Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São atribuições do Enfermeiro do Trabalho as descritas a seguir, exceto:
Prestação dos primeiros socorros no local de trabalho, em caso de acidente ou doença, fazendo curativos ou imobilizações especiais, administrando medicamentos e tratamentos e providenciando o posterior atendimento médico adequado, para atenuar consequências e proporcionar apoio e conforto ao paciente.
Planejamento e execução do PCMSO, divulgando conhecimentos e estimulando a aquisição de hábitos sadios, para prevenir doenças profissionais e melhorar as condições de saúde do trabalhador.
Elaboração, execução e avaliação das atividades de assistência de enfermagem aos trabalhadores, proporcionando-lhes atendimento ambulatorial, no local de trabalho, controlando sinais vitais, aplicando medicamentos prescritos, curativos, inalações e testes, coletando material para exame laboratorial, vacinações e outros tratamentos, para reduzir o absenteísmo profissional.
Treinamento de trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho, para reduzir a incidência de acidentes.
São atribuições do enfermeiro do trabalho, exceto:
Prestar os primeiros socorros no local de trabalho, em caso de acidente ou doença, fazendo curativos ou imobilizações especiais, administrando medicamentos e tratamentos e providenciando o posterior atendimento médico adequado, para atenuar consequências e proporcionar apoio e conforto ao paciente.
Treinar os trabalhadores, instruindo-os sobre o uso de roupas e material adequado ao tipo de trabalho, para reduzir a incidência de acidentes.
Executar e avaliar programas de prevenção de acidentes e de doenças profissionais e não profissionais, coordenar do PCMSO, fazendo análise de fadiga, dos fatores de insalubridade, dos riscos e das condições de trabalho do menor e da mulher, para propiciar a preservação da integridade física e mental do trabalhador.
Estudar as condições de segurança e periculosidade da empresa, efetuando observações nos locais de trabalho e discutindo-as em equipe, para identificar as necessidades no campo de segurança, higiene e melhoria do trabalho.
A educação do paciente a ser submetido a um procedimento cirúrgico se reveste de ações importantes no período perioperatório e para a reabilitação deste. Os cuidados de enfermagem a serem realizados para a educação do paciente apresentam como vantagens:
I. O atendimento às necessidades individuais quanto às informações sobre a intervenção a que será submetido, sua participação na reabilitação e os cuidados que serão prestados.
II. Promoção de confiança e segurança.
III. Participação do paciente e ou família no tratamento e reabilitação, especialmente nos que apresentam limitações físicas ou psicológicas.
IV. Redução do tempo de hospitalização.
V. Criação de condições para o paciente lidar com seus problemas de saúde.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, II e V.
Somente as afirmativas II, III e IV.
Todas as afirmativas.
Somente as afirmativas I, III, IV e V.
Somente as afirmativas II, III, IV e V.
De acordo com as normas e princípios da biossegurança, um dos atos que infringe esses preceitos refere-se a
desprezar resíduo de medicamento líquido na pia do posto de serviço antes de descartar o recipiente em lixo apropriado.
usar máscara cirúrgica nos cuidados aos portadores de sarampo.
manter isolamento do portador de caxumba por até 9 dias após o início da tumefação.
utilizar luvas estéreis na passagem de sonda vesical.
efetuar a segregação de resíduos dos serviços de saúde na fonte geradora.
Para a construção de um projeto assistencial, o desenvolvimento do trabalho em equipe é fundamental. Uma das características pertinente à execução desse trabalho está pautada
na inflexibilidade da divisão de trabalho.
preservação das diferenças técnicas entre os diferentes trabalhos.
no questionamento das igualdades e na ingerência dos colaboradores.
na centralização da tomada de decisão pelo enfermeiro.
na autonomia profissional exercida na ausência de chefia imediata, infringindo a hierarquia.
O processo de Saúde em Enfermagem, realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, entre outros, corresponde ao usualmente denominado, nesses ambientes, como:
Educação.
Consulta de Enfermagem.
Metodologia Científica de Enfermagem.
Metodologia Aplicada.
Planejamento de Enfermagem.
Durante atendimento na unidade de saúde, um paciente adulto apresenta febre de início agudo, mialgia nas panturrilhas, vômitos, calafrios, alteração do volume urinário, icterícia em pele e mucosas. Refere contato com água suja e potencialmente contaminada da enchente, mas não utilizou botas e luvas. A situação é compatível com a doença transmitida por urina de rato, cujo agente etiológico bacteriano mais frequente é denominado
Brucella abortus.
Cryptococcus.
Plasmodium falciparum.
Leptospira interrogans.
Haemophilus ducrey.
Instruções: Para responder às questões de números 32 e 33, considere que tratam da Dengue, em conformidade com o Ministério da Saúde.
As condições socioambientais que favorecem o desenvolvimento e a proliferação do vetor Aedes aegypti são:
I. Região com alta densidade populacional e baixa cobertura vegetal, pois as fêmeas realizam a hematofagia.
II. Presença de criadouros potenciais em domicílios, como vasos com plantas ornamentais mantidos em pratos com terra.
III. Baixa infraestrutura local sem fornecimento regular de água, razão pela qual os moradores armazenam o suprimento de água limpa em recipientes abertos.
IV. Locais com matéria orgânica em decomposição e poças de água decorrente de esgoto a céu aberto.
É correto o que consta em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Na assistência básica à saúde, com relação à dengue, é permitido ao técnico de enfermagem
tratar as pessoas com o esquema terapêutico adequado, encaminhar os casos graves para a unidade de referência, respeitando os fluxos locais e mantendo-se responsável pelo acompanhamento dos casos.
capacitar membros da equipe quanto à prevenção, manejo do tratamento, ações de vigilância epidemiológica e controle das doenças, e realizar a prova do laço.
realizar a prova do laço quando suspeitar de dengue hemorrágica e realizar a consulta de enfermagem quando autorizado pelo enfermeiro.
realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever medicações, conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal.
notificar os casos suspeitos, encaminhar a ficha de notificação ao setor competente, conforme estratégia local e realizar tratamento domiciliar, quando necessário.
Na profilaxia de doenças imunopreveníveis em trabalhadores dos serviços de saúde, além das vacinas indicadas pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, é recomendado ao empregador proporcionar a imunização ativa gratuita contra
tétano, difteria e hepatite B.
febre amarela, influenza tipo C, hepatites tipo A, B, C e doença viral multirresistente.
tétano, febre amarela, dengue e salmonelose.
doença de chagas, influenza sazonal, hepatite tipo A.
tétano, doença pneumocócica, hepatite tipo C e influenza tipo B.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...