Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O fato de toda atividade humana gerar resíduos, o gerenciamento desses resíduos surge como tema de grande impacto, principalmente considerando a dimensão que o tema sustentabilidade vem tomando. O gerenciamento de resíduos sólidos de serviços de saúde (RSSS) pertence a um articulado grupo de normas e ações operacionais, de planejamento e financeiras, que tem como princípio critérios políticos, socioambientais, culturais e econômicos.
A respeito do gerenciamento dos RSSS, assinale a opção correta.Os profissionais envolvidos com a higiene e a limpeza devem ser conscientizados de sua responsabilidade, conhecer corretamente todos os procedimentos preconizados no manuseio, na coleta e no transporte dos RSSS e na higienização adequada de equipamentos e abrigos de RSSS. Esses profissionais devem estar cientes da necessidade da utilização de EPIs, que fornecem proteção exclusiva para seus usuários.
Os RSSS produzidos por estabelecimentos de pequeno porte, como consultórios médicos e odontológicos, são pouco perigosos ou de menor risco à saúde pública ou ocupacional.
O gerenciamento dos RSSS em hospitais deve ser avaliado e acompanhado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, particularmente no que se refere à programação de treinamentos para profissionais dos setores de higiene e limpeza.
Com relação aos riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, os resíduos sólidos são classificados em duas classes: os resíduos classe I, ou não perigosos, e os resíduos classe II, perigosos.
A quantificação e classificação dos resíduos gerados em cada serviço de especialidade médica e unidades de apoio, assim como das características de periculosidade de cada componente, de acordo com as normas vigentes, não competem ao Plano de Gerenciamento de RSSS.
Acerca de doenças infectoparasitárias e sua forma de transmissão, julgue os itens subsequentes. A dengue tem como agente etiológico o mosquito do gênero Aedes, e a espécie Aedes aegypti é a mais importante no processo de transmissão da doença.
Marque a alternativa que não é exemplo de risco químico:
Poeiras de carvão.
Fumos de chumbo.
Radiações ionizantes.
Névoas de tinta.
Gás butano.
São exemplos de materiais perfurocortantes:
Julgue os itens subsecutivos, referentes a doação, captação e transplantes de órgãos.
Caso todos os órgãos de um doador estejam viáveis para transplante, vinte e cinco pessoas, no máximo, poderão ser beneficiadas.
Em relação as normas de segurança profissional (Norma Regulamentadora - NR32), leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( ) São vedados o reencape e a desconexão manual de agulhas. ( ) Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores podem iniciar suas atividades antes da avaliação médica quando da assinatura de documento de comprometimento de responsabilidade. ( ) As vestimentas são os trajes de trabalho, que devem ser adquiridos pelo empregado, podendo compreender o traje completo ou algumas peças, como aventais, jalecos e capotes. ( ) O empregador deve elaborar e implementar Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes (PPRA) com Materiais Perfuro cortantes, não sendo compulsório o uso de materiais perfuro cortantes com dispositivo de segurança.V,f,f,f.
V,V,V,V.
V,V,f,f.
V,f,V,V.
Considerando a vacinação dos trabalhadores de acordo com as normas de segurança profissional (Norma Regulamentadora NR 32), assinale a alternativa correta:
A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra hepatite B e BCG.
Apenas ao trabalhador do serviço hospitalar deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano e hepatite B.
A todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Não consta na NR 32 sobre a vacinação de trabalhadores de saúde, ficando sob responsabilidade de cada instituição a adoção de medidas preventivas para doenças mais prevalentes.
Em relação aos cuidados com os pés de portadores de Diabetes, assinale a alternativa correta:
Orientar paciente para utilizar calçados abertos, de preferência sandálias, para evitar calos e deformidades.
Orientar paciente para utilização de calçados adequados, fechados e com solado firme.
A inspeção de pele e unhas deve ser realizada pelo paciente no mínimo uma vez por mês.
Deve ser removido o calo com produtos químicos (calicidas) para evitar úlceras nos pés.
Um homem de quarenta e sete anos de idade, 70 kg, trabalhador de uma indústria, sofreu um acidente ao tentar consertar um tambor de óleo que explodiu. A vítima conseguiu sair do local sem inalar fumaça e foi encaminhada a um hospital de atendimento especializado. Ao ser examinado, apresentava 50% de queimaduras de espessura parcial e total nas extremidades inferiores e superiores, nas mãos, nos braços e no tronco. A área atingida do tronco e dos membros inferiores foi apenas anterior, nas demais áreas, houve comprometimento circular. O paciente estava consciente, queixando-se de dores intensas, apresentando edema generalizado, pulso filiforme nas extremidades inferiores e murmúrio vesicular fisiológico à ausculta pulmonar. Os sinais vitais obtidos foram: 125 bpm, 35 mrm, 35,8 ºC e 100 mmHg x 50 mmHg. Não foram palpados pulsos em membros superiores (apenas com doppler). Não havia expectoração de partículas de carbono no escarro e nem fuligem em narinas ou em boca. O débito urinário por cateter vesical de longa permanência estava entre 20 a 25 mL/hora. Os exames gasométricos encontravam-se normais e o hematócrito elevado. O paciente recebeu infusão venosa de Ringer Lactato por cateter central. A equipe de enfermeiros do local aplicou o modelo de Roy e a classificação dos diagnósticos de enfermagem da NANDA-I.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens subsequentes, a respeito da assistência de enfermagem.
A investigação da dor e a administração de analgésicos prescritos são intervenções apropriadas, assim como a orientação precisa acerca dos procedimentos a serem realizados e a tranquilização do paciente quanto aos cuidados instituídos.
Sobre Hipertensão Arterial Sistêmica, assinale a alternativa INCORRETA.
Modificações no estilo de vida são de fundamental importância no processo terapêutico e na prevenção da hipertensão em itens como, por exemplo: alimentação adequada, controle do peso e prática de atividades físicas.
Os profissionais de saúde da rede básica têm importância primordial nas estratégias de controle da hipertensão arterial, quer na definição do diagnóstico clínico e da conduta terapêutica, quer nos esforços requeridos para informar e educar o paciente hipertenso como em fazê-lo seguir o tratamento.
A principal relevância da identificação e controle da HAS reside na redução das suas complicações, tais como: Doença cérebro-vascular, Doença arterial coronariana, Insuficiência cardíaca, Doença renal crônica e Doença arterial periférica.
Recomenda-se que a medida da pressão arterial em gestante seja feita na posição sentada. A determinação da pressão sistólica deve ser realizada na fase V de Korotkoff.
Hipertensão Arterial é definida como pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mmHg e uma pressão arterial diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em indivíduos que não estão fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...