale a opção correta.
As manifestações da hipocalcemia são primariamente neurológicas.
A hipercalcemia é definida como uma concentração de cálcio plasmático superior a 10,5 mg/dL. Menos frequente, a hipercalcemia grave produz manifestações clínicas restritas ao sistema renal.
Ao contrário da hipofosfatemia, a hiperfosfatemia não apresenta manifestações clínicas neurológicas.
O tratamento eficiente para casos de hipermagnesemia é a diálise peritoneal ou hemodiálise.
A hiponatremia com osmolaridade baixa (< 285 mOsm/kg H2O) decorre do aumento absoluto ou relativo de volume circulante.
Uma criança de cinco anos de idade, desnutrida e com doença diarreica aguda de origem infecciosa apresentava quadro grave de desidratação, hipotonia e colapso circulatório ao ser atendida em uma unidade de saúde. À avaliação física, o enchimento capilar foi classificado como muito prejudicado.
A partir do caso clínico acima apresentado, assinale a opção correta.É indicada a aplicação intravenosa da vacina para o rotavírus, agente infeccioso comum na faixa etária do paciente.
Deve-se interromper a alimentação e manter a criança com infusões venosas de soluções hipertônicas de glicose a 10%.
A avaliação do enchimento capilar da criança indica um retorno da perfusão em tempo igual ou inferior a três segundos.
Os sinais de elasticidade da pele e as condições dos olhos são parâmetros mais fidedignos que o enchimento capilar para a avaliação do estado de hidratação de uma criança desnutrida.
É indicada a hidratação intravenosa rápida, devendo ser administrada, até que esse procedimento possa ser instalado, solução de sais de reidratação oral por meio de sonda nasogástrica.
As disfunções respiratórias estão presentes nas infecções respiratórias agudas (IRAs), que afetam frequentemente crianças com menos de cinco anos de idade, devido à imaturidade anatômica e imunológica. Assinale a opção correspondente a diagnóstico de enfermagem identificado em caso de disfunção respiratória presente nas IRAs.
troca de gases prejudicada, relacionada a desequilíbrio na relação ventilação-perfusão, caracterizada por batimento da asa do nariz, dispneia, e taquicardia
risco de perfusão tissular periférica ineficaz, relacionado a estilo de vida sedentário
déficit no autocuidado para alimentação, relacionado ao desconforto e à fadiga, caracterizado por incapacidade de preparar alimentos para ingestão
fadiga, relacionada a esforço físico aumentado, caracterizado por falta de energia e desatenção
padrão respiratório ineficaz, caracterizado por ortopneia e diâmetro anteroposterior aumentado em paciente obeso
Uma consequência nociva da radioterapia é a mucosite oral, que acomete os pacientes submetidos à radiação nos tumores de cabeça e pescoço. Conforme a escala de toxicidade oral da Organização Mundial de Saúde, um paciente que consegue ingerir apenas alimentos líquidos, devido ao acometimento de úlceras orais com eritema extenso, classifica-se, em relação à mucosite oral como de grau
3.
4.
0.
1.
2.
A disfunção diastólica ocorre quando o ventrículo esquerdo perde sua capacidade de relaxar durante a diástole e o volume de sangue ejetado diminui. Por essa razão, volumes maiores são necessários nos ventrículos para manter o débito cardíaco. Para pacientes nessa situação, o profissional de enfermagem deve
garantir que o paciente permaneça imóvel no leito para evitar trombose venosa profunda secundária à congestão vascular.
colocar o paciente na posição de Fowler e administrar oxigênio suplementar para melhorar sua respiração.
pesar o paciente diariamente e verificar se há perda de peso por diminuição da ingestão de alimentos.
administrar emoliente fecal para evitar esforço ao evacuar, que provoca estimulação vagal e pode diminuir a frequência cardíaca.
não recomendar mudança no estilo de vida do paciente.
Acerca da assistência do profissional de enfermagem ao paciente oncológico, assinale a opção correta.
Os efeitos evolutivos do câncer apresentam impacto social temporário.
Os sobreviventes de câncer sempre relatam seus sintomas sem quaisquer problemas e(ou) incômodos.
Na definição de sobrevivente de câncer, apesar de serem afetados pela sobrevida, não estão incluídos os membros da família, amigos e cuidadores.
Após o término do tratamento primário para o câncer de um paciente, os profissionais de saúde não mais atuam junto a esse paciente, já que o mesmo receberá alta hospitalar.
O desconhecimento e a falta de habilidade ou segurança dos familiares, relativos ao apoio necessário aos sobreviventes de câncer, torna difícil o relacionamento entre ambos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...