Lista completa de Questões sobre Infecção Hospitalar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca dos conceitos e critérios diagnósticos das infecções hospitalares, assinale a opção correta.
Resultados de exames de laboratório e pesquisa de antígenos não são critérios para diagnóstico das infecções hospitalares.
Não são consideradas infecções hospitalares aquelas manifestadas antes de setenta e duas horas da internação, quando associadas a procedimentos.
As infecções de recém-nascidos associadas com bolsa rota superior a vinte e quatro horas são hospitalares.
A infecção adquirida durante a admissão do paciente e que se manifeste na internação ou após a alta, ainda que possa ser relacionada com a internação, não caracteriza hospitalar.
O diagnóstico das infecções hospitalares deverá valorizar informações oriundas de evidência clínica, derivada da observação direta do paciente ou da análise do seu prontuário.
Em um ambiente hospitalar, deve ser utilizada a precaução para transmissão de gotículas nos casos de
Hanseníase na forma Tuberculóide.
Tuberculose Pulmonar.
Meningites bacterianas.
Hanseníase na forma Virchowiana.
A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde.
Assinale com V, se verdadeiro, ou F, se falso as alternativas abaixo, referentes à higienização das mãos em serviços de saúde.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
F V V F V.
V V F F V.
F F F V V.
V F V V F.
V V V V V.
Sobre a higienização das mãos, é correto airmar que:
Assinale a alternativa correta em relação aos saneantes apropriados para uso em ambiente de cuidados em saúde.
A propósito das medidas a serem adotadas na precaução específica de contato, assinale a opção correta.
Luvas e avental, de uso obrigatório em toda manipulação do paciente, de cateteres e sondas, e de outras superfícies próximas ao leito, devem ser retirados logo após o uso, devendo o profissional, em seguida, realizar a higienização das mãos.
Em quarto não privativo, a distância mínima entre dois leitos deve ser de dois metros, independentemente da patologia dos pacientes.
No transporte do paciente, o profissional deve manter as medidas específicas de precaução de contato e realizar a desinfecção da superfície tão logo o paciente deixe de utilizá-la.
Equipamentos como termômetros e estetoscópios podem ser utilizados em mais de um paciente internado, desde que sejam higienizados antes e após o uso.
Esse tipo de medida é indicado em caso de infecção comprovada ou colonização por bactérias multirresistentes ou por microrganismos epidemiologicamente importantes, passíveis de transmissão por contato.
São estratégias para prevenção de infecção relacionada aos dispositivos intravenosos, EXCETO:
No que concerne ao gerenciamento dos resíduos sólidos nos serviços de saúde, assinale a opção correta.
Os resíduos sólidos gerados por estabelecimentos de menor porte, como farmácias, consultórios médicos e odontológicos, são menos perigosos ou de menor risco à saúde pública, ficando a cargo dos responsáveis técnicos por esses estabelecimentos a implantação de um sistema de gerenciamento de resíduos nesses ambientes.
Há consenso técnico quanto à melhor forma de tratamento e de disposição final dos resíduos sólidos no serviço de saúde, apesar de a técnica adotada ser bastante onerosa.
O gerenciamento dos resíduos sólidos deve ser avaliado e acompanhado pela comissão de controle de infecção hospitalar, sendo o treinamento dos profissionais dos setores de higiene e limpeza de responsabilidade exclusiva da direção administrativa.
O gerenciamento dos resíduos sólidos é um instrumento capaz de minimizar ou até mesmo impedir os efeitos adversos causados pelos resíduos sólidos, do ponto de vista sanitário, ambiental e ocupacional.
Apesar da grande quantidade de conhecimentos específicos, leis e normas em geral, observam-se sérios problemas em todas as etapas do gerenciamento dos resíduos de saúde, incluindo-se fiscalização inadequada.
Em relação à antissepsia e aos principais agentes antissépticos, assinale a opção correta.
A clorexidina, substância de atividade microbicida, inativa alguns vírus lipofílicos, como o vírus da herpes e o HIV, e seu uso regular leva a um efeito cumulativo, de modo que sua atividade se mantém na presença de sangue.
O triclosan, bactericida de excelente ação fungicida, tem excelente ação residual, e sua atividade é minimamente afetada pela presença de matéria orgânica.
O iodo, substância de ação imediata contra bactérias e vírus entéricos e ação fungicida, absorvido pela pele, atinge níveis sistêmicos.
Os antissépticos agem na pele matando as bactérias ou inibindo sua reprodução, mas na mucosa não tem efeito letal contra esses microrganismos.
O álcool, substância bactericida, tuberculocida e fungicida, quando utilizado na assepsia das mãos, remove sujeira e matéria orgânica.
Sobre precauções para aerossóis, assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...