Lista completa de Questões sobre Material de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Material de Enfermagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
São considerados artigos críticos, semicríticos e não-críticos, respectivamente:
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
Na definição do tempo de estocagem de itens estéreis, é necessário que sejam considerados os tipos de invólucros e as características de estocagem.
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
As recomendações para diluições de soluções limpantes e desinfetantes, número de enxágues, método de montagem, desmontagem, limpeza, enxágue, secagem e inspeção de artigos devem ser incluídas nas rotinas e nos procedimentos de uma central de material e esterilização.
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
A esterilização a vapor, processo no qual o vapor saturado encontra-se a uma pressão inferior à atmosférica, é realizada em autoclaves.
Acerca da central de material e dos processos de esterilização de produtos para a saúde, julgue os itens a seguir.
O processo de esterilização por gases, utilizado em superfícies expostas não porosas e impermeáveis, apresenta a vantagem de dispensar aquecimento e diluição em água.
Em relação aos equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados pelo pessoal da área da saúde, assinale a opção correta.
O uso do jaleco é permitido somente nas áreas de trabalho e constitui uma proteção para o paciente nos diversos atendimentos.
Os óculos de segurança e(ou) proteção, se utilizados no trabalho com agentes biológicos, devem ser limpos com hipoclorito de sódio a 0,1%, e não com álcool, que prejudica o material com que os óculos são fabricados.
A seleção do tipo de máscara é feita considerando-se o agente biológico com o qual se vai trabalhar; no caso de aerossóis, usam-se máscaras PFF2 (tipo N95) individuais, que possuem a restrição de não poderem ser usadas por longos períodos.
As luvas de borracha usadas para limpeza devem permanecer uma hora em solução de hipocloreto de sódio a 0,1% para desinfecção.
Os jalecos, que podem ser de mangas curtas, devem ser descontaminados antes de ser lavados.
Assinale a opção correta acerca das atividades desenvolvidas pela central de material e esterilização (CME) no processamento de produtos para a saúde.
Os nebulizadores, artigos de assistência respiratória classificados como semicríticos, devem ser desinfetados pela submersão em solução de hipoclorito de sódio durante quinze minutos, sendo obrigatório seu enxágue antes do uso.
O fio-guia, material de assistência respiratória utilizado durante a intubação traqueal, deve ser submetido à limpeza, seguida de desinfecção com álcool a 70%, podendo ser novamente utilizado após esses procedimentos.
A limpeza, que consiste na remoção da sujidade visível, orgânica e inorgânica, com a consequente retirada de sua carga microbiana, é etapa essencial e indispensável para o processamento de todos os artigos de saúde.
Cada um dos métodos de esterilização do instrumental cirúrgico, se empregado corretamente, é capaz de remover completamente os contaminantes.
Os detergentes enzimáticos, que são atóxicos e permitem enxágue simples, aumentam a eficiência da limpeza por serem compostos por enzimas que têm ação sobre a matéria orgânica, o que facilita a sua remoção, que ocorre, em média, em trinta minutos.
Em relação aos processos de esterilização de produtos para a saúde, assinale a opção correta.
O óxido de etileno, gás tóxico utilizado na esterilização de diferentes produtos médicos, é indicado para produtos termossensíveis, pois utiliza protocolos de esterilização a temperaturas de 10 °C a 15 °C.
A escolha do método de esterilização é determinada pelas características do agente esterilizante, independentemente da natureza do produto a ser processado.
O processo de esterilização por calor úmido realizado em autoclaves utiliza vapor de água sob pressão, não sendo adequado, portanto, à esterilização de pós ou produtos oleosos.
Recomenda-se a utilização do processo de esterilização por calor seco para produtos que não suportem altas temperaturas por períodos prolongados, uma vez que, nesse processo, utilizam-se ciclos de esterilização mais rápidos que no processo de esterilização por calor úmido.
A esterilização por cobalto 60 é normalmente realizada à temperatura ambiente, com o emprego de protocolos com tempo de exposição constante.
Quanto ao risco potencial de transmissão de infecção ao paciente, os artigos médico-hospitalares são classificados, segundo Spaulding, em
críticos, semicríticos e não-críticos.
críticos, semicríticos e livres.
perigosos, semiperigosos e não-perigosos.
de risco, com pouco risco e sem risco.
risco alto +, risco alto ++ e risco alto +++.
Com relação ao prazo de validade de artigos médicohospitalares, deve-se considerar
o tipo e a configuração dos artigos, o plantão que foi realizado o processo de esterilização, o número de procedimentos a ser realizado no dia e o tipo de embalagem.
as características da instituição, o método de esterilização, a quantidade de artigos disponíveis no estoque, o local onde foi realizada a esterilização e o método de selagem.
o método de esterilização, o tipo e a configuração dos artigos, o tipo de embalagem, o método de selagem, o local de guarda e a frequência de manipulação do pacote antes do uso.
o tipo e a configuração dos artigos, o plantão que foi realizado o processo de esterilização, o tipo de embalagem, o método de selagem e a frequência de manipulação do pacote antes do uso.
a autoclave utilizada para o processo, o tipo de embalagem e o tipo de configuração dos artigos, e o profissional responsável pela esterilização do artigo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...