Lista completa de Questões sobre Infecção Hospitalar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para a proteção da equipe de saúde é necessário atender todos os pacientes com?
Precauções padrão.
Precauções de contato.
Precauções respiratórias.
Precauções aerossóis.
As precauções empíricas são indicadas para quais pacientes?
Pacientes com meningite.
Todos os pacientes que não tem diagnósticos definitivos, mas com indícios de infecção por agentes.
Pacientes com tuberculose.
Pacientes com diarréias agudas.
Com relação ao modo de transmissão das doenças infecciosas, julgue os próximos itens.
A ação protetora das máscaras com filtro do tipo N95 contra partículas não biológicas (poeiras, névoas e fumos) e contra microrganismos (esféricos, cilíndricos ou filamentosos) na forma de aerossóis não se deve aos parâmetros físicos (tamanho e forma) das partículas, mas ao fato de os microrganismos estarem vivos ou mortos.
Com relação ao modo de transmissão das doenças infecciosas, julgue os próximos itens.
Para que a transmissão da doença ocorra por modo respiratório, as gotículas, cujo tamanho é superior a 5 :m, devem atingir a via aérea superior as mucosas das fossas nasais e as da cavidade bucal.
Com relação ao modo de transmissão das doenças infecciosas, julgue os próximos itens.
Para o tratamento de pessoas com doenças cuja transmissão ocorra por aerossóis, é necessária a internação do paciente em quarto privativo, com pressão positiva, bem como a utilização de máscara cirúrgica pelos profissionais de saúde que lhe prestarem cuidados diretos, em razão do risco de infecção.
Os fatores que contribuem para infecções hospitalares relacionados ao cliente, aos profissionais de saúde e aos materiais e equipamentos estão corretamente descritos em
A prática asséptica envolve medidas de controle da infecção ligadas à assepsia cirúrgica e à assepsia clínica.A opção correta acerca desse tema é:
A assepsia cirúrgica deve ser empregada em todas as situações no ambiente hospitalar, por ser mais importante que a assepsia clínica, uma vez que se busca o princípio da técnica estéril.
O procedimento de lavagem das mãos para a assepsia clínica deve ser o mesmo para a assepsia cirúrgica, a fim de se garantir a retirada da flora transitória da pele.
A limpeza de materiais deve preceder aos processos de desinfecção ou esterilização.
Na preparação da pele durante a assepsia cirúrgica, a ação mecânica da escovação e a presença de soluções químicas podem promover a esterilização da região.
As luvas estéreis são obrigatórias para todos os procedimentos invasivos e devem ser removidas observando-se a mesma técnica de colocação delas, em que se toca apenas a borda interna do punho de cada uma.
A higienização das mãos é fundamental para evitar as infecções relacionadas à assistência à saúde porque
a microbiota transitória que coloniza a camada mais profunda da pele sobrevive por longo período de tempo e é passível de remoção com antisséptico alcoólico.
a presença de solução de continuidade na pele dos profissionais transmite bacilos, de forma direta ou indireta ao cliente, ocasionando as infecções virais.
os micro-organismos residentes nas camadas mais profundas da pele são removidos mediante fricção mecânica com antisséptico a base de ácidos graxos essenciais.
a microbiota residente ou transitória é constante entre indivíduos, não tem o percentual variado nas 24 horas e necessita ser removida por meio de fricção.
as mãos, na transmissão de micro-organismos multirresistentes, constituem a principal via entre um paciente colonizado e outro não colonizado.
Na assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico recém-confirmado de tuberculose pulmonar ativa, em razão do risco de contágio, é recomendada a utilização de medida de precaução
de contato.
para aerossóis.
para gotículas.
empírica.
inalatória.
O enfermeiro da CCIH,preocupado com as taxas de infecção hospitalar na clínica cirúrgica,nas unidades ambulatoriais e no centro cirúrgico,decidiu acompanhar mais de perto o trabalho da equipe e verificar os casos detectados bem como adotar medidas que visavam a redução dos riscos de infecção hospitalar Diante da situação hipotética, julgue os itens em (F) para falso e (V) para verdadeiro.
( ) O enfermeiro deve considerar infecção hospitalar a manifestação clínica de infecção que se apresentar 72 horas após admissão do paciente e registrar como infecção comunitária qualquer infecção que se manifeste antes das 72horas de admissão.
( ) O enfermeiro pode realizar corretamente vigilância epidemiológica utilizando os métodos transversais,que consiste na avaliação de todos os pacientes internados no hospital,ou em uma especifica unidade,por um período de tempo.
( ) Entre as medidas consideradas corretas nesse caso,encontram-se as atividades educativas:que incluem a lavagem das mãos;o estabelecimento de critérios para indicação,realização e manutenção de procedimentos invasivos e o emprego adequado de antibióticos.
( ) Se,no hospital,forem observadas altas taxas de infecção hospitalar, estas devem ser entendidas pelo enfermeiro como má qualidade de assistência médica e de enfermagem,o que exige capacitação imediata de toda a equipe.
Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
V,V,V,F.
V,V,F,F.
F,F,V,V.
F,V,V,F
F,F,F,V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...